Escala brasileira de engajamento docente: mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
854-884
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
73
abr/jun
22
73
abr/jun
Fonte
Coleções
Resumo
Compreender os motivos e as consequências do engajamento docente é fundamental para melhorarmos as condições de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino em nosso país. Pesquisas mostraram que mundialmente há três instrumentos utilizados para mensurar o engajamento dos professores: UWES, ETS e ITEI. Com base nesse fato foi proposta a Escala Brasileira de Engajamento Docente (EBED); porém, ela ainda não havia sido testada, o que gerou a seguinte inquietação: a escala de engajamento docente proposta é capaz de mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral foi experimentar a escala de engajamento docente proposta para mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira. Desse modo, os objetivos específicos foram estabelecer as dimensões de engajamento docente e identificar as formas de leitura e interpretação dos resultados da escala. Além das estatísticas descritivas, outros testes foram feitos: Alfa de Cronbach, teste de Bartlett, Kaiser–Meyer–Olkin (KMO) e Análise Fatorial Exploratória (AFE). Por fim, os resultados apresentaram que a EBED é capaz de promover três análises sobre o engajamento docente: uma geral, da aprendizagem dos estudantes, uma por dimensão (cognitivo, emocional, institucional, pedagógico e social) e uma por indicadores específicos. Utilizar a EBED permitirá às instituições de ensino pensar em estratégias que promovam maior engajamento dos professores, além de criar programas para cuidar dos docentes que precisam de suporte para se engajar quando estiverem desmotivados, com problemas pessoais e profissionais.
Comprender las razones y consecuencias del compromiso docente es fundamental para mejorar las condiciones de enseñanza y aprendizaje en las instituciones educativas de nuestro país. La investigación ha demostrado que, en el mundo, existen tres instrumentos utilizados para medir el compromiso docente: UWES, ETS e ITEI. Con base en este hecho, se propuso la Escala Brasileña de Compromiso Docente - EBED, pero aún no había sido probada, lo que generó la siguiente preocupación: ¿La escala de compromiso docente propuesta por es capaz de medir el nivel de compromiso de los docentes con el aprendizaje de los estudiantes en el contexto de la educación brasileña? Para responder al problema de investigación, el objetivo general fue: Experimentar con la escala de participación docente propuesta para medir el nivel de participación de los docentes con el aprendizaje de los estudiantes en el contexto de la educación brasileña. Los objetivos específicos fueron: Establecer las dimensiones del compromiso docente; e Identificar formas de leer e interpretar los resultados de la escala de compromiso docente. Además de la estadística descriptiva, se realizaron otras pruebas: Alfa de Cronbach, Bartlett y Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) y Análisis Factorial Exploratorio (AFE). Los resultados mostraron que EBED es capaz de promover tres análisis del compromiso docente: general, con el aprendizaje de los estudiantes; por dimensión (Cognitiva, Emocional, Institucional, Pedagógica y Social); y por indicadores específicos. El uso de EBED permitirá a las instituciones educativas pensar en estrategias que promuevan una mayor participación de los docentes, además de crear programas para atender a los docentes que necesitan apoyo para participar cuando están desmotivados y con problemas personales y profesionales.
Understanding the reasons and consequences of teacher engagement is essential to improve teaching and learning conditions in educational institutions in our country. Research has shown that, in the world, there are three instruments used to measure teacher engagement: UWES, ETS and ITEI. Based on this fact, the Brazilian Teacher Engagement Scale (EBED) was proposed, but it had not yet been tested, which generated the following concern: the teacher engagement scale proposed is able to measure the level of involvement of teachers with the student learning in the context of Brazilian education? To answer the research problem, the general objective was to experiment with the proposed teacher engagement scale to measure the level of teachers' involvement with student learning in the context of Brazilian education. The specific objectives were to establish the dimensions of teacher engagement and identify ways of reading and interpreting the results of the teacher engagement scale. In addition to descriptive statistics, other tests were performed: Cronbach's Alpha, Bartlett and Kaiser–Meyer–Olkin (KMO) and Exploratory Factor Analysis (AFE). The results showed that EBED can promote three analyzes of teacher engagement: general, with student learning, by dimension (cognitive, emotional, institutional, pedagogical and social), and by specific indicators. Using EBED will allow educational institutions to think of strategies that promote greater teacher engagement, in addition to creating programs to care for teachers who need support to engage when they are unmotivated and with personal and professional problems.
