Reordenamento de escolas e municipalização do ensino: o que dizem as pesquisas
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1995-2022
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
75
out./dez.
22
75
out./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
O artigo apresenta uma análise teórica de 36 estudos que abordam a municipalização do ensino e/ou o reordenamento de escolas publicados entre 2007 e 2019. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, cuja metodologia envolveu o levantamento de trabalhos a respeito dos temas em dois repositórios de teses e dissertações: o Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Aborda-se a temática do reordenamento das redes físicas a partir de um olhar crítico-reflexivo, vinculando-o ao processo de descentralização da educação básica fomentada pelo modelo de estado neoliberal e gerencialista. A análise realizada, por meio do Estado da Questão, fundamentou-se nas dimensões ou motivações apresentadas por Akkari (2011) no que diz respeito às justificativas para implementação de novas formas organizacionais e políticas educacionais. Argumenta-se que há relação entre políticas descentralizadoras, municipalização do ensino e reordenamento das escolas. Concluiu-se que: a) o reordenamento da rede física não é algo novo, porém, nas últimas décadas, diante das exigências de organismos internacionais, novas formas de arranjos políticos-institucionais são implementadas, o que insere o reordenamento das escolas no contexto e agendas de inovação e modernização da gestão educacional e b) há diferentes perspectivas de reordenamento de rede escolar, orientada principalmente, para dar maior ênfase à eficiência dos serviços prestados pelas escolas.
El artículo presenta un análisis teórico de 36 estudios que abordan la municipalización de la educación y/o la reorganización de las escuelas publicados entre 2007 y 2019 en dos repositorios de tesis y disertaciones: el Catálogo de Tesis y Disertaciones (CTD) de la Coordinación para el Mejoramiento de la Personal de Enseñanza Superior (CAPES) y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). El tema del reordenamiento de las redes físicas es abordado desde un punto de vista crítico-reflexivo, vinculándolo al proceso de descentralización de la educación básica propiciado por el modelo de estado neoliberal y gerencial. El análisis realizado a través del Estado de la Cuestión se basó en las dimensiones o motivaciones presentadas por Akkari (2011) en cuanto a las justificaciones para implementar nuevas formas organizativas y políticas educativas. Se argumenta que existe una relación entre las políticas descentralizadoras, la municipalización de la educación y la reorganización escolar. Se concluyó que: a) la reorganización de la red física no es nuevo, sin embargo, en las últimas décadas, ante las demandas de los organismos internacionales, se implementan nuevas formas de arreglos político-institucionales, lo que inserta la reorganización de las escuelas en el contexto y las agendas de innovación y modernización de la gestión educativa y b) existen diferentes perspectivas para la reorganización de la red escolar, principalmente orientadas a dar mayor énfasis a la eficiencia de los servicios que brindan las escuelas.
The paper presents a theoretical analysis of 36 studies that address the municipalization of education and/or the reorganization of schools, published between 2007 and 2019. in two theses and dissertations repositories: the Theses and Dissertations Catalog (CTD) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES, initials from Portuguese) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD, initials from Portuguese). The topic of the reordering of physical networks is approached from a critical-reflexive point of view, linking it to decentralization of basic education process, fostered by the neoliberal and managerial state model. The analysis carried out through the State of the Question was based on the dimensions or motivations presented by Akkari (2011) with regard to the justifications for implementing new organizational forms and educational policies. It is argued that there is a relation between decentralizing policies, municipalization of education and school reorganization. It was concluded that: a) the reorganization of the physical network is not new, however, in recent decades, due to the demands of international organizations, new forms of political-institutional arrangements were implemented, which inserts the reorganization of schools in the context and agendas for innovation and modernization of educational management; and b) there are different perspectives for the reorganization of the school network, particularly oriented towards giving greater emphasis to the efficiency of the services provided by schools.
El artículo presenta un análisis teórico de 36 estudios que abordan la municipalización de la educación y/o la reorganización de las escuelas publicados entre 2007 y 2019 en dos repositorios de tesis y disertaciones: el Catálogo de Tesis y Disertaciones (CTD) de la Coordinación para el Mejoramiento de la Personal de Enseñanza Superior (CAPES) y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). El tema del reordenamiento de las redes físicas es abordado desde un punto de vista crítico-reflexivo, vinculándolo al proceso de descentralización de la educación básica propiciado por el modelo de estado neoliberal y gerencial. El análisis realizado a través del Estado de la Cuestión se basó en las dimensiones o motivaciones presentadas por Akkari (2011) en cuanto a las justificaciones para implementar nuevas formas organizativas y políticas educativas. Se argumenta que existe una relación entre las políticas descentralizadoras, la municipalización de la educación y la reorganización escolar. Se concluyó que: a) la reorganización de la red física no es nuevo, sin embargo, en las últimas décadas, ante las demandas de los organismos internacionales, se implementan nuevas formas de arreglos político-institucionales, lo que inserta la reorganización de las escuelas en el contexto y las agendas de innovación y modernización de la gestión educativa y b) existen diferentes perspectivas para la reorganización de la red escolar, principalmente orientadas a dar mayor énfasis a la eficiencia de los servicios que brindan las escuelas.
The paper presents a theoretical analysis of 36 studies that address the municipalization of education and/or the reorganization of schools, published between 2007 and 2019. in two theses and dissertations repositories: the Theses and Dissertations Catalog (CTD) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES, initials from Portuguese) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD, initials from Portuguese). The topic of the reordering of physical networks is approached from a critical-reflexive point of view, linking it to decentralization of basic education process, fostered by the neoliberal and managerial state model. The analysis carried out through the State of the Question was based on the dimensions or motivations presented by Akkari (2011) with regard to the justifications for implementing new organizational forms and educational policies. It is argued that there is a relation between decentralizing policies, municipalization of education and school reorganization. It was concluded that: a) the reorganization of the physical network is not new, however, in recent decades, due to the demands of international organizations, new forms of political-institutional arrangements were implemented, which inserts the reorganization of schools in the context and agendas for innovation and modernization of educational management; and b) there are different perspectives for the reorganization of the school network, particularly oriented towards giving greater emphasis to the efficiency of the services provided by schools.
Descrição
Palavras-chave
Municipalização do ensino, Pesquisas em educação, Reordenamento de escolas, Municipalización de la educación, Investigación en educación, Reorganización de las escuelas, Municipalization of education, Research in education, Reorganization of schools
Citação
SOARES, ERINEUDA DO AMARAL; VIDAL, Eloisa Maia. Reordenamento de escolas e municipalização do ensino: o que dizem as pesquisas. Revista Diálogo Educacional, p. 1995-2022. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO09. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29017. Acesso em: 2025-02-21