A matematização da pedagogia: vestígios do cientificismo nas escolas paranaenses
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1688-1709
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
75
out./dez.
22
75
out./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
Este artigo é fruto da pesquisa realizada para a tese de doutorado intitulada “Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova”. A pesquisa, bibliográfica e documental tem como objetivo apreender as ações implementadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE) na segunda metade da década de 1950 e busca responder à questão norteadora: quais vestígios da matematização da pedagogia podem ser apreendidos nas fontes históricas que fazem parte do acervo pessoal da Professora Pórcia Guimarães Alves, uma representante da Avaliação Objetiva? A investigação, orientada pela História Cultural, tem como conceitos norteadores o de cultura escolar (JULIA, 2001), estratégias e táticas (DE CERTEAU, 2011), e os estudos sobre pedagogia científica (VALENTE, 2016) e (PINHEIRO; VALENTE, 2015). O estudo mostrou forte movimento de observação e direcionamento do ensino, tal que os estudos realizados pelo CEPE, por meio de ferramentas estatísticas, quantificavam o aprendizado e ampliavam a prática de novas estratégias metodológicas e avaliativas a partir de experiências que levavam em consideração os conhecimentos matemáticos. Também foi possível constatar que as práticas inovadoras, adotadas pelas escolas primárias no período de estudo, revelam a preocupação com a matematização da pedagogia e a adoção de critérios e processos que assegurem a objetividade na verificação do rendimento escolar a partir de práticas pedagógicas orientadas e organizadas pelo Centro de Demonstração do Ensino Primário do Paraná.
Este artículo es el resultado de la investigación realizada para la tesis doctoral titulada “avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da escola nova”. La investigación bibliográfica y documental tiene como objetivo aprehender las acciones implementadas por el centro de estudios e investigaciones educativas (CEPE) en la segunda mitad de la década de 1950, y busca dar respuesta a la pregunta orientadora: qué huellas de la matematización de la pedagogía se pueden captar fuentes historias que forman parte de la colección personal de la Profesora Pórcia Guimarães Alves, representante de la evaluación objetiva? La investigación, guiada por la historia cultural, tiene como conceptos rectores la cultura escolar (Julia, 2001), las estrategias y tácticas (de Certeau, 2011) y los estudios sobre pedagogía científica (Valente, 2016) y (Pinheiro; Valente, 2015). El estudio mostró un fuerte movimiento de observación y dirección de la enseñanza, de tal manera que los estudios realizados por CEPE, a través de herramientas estadísticas, cuantificaron los aprendizajes y ampliaron la práctica de nuevas estrategias metodológicas y evaluativas basadas en experiencias que tomaron en cuenta los conocimientos matemáticos. También se pudo constatar que las prácticas innovadoras adoptadas por las escuelas primarias durante el período de estudio revelan la preocupación por la matematización de la pedagogía y la adopción de criterios y procesos que aseguren la objetividad en la verificación del desempeño escolar a partir de prácticas pedagógicas guiadas y organizadas por el centro demostrativo de educación primaria de Paraná.
This article is the result of research carried out for the doctoral thesis entitled “Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova”. The bibliographical and documentary research aims to apprehend the actions implemented by the Center for Educational Studies and Research (CEPE) in the second half of the 1950s, and seeks to answer the guiding question: which traces of the mathematization of pedagogy can be apprehended in the sources stories that are part of the personal collection of professor Pórcia Guimarães Alves, a representative of objective evaluation? The research, guided by Cultural History, has as guiding concepts the school culture (JULIA, 2001), strategies and tactics (DE CERTEAU, 2011) and studies on scientific pedagogy (VALENTE, 2016) and (PINHEIRO; VALENTE, 2015). The study showed a strong movement of observation and direction of teaching, such that the studies carried out by CEPE, through statistical tools, quantified learning and expanded the practice of new methodological and evaluative strategies based on experiences that took knowledge into account. mathematicians. It was also possible to verify that the innovative practices adopted by primary schools during the study period reveal the concern with the mathematization of pedagogy and the adoption of criteria and processes that ensure objectivity in the verification of school performance based on pedagogical practices guided and organized by the Paraná Primary Education Demonstration Center.
Este artículo es el resultado de la investigación realizada para la tesis doctoral titulada “avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da escola nova”. La investigación bibliográfica y documental tiene como objetivo aprehender las acciones implementadas por el centro de estudios e investigaciones educativas (CEPE) en la segunda mitad de la década de 1950, y busca dar respuesta a la pregunta orientadora: qué huellas de la matematización de la pedagogía se pueden captar fuentes historias que forman parte de la colección personal de la Profesora Pórcia Guimarães Alves, representante de la evaluación objetiva? La investigación, guiada por la historia cultural, tiene como conceptos rectores la cultura escolar (Julia, 2001), las estrategias y tácticas (de Certeau, 2011) y los estudios sobre pedagogía científica (Valente, 2016) y (Pinheiro; Valente, 2015). El estudio mostró un fuerte movimiento de observación y dirección de la enseñanza, de tal manera que los estudios realizados por CEPE, a través de herramientas estadísticas, cuantificaron los aprendizajes y ampliaron la práctica de nuevas estrategias metodológicas y evaluativas basadas en experiencias que tomaron en cuenta los conocimientos matemáticos. También se pudo constatar que las prácticas innovadoras adoptadas por las escuelas primarias durante el período de estudio revelan la preocupación por la matematización de la pedagogía y la adopción de criterios y procesos que aseguren la objetividad en la verificación del desempeño escolar a partir de prácticas pedagógicas guiadas y organizadas por el centro demostrativo de educación primaria de Paraná.
This article is the result of research carried out for the doctoral thesis entitled “Avaliação da matemática escolar: contribuições da Pedagogia da Escola Nova”. The bibliographical and documentary research aims to apprehend the actions implemented by the Center for Educational Studies and Research (CEPE) in the second half of the 1950s, and seeks to answer the guiding question: which traces of the mathematization of pedagogy can be apprehended in the sources stories that are part of the personal collection of professor Pórcia Guimarães Alves, a representative of objective evaluation? The research, guided by Cultural History, has as guiding concepts the school culture (JULIA, 2001), strategies and tactics (DE CERTEAU, 2011) and studies on scientific pedagogy (VALENTE, 2016) and (PINHEIRO; VALENTE, 2015). The study showed a strong movement of observation and direction of teaching, such that the studies carried out by CEPE, through statistical tools, quantified learning and expanded the practice of new methodological and evaluative strategies based on experiences that took knowledge into account. mathematicians. It was also possible to verify that the innovative practices adopted by primary schools during the study period reveal the concern with the mathematization of pedagogy and the adoption of criteria and processes that ensure objectivity in the verification of school performance based on pedagogical practices guided and organized by the Paraná Primary Education Demonstration Center.
Descrição
Palavras-chave
Testes pedagógicos, Pedagogia científica, Formação de professores, CEPE, Pruebas pedagógicas, Pedagogía científica, Formación docente, CEPE, Pedagogical tests, Scientific pedagogy, Teacher training, CEPE
Citação
CARAÇATO, Viviane De Oliveira Berloffa; MACHADO, Maria Cristina Gomes; LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. A matematização da pedagogia: vestígios do cientificismo nas escolas paranaenses. Revista Diálogo Educacional, p. 1688-1709. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28545. Acesso em: 2025-02-21