Comprender las razones y consecuencias del compromiso docente es fundamental para mejorar las condiciones de enseñanza y aprendizaje en las instituciones educativas de nuestro país. La investigación ha demostrado que, en el mundo, existen tres instrumentos utilizados para medir el compromiso docente: UWES, ETS e ITEI. Con base en este hecho, se propuso la Escala Brasileña de Compromiso Docente - EBED, pero aún no había sido probada, lo que generó la siguiente preocupación: ¿La escala de compromiso docente propuesta por es capaz de medir el nivel de compromiso de los docentes con el aprendizaje de los estudiantes en el contexto de la educación brasileña? Para responder al problema de investigación, el objetivo general fue: Experimentar con la escala de participación docente propuesta para medir el nivel de participación de los docentes con el aprendizaje de los estudiantes en el contexto de la educación brasileña. Los objetivos específicos fueron: Establecer las dimensiones del compromiso docente; e Identificar formas de leer e interpretar los resultados de la escala de compromiso docente. Además de la estadística descriptiva, se realizaron otras pruebas: Alfa de Cronbach, Bartlett y Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) y Análisis Factorial Exploratorio (AFE). Los resultados mostraron que EBED es capaz de promover tres análisis del compromiso docente: general, con el aprendizaje de los estudiantes; por dimensión (Cognitiva, Emocional, Institucional, Pedagógica y Social); y por indicadores específicos. El uso de EBED permitirá a las instituciones educativas pensar en estrategias que promuevan una mayor participación de los docentes, además de crear programas para atender a los docentes que necesitan apoyo para participar cuando están desmotivados y con problemas personales y profesionales.
Understanding the reasons and consequences of teacher engagement is essential to improve teaching and learning conditions in educational institutions in our country. Research has shown that, in the world, there are three instruments used to measure teacher engagement: UWES, ETS and ITEI. Based on this fact, the Brazilian Teacher Engagement Scale (EBED) was proposed, but it had not yet been tested, which generated the following concern: the teacher engagement scale proposed is able to measure the level of involvement of teachers with the student learning in the context of Brazilian education? To answer the research problem, the general objective was to experiment with the proposed teacher engagement scale to measure the level of teachers' involvement with student learning in the context of Brazilian education. The specific objectives were to establish the dimensions of teacher engagement and identify ways of reading and interpreting the results of the teacher engagement scale. In addition to descriptive statistics, other tests were performed: Cronbach's Alpha, Bartlett and Kaiser–Meyer–Olkin (KMO) and Exploratory Factor Analysis (AFE). The results showed that EBED can promote three analyzes of teacher engagement: general, with student learning, by dimension (cognitive, emotional, institutional, pedagogical and social), and by specific indicators. Using EBED will allow educational institutions to think of strategies that promote greater teacher engagement, in addition to creating programs to care for teachers who need support to engage when they are unmotivated and with personal and professional problems.
Descrição
Palavras-chave
Engajamento docente, Escala brasileira de engajamento docente, Envolvimento dos professores, ETS, EBED, Compromiso docente, Escala brasileña de compromiso docente, Participación docente, ETS, EBED, Teacher engagement, Brazilian scale of teacher engagement, Teacher involvement, ETS, EBED
Citação
NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Escala brasileira de engajamento docente: mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, p. 854-884. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28878. Acesso em: 2025-02-21