Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971)
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
550-572
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
73
abr/jun
22
73
abr/jun
Fonte
Coleções
Resumo
O artigo analisa os discursos das mensagens de dois governadores do Paraná, Ney Braga (1961-1965) e Paulo Pimentel (1966-1971), em especial sobre a educação pública primária entre os anos de 1961 e 1971. A metodologia de trabalho se pauta em pesquisas bibliográficas e documental. Além disso, toma como referência Foucault (2008, 2014). Com base nesse autor, a análise é feita a partir de algumas unidades de discurso, dentre outras, as quais são proferidas pelos dois governantes de modo relacional com outras unidades. Os dois grupos de mensagens de governo, pronunciadas na assembleia, em diferentes enunciados, contêm ditos sobre realizações e o que estava previsto realizar, e não ditos. A investigação indaga: que discursos estão presentes em mensagens de governo sobre a educação pública primária no contexto do desenvolvimentismo paranaense entre 1961 e 1971? Os dados da análise apontam para ditos de efeito de sentido, principalmente por se tratar de discursos políticos e compromissos assumidos publicamente, explícitas relações de poder e saber. Entre os não ditos, destacam-se a ausência e a falta de reconhecimento das realizações de governos anteriores. Embora a educação estivesse discursivamente no conjunto das mensagens como essencial para o desenvolvimento econômico (ora para o desenvolvimento industrial, ora para o desenvolvimento integrado), de fato não ocupa papel central no discurso político.
El artículo analiza los discursos de los mensajes de dos gobernadores de Paraná, Ney Braga (1961-1965) y Paulo Pimentel (1966-1971), especialmente sobre la educación primaria pública entre los años 1961 y 1971. La investigación se lleva a cabo por medio de estudios bibliográficos y documentales. Además, toma como referente a Foucault (2008, 2014). Con base en este autor, el análisis se hace a partir de algunas unidades de discurso, entre otras, que son pronunciadas por los dos gobernantes de manera relacional con otras unidades. Los dos grupos de mensajes de gobierno, pronunciados en la asamblea, en diferentes comunicados, contienen dichos sobre logros y lo que se planeó realizar, y no dicho. La investigación se pregunta: ¿qué discursos están presentes en los mensajes gubernamentales sobre la educación pública primaria en el contexto del desarrollismo paranaense entre 1961 y 1971? Los datos del análisis apuntan a dichos de efecto de sentido, principalmente por tratarse de discursos políticos y compromisos públicamente asumidos, relaciones explícitas de poder y saber. Entre los no dichos, destaca la ausencia y falta de reconocimiento de los logros de los gobiernos anteriores. Aunque la educación fue figuraba discursivamente en el conjunto de mensajes como esencial para el desarrollo económico (a veces para el desarrollo industrial, a veces para el desarrollo integral), en realidad no ocupa un papel central en el discurso político.
This study analyzed the speeches of messages of two governors of the state of Paraná, Ney Braga (1961-1965) and Paulo Pimentel (1966-1971), especially about primary public education between 1961 and 1971. The methodology was based on literature and documentary review. In addition, Foucault (2008, 2014) was taken as a reference. Regarding this author, the analysis was made from some units of discourse, among others, which were expressed by the two governors in a relational way with other units. The two groups of messages, delivered in the assembly, in different statements, contain sayings about achievements and what was planned to be accomplished, and not said. The investigation asked: what discourses are present in government messages about primary public education in the context of developmentalism of the state of Paraná between 1961 and 1971? Data from the analysis point to sayings of meaning effect, mainly because they are political speeches and publicly assumed commitments, explicit relations of power and knowledge. Among the not said, the absence and lack of recognition of the achievements of previous governments stand out. Although education was discursively in the set of messages as essential for economic development (sometimes for industrial development, sometimes for integrated development), it does not in fact occupy a key role in political discourse.
El artículo analiza los discursos de los mensajes de dos gobernadores de Paraná, Ney Braga (1961-1965) y Paulo Pimentel (1966-1971), especialmente sobre la educación primaria pública entre los años 1961 y 1971. La investigación se lleva a cabo por medio de estudios bibliográficos y documentales. Además, toma como referente a Foucault (2008, 2014). Con base en este autor, el análisis se hace a partir de algunas unidades de discurso, entre otras, que son pronunciadas por los dos gobernantes de manera relacional con otras unidades. Los dos grupos de mensajes de gobierno, pronunciados en la asamblea, en diferentes comunicados, contienen dichos sobre logros y lo que se planeó realizar, y no dicho. La investigación se pregunta: ¿qué discursos están presentes en los mensajes gubernamentales sobre la educación pública primaria en el contexto del desarrollismo paranaense entre 1961 y 1971? Los datos del análisis apuntan a dichos de efecto de sentido, principalmente por tratarse de discursos políticos y compromisos públicamente asumidos, relaciones explícitas de poder y saber. Entre los no dichos, destaca la ausencia y falta de reconocimiento de los logros de los gobiernos anteriores. Aunque la educación fue figuraba discursivamente en el conjunto de mensajes como esencial para el desarrollo económico (a veces para el desarrollo industrial, a veces para el desarrollo integral), en realidad no ocupa un papel central en el discurso político.
This study analyzed the speeches of messages of two governors of the state of Paraná, Ney Braga (1961-1965) and Paulo Pimentel (1966-1971), especially about primary public education between 1961 and 1971. The methodology was based on literature and documentary review. In addition, Foucault (2008, 2014) was taken as a reference. Regarding this author, the analysis was made from some units of discourse, among others, which were expressed by the two governors in a relational way with other units. The two groups of messages, delivered in the assembly, in different statements, contain sayings about achievements and what was planned to be accomplished, and not said. The investigation asked: what discourses are present in government messages about primary public education in the context of developmentalism of the state of Paraná between 1961 and 1971? Data from the analysis point to sayings of meaning effect, mainly because they are political speeches and publicly assumed commitments, explicit relations of power and knowledge. Among the not said, the absence and lack of recognition of the achievements of previous governments stand out. Although education was discursively in the set of messages as essential for economic development (sometimes for industrial development, sometimes for integrated development), it does not in fact occupy a key role in political discourse.
Descrição
Palavras-chave
História da educação paranaense, Educação pública, Mensagens de governador, Historia de la Educación en Paraná, Educación Pública, Mensajes de los Gobernadores, History of Education in Paraná, Public Education, Governor's Messages
Citação
CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; FARIA, Thais Bento. Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971). Revista Diálogo Educacional, p. 550-572. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS03. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28940. Acesso em: 2025-02-21