A constituição de um arquivo pessoal na negação da história coletiva

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1642-1660
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
75
out./dez.
Fonte
Resumo
O texto narra um possível descuido de agente público sobre documentos de registro da história de uma rede municipal de ensino e a consequente constituição de um arquivo pessoal, a partir desse descaso para com a história coletiva. Baseando-se em tal narrativa, partilha reflexões sobre a potência de um arquivo pessoal, apontando possibilidades de uso e ponderações advindas da guarda desse material, considerando a relevância para a história da educação de redes e sistemas públicos de ensino. Metodologicamente, o texto está assentado em uma pesquisa descritiva, em recorte longitudinal retrospectivo, construída a partir de uma abordagem dialética, com procedimento analítico reconstrutivo e amparada por uma revisão bibliográfica. O corpus empírico de reflexão está calcado em documentos de guarda pessoal, afetos a uma rede municipal de ensino no interior sul-rio-grandense, resgatados de processos de exclusão física e mantidos sob custódia particular ao longo de 20 anos. Além de apresentar os documentos que constituem o arquivo, o desenvolvimento do texto expõe reflexões acerca dos usos de um arquivo pessoal e sua relevância para a história da educação, além de trabalhar com os conceitos de memória coletiva, de Maurice Halbwachs e lugar de memória, de Pierre Nora. Em síntese, as reflexões tecidas apontam, conclusivamente, que os documentos arrolados no arquivo pessoal são compatíveis com a relevância da história da educação, sendo que a força empírica dos dados contidos nos documentos do arquivo indica que o arquivo pode se constituir em um lugar de memória, guardando possibilidades de uma memória coletiva.

El texto narra la negligencia del agente público sobre los documentos que registran la historia de un sistema escolar municipal, y la consecuente constitución de un archivo personal, en descuido de la historia colectiva. Con base en tal narrativa, comparte reflexiones sobre el poder de un archivo personal, apuntando posibilidades de uso y consideraciones derivadas del almacenamiento de este material, considerando la relevancia para la historia de la educación de las redes y sistemas de educación pública. Metodológicamente, el texto se basa en una investigación descriptiva, de corte longitudinal retrospectivo, construido desde un enfoque dialéctico, con un procedimiento analítico reconstructivo y sustentado en una revisión bibliográfica. El corpus empírico de reflexión se basa en documentos de guardia personal, relacionados con un sistema escolar municipal del interior de Rio Grande do Sul, rescatados de procesos de exclusión física y mantenidos en custodia privada durante 20 años. Además de presentar los documentos que componen la colección, el desarrollo del texto expone reflexiones sobre los usos de un archivo personal y su relevancia para la historia de la educación, además de trabajar con los conceptos de memoria colectiva, de Maurice Halbwachs y lugar de la memoria, de Pierre Nora. En resumen, las reflexiones tejidas apuntan de manera concluyente que los documentos que figuran en el archivo personal son compatibles con la relevancia de la historia de la educación, y la fuerza empírica de los datos contenidos en los documentos de la colección indica que el archivo puede constituir un lugar de la memoria, guardando posibilidades de una memoria colectiva.

The text narrates a possible carelessness of a public agent regarding documents that record the history of a municipal school system and the consequent constitution of a personal archive, based on this disregard for collective history. Based on such a narrative, it shares reflections on the power of a personal archive, pointing out possibilities of use and considerations arising from the storage of this material, considering the relevance to the history of education of public education networks and systems. Methodologically, the text is based on descriptive research, in a retrospective longitudinal cut, built from a dialectical approach, with a reconstructive analytical procedure and supported by a bibliographic review. The empirical corpus of reflection is based on personal guard documents, related to a municipal education network in the interior of Rio Grande do Sul, rescued from processes of physical exclusion, and kept in private custody for 20 years. In addition to presenting the documents that constitute the archive, the development of the text exposes reflections on the uses of a personal archive and its relevance to the history of education, in addition to working with the concepts of collective memory, by Maurice Halbwachs and place of memory, by Pierre Nora. In summary, the woven reflections conclusively point out that the documents listed in the personal archive are compatible with the relevance of the history of education, and the empirical strength of the data contained in the archive documents indicates that the archive can constitute a place of memory, keeping possibilities of a collective memory.
Descrição
Palavras-chave
Arquivo pessoal, História da educação, Rede pública de ensino, Memória coletiva, Lugar de memória, Archivo personal, Historia de la educación, Red de educación pública, Memoria colectiva, Lugar de la memoria, Personal archive, History of education, Public education network, Collective memory, Place of memory
Citação
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. A constituição de um arquivo pessoal na negação da história coletiva. Revista Diálogo Educacional, p. 1642-1660. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS08. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/issue/view/2066. Acesso em: 2025-02-21