A implantação da Escola Luterana Concórdia (1955-1969) no contexto da colonização do oeste paranaense
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
528-549
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
73
abr/jun
22
73
abr/jun
Fonte
Coleções
Resumo
Este texto tem como objetivo analisar o processo de escolarização no contexto da colonização planejada do oeste paranaense, que resultou na criação da Escola Luterana Concórdia, na cidade de Marechal Cândido Rondon, no ano de 1955. Trata-se de um estudo histórico e documental, que se integra na história das instituições educativas e tem como proposta investigar a história da implantação, desenvolvimento e consolidação de uma das primeiras instituições escolares confessionais da região Oeste do Paraná. Os dados foram analisados seguindo os procedimentos propostos por Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) cuja metodologia relaciona as especificidades das instituições educativas com o movimento mais geral da sociedade. Para efetivação da pesquisa foram utilizadas as seguintes fontes: livros-ata da Escola Luterana Concórdia e do Colégio Rui Barbosa; livros-ata da Igreja Luterana de Marechal Cândido Rondon; atas da Câmara Municipal de Toledo (1959-1960); atas da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (1961-1969); Leis municipais e livro-atas de exames finais. A escola refletiu, nos primeiros anos de funcionamento, as distinções sociais estabelecidas no contexto geral, do qual passou a fazer parte e projetou essas mesmas distinções. Seus pressupostos de uma educação moral não destoavam das políticas educacionais vigentes no país e das demandas educativas dos grupos dirigentes da sociedade de Marechal Cândido Rondon