Aprendizajes generados en una red de educación católica chilena desde la colaboración entre directivos escolares
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Autores
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1294-1315
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
74
jul/set
22
74
jul/set
Fonte
Coleções
Resumo
En Chile, en los ultimos años, se han implementado un conjunto de políticas educativas que fomentan la colaboración entre directivos e instituciones educativas públicas como factor clave para la mejora escolar. Pero existen pocos estudios que evidencian los aprendizajes que se han generado entre los actores de la red y que impactan en las diversas áreas de las comunidades educativas. Este estudio tuvo como objetivo identificar los aprendizajes que se han generado en una red de educación católica de Chile, que posee 7 centros educativos, por medio de las instancias de colaboración que realizan sus respectivos directivos escolares. Se realizó un estudio de casos con enfoque cualitativo recogiendo información a través de entrevistas individuales semi-estructuradas, grupos focales y observaciones de reuniones en terreno. Los resultados refuerzan la idea de que trabajar juntos contribuye en la creación, tanto de una cultura como de una comunidad de aprendizaje, potenciando el sentido de pertenencia de las personas con la institución. Se puede concluir que cuando se generan lazos de confianza entre los actores, se comparten experiencias y las mismas se tornan en aprendizajes explícitas, llegando a ser adoptadas como estrategias para facilitar el logro de las metas locales e institucionales y, lo que es más importante, generar conocimiento nuevo, específico al contexto.
No Chile, foi implementado um conjunto de políticas educacionais que promovem a colaboração entre instituições públicas de ensino como fator (chave) para a melhoria escolar. Porém, são poucos os estudos que revelam o aprendizado que gera entre os atores que participam da rede e que repercute nas diversas áreas das comunidades educativas. Este estudo tem como objetivo identificar que aprendizagens se gerou em uma rede de educação católica do Chile, a partir das instâncias colaborativas que realizam os gestores escolares. Se realiza um estudo de casos com enfoque qualitativo recolhendo dados através de entrevistas individuais semi-estruturadas, grupos focais e observações de reuniões. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que trabalhar juntos contribui para a criação, tanto de uma cultura como de uma comunidade de aprendizagem, potencializando o sentido de pertença das pessoas com a instituição. Se conclui que quando são gerados laços de confiança entre os gestores, se compartilham experiências e as mesmas se tornam aprendizagens explícitas, que em muitos casos se transformam em estratégias para facilitar a conquista de metas locais e institucionais, e o mais importante, gerando novo conhecimento, específico ao contexto.
In Chile, during the last years, a set of educational policies that promote collaboration among public educational institutions as a (key) factor for school improvement has been implemented. However, there are few studies that reveal the learning that it generates among the actors who participate in the network and that has repercussions in the different areas of the educational communities. This study aims to identify which learnings were possible to generate in this Catholic education network in Chile, as of the collaborative instances carried out by school managers. A case study with a qualitative approach is carried out by collecting data through semi-structured individual interviews, focus groups and meeting observations. The results obtained reinforce the idea that working in network contributes to the creation of both a culture and a learning community, enhancing people’s sense of belonging to the institution. It is concluded that when bonds of trust are generated among managers, sharing of experiences becomes possible and they become explicit learnings, which in many cases become strategies to facilitate the achievement of local and institutional goals, and most importantly, generating new knowledge, specific to the context.
No Chile, foi implementado um conjunto de políticas educacionais que promovem a colaboração entre instituições públicas de ensino como fator (chave) para a melhoria escolar. Porém, são poucos os estudos que revelam o aprendizado que gera entre os atores que participam da rede e que repercute nas diversas áreas das comunidades educativas. Este estudo tem como objetivo identificar que aprendizagens se gerou em uma rede de educação católica do Chile, a partir das instâncias colaborativas que realizam os gestores escolares. Se realiza um estudo de casos com enfoque qualitativo recolhendo dados através de entrevistas individuais semi-estruturadas, grupos focais e observações de reuniões. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que trabalhar juntos contribui para a criação, tanto de uma cultura como de uma comunidade de aprendizagem, potencializando o sentido de pertença das pessoas com a instituição. Se conclui que quando são gerados laços de confiança entre os gestores, se compartilham experiências e as mesmas se tornam aprendizagens explícitas, que em muitos casos se transformam em estratégias para facilitar a conquista de metas locais e institucionais, e o mais importante, gerando novo conhecimento, específico ao contexto.
In Chile, during the last years, a set of educational policies that promote collaboration among public educational institutions as a (key) factor for school improvement has been implemented. However, there are few studies that reveal the learning that it generates among the actors who participate in the network and that has repercussions in the different areas of the educational communities. This study aims to identify which learnings were possible to generate in this Catholic education network in Chile, as of the collaborative instances carried out by school managers. A case study with a qualitative approach is carried out by collecting data through semi-structured individual interviews, focus groups and meeting observations. The results obtained reinforce the idea that working in network contributes to the creation of both a culture and a learning community, enhancing people’s sense of belonging to the institution. It is concluded that when bonds of trust are generated among managers, sharing of experiences becomes possible and they become explicit learnings, which in many cases become strategies to facilitate the achievement of local and institutional goals, and most importantly, generating new knowledge, specific to the context.
Descrição
Palavras-chave
Liderazgo educativo, Cultura colaborativa, Comunidad de aprendizajes, Nexos de colaboración, Liderazgo educativo, Cultura colaborativa, Comunidades de aprendizaje, Vínculos de colaboración, Educational leadership, Collaborative culture, Learning communities, Collaboration links
Citação
TATSCH, Edenilson; FOSSATTI, Paulo. Aprendizajes generados en una red de educación católica chilena desde la colaboración entre directivos escolares. Revista Diálogo Educacional, p. 1294-1315. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO03. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28865. Acesso em: 2025-02-21