A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
649-672
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
73
abr/jun
Fonte
Resumo
O objetivo consiste em caracterizar elementos da estruturação da profissão docente na província do Paraná, segundo as publicações no jornal Dezenove de Dezembro (1854-1870). O território paranaense, como a Quinta Comarca Curitiba, pertencia à província de São Paulo, e no dia Dezenove de Dezembro de 1853 teve seu desmembramento oficializado, emancipando-se como a província do Paraná. Em busca do utópico progresso e desenvolvimento da sociedade, o governo provincial do Paraná vislumbrava na instrução pública uma forma de instruir e civilizar a população. Naquele momento, a profissão docente foi elevada como agência fundamental para tal missão. Frente a este cenário, passou a ser essencial a estudar a estruturação da profissão docente na recém província do Paraná. Para tanto, elegemos como fonte de pesquisa histórica o jornal Dezenove de Dezembro, que foi um veículo da imprensa publicado durante todo o período provincial paranaense. Como fundamento metodológico, consideramos as orientações sobre as possibilidades e os limites da imprensa como fonte para a escrita da história (LUCA, 2005; CRUZ & PEIXOTO, 2007) e da história da educação (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). Como resultado, o jornal permitiu compreender a estruturação da profissão docente no Paraná por meio dos concursos, aposentadorias, contratos, salários, instituições de ensino e valores sociais ligados à condição de ser professor(a) no período oitocentista.

El objetivo es caracterizar elementos de la estructuración de la profesión docente en la provincia de Paraná, según publicaciones en el periódico Dezenove de Dezembro (1854-1870). El territorio de Paraná, siendo el Quinto Distrito Curitiba, pertenecía a la provincia de São Paulo, y el 19 de diciembre de 1853 se oficializó su desmembramiento, emancipándose como provincia de Paraná. En busca de la utopía del progreso y desarrollo de la sociedad, el gobierno provincial de Paraná vio en la educación pública una forma de educar y civilizar a la población. En ese momento la profesión docente se erigió como un organismo fundamental para tal misión. Ante este escenario, se hizo imprescindible estudiar la estructuración de la profesión docente en la nueva provincia de Paraná. Para eso, eligió como fuente de investigación histórica el periódico Dezenove de Dezembro, que fue vehículo de la prensa publicada durante todo el período provincial de Paraná. Como fundamento metodológico, consideramos las orientaciones sobre las posibilidades y límites de la prensa como fuente para escribir la historia (LUCA, 2005; CRUZ & PEIXOTO, 2007) y la historia de la educación (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). Como resultado, el periódico permitió comprender la estructuración de la profesión docente en Paraná a través de concursos, jubilaciones, contratos, salarios, instituciones educativas y valores sociales vinculados a la condición de ser docente en el siglo XIX.

The objective is to characterize elements of the structuring of the teaching profession in the province of Paraná, according to publications in the newspaper Dezenove de Dezembro (1854-1870). The territory of Paraná, being the Fifth District of Curitiba, belonged to the province of São Paulo, and on December 19, 1853, its dismemberment was made official, emancipating itself as the province of Paraná. In search of the utopian progress and development of society, the provincial government of Paraná saw public instruction as a way to educate and civilize the population. At that time the teaching profession was elevated as a fundamental agency for such a mission. Faced with this scenario, it became essential to study the structuring of the teaching profession in the new province of Paraná. For that, it chose as a source of historical research the newspaper Dezenove de Dezembro, which was a vehicle of the press published during the entire provincial period of Paraná. As a methodological foundation, we consider the guidelines on the possibilities and limits of the press as a source for writing history (LUCA, 2005; CRUZ & PEIXOTO, 2007) and the history of education (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). As a result, the newspaper made it possible to understand the structuring of the teaching profession in Paraná through competitions, retirements, contracts, salaries, educational institutions and social values ​​linked to the condition of being a teacher in the 19th century.
Descrição
Palavras-chave
Profissão docente, Província do paraná, Instrução pública, Imprensa, Dezenove de dezembro, Profesión Docente, Provincia de Paraná, Educación Pública, Prensa, 19 de Diciembre, Teaching Profession, Province of Paraná, Public Education, Press, December 19th
Citação
HONORATO, Tony; PEDRÃO, Fernanda Cristina de Souza; IVASHITA, Simone Burioli. A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870). Revista Diálogo Educacional, p. 649-672. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS07. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28888. Acesso em: 2025-02-21