A educação escolar secundária no Norte Pioneiro do Paraná: a criação de Ginásios entre os anos de 1938 e 1961

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
624-648
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
73
abr/jun
Fonte
Resumo
Este texto é resultado de uma pesquisa que objetivou levantar fontes e produzir um mapeamento cronológico e geográfico da institucionalização da educação escolar na mesorregião Norte Pioneiro do Paraná. De modo particular, procurou-se identificar em quais localidades e quando foram criados ginásios no período compreendido entre 1938 e 1961. Os marcos se referem ao ano de fundação, pelo Estado, da primeira escola deste nível na região e ao ano da promulgação da Lei Federal n. 4024/61, a primeira LDBEN. As fontes históricas consultadas estão disponíveis no Arquivo Público do Estado do Paraná, em documentos oficiais de escolas da região (Projetos Políticos-Pedagógicos), e em outras obras que registram as histórias e memórias dos municípios da região. Do ponto de vista da produção historiográfica sobre a escolarização nesta região, há poucos estudos que tenham mapeado fontes que permitam reconstruir historicamente o processo de institucionalização da educação. Como um estudo regional, o trabalho parte do pressuposto que local e nacional devem se articular de modo dialético para que seja possível um conhecimento mais próximo do concreto no processo investigativo. A pesquisa identificou, em sintonia com a política educacional da época, um movimento maior de criação dessas escolas entre as décadas de 1940 e 1950, período marcado pela expansão do ideário escolanovista e em que a região se constituía como um centro econômico importante no Norte do Estado do Paraná.

Este texto es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo levantar fuentes y producir un mapeo cronológico y geográfico de la institucionalización de la educación escolar en la mesorregión del Norte Pionero del Estado de Paraná. En particular, se buscó identificar en qué localidades y cuándo se crearon gimnasios en el período comprendido entre 1938 y 1961. Los hitos se refieren al año de fundación de la primera escuela de este nivel en la región y al año de la promulgación de la Ley Federal N.4024/61, la primera LDBEN. Las fuentes históricas consultadas están disponibles en el archivo Público del Estado de Paraná, en documentos oficiales de escuelas de la región (Proyectos Político-Pedagógicos - PPP), y en otras obras que registran las historias y memorias de los municipios de la región. Desde el punto de vista de la producción historiográfica sobre la escolarización en esta región, hay pocos estudios que hayan mapeado fuentes que permitan reconstruir históricamente el proceso de institucionalización de la educación. Como un estudio regional, este trabajo parte del presupuesto de que lo local y lo nacional deben articularse de modo dialéctico para que sea posible, en el proceso investigativo, un conocimiento más cercano a lo concreto. La investigación identificó, en sintonía con la política educativa de la época, un movimiento mayor de creación de esas escuelas entre las décadas de 1940 y 1950, período marcado por la expansión del ideario escolanovista y en el que la región se constituía como un centro económico importante en el norte del Estado de Paraná.

This text is the result of a research that aimed to gather sources and produce a chronological and geographical mapping of the institutionalization of school education in the mesoregion Pioneer North of Paraná State. Particularly, it sought to identify in which locations and when High Schools were created in the period between 1938 and 1961. The limits refer to the year of foundation of the first school of this level in the region and the year of the promulgation of Federal Law n. 4024/61, the first LDBEN. The historical sources consulted are available in the Public Archives of the State of Paraná, in official documents from schools in the region (Political-Pedagogical Projects), and in other works that record the histories and memories of the municipalities in the region. From the point of view of historiographical production on schooling in this region, there are few studies that have mapped sources that allow the historical reconstruction of the process of institutionalization of education. As a regional study, the work assumes that local and national must be articulated in a dialectical way so that a closer knowledge of the concrete is possible in the investigative process. The research identified, in line with the educational policy of the time, a greater movement to create these schools between the 1940s and 1950s, a period marked by the expansion of the Escolanovismo ideals and in which the region was constituted as an important economic center in the North of the State of Parana.
Descrição
Palavras-chave
História da educação, Norte pioneiro do paraná, Escolas de ensino secundário, Ginásios, Historia de la Educación, Pioneros en el Norte de Paraná, Escuelas Secundarias, Gimnasios, History of Education, Pioneering North of Paraná, Secondary Schools, Gymnasiums
Citação
RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. A educação escolar secundária no Norte Pioneiro do Paraná: a criação de Ginásios entre os anos de 1938 e 1961. Revista Diálogo Educacional, p. 624-648. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS06. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28946. Acesso em: 2025-02-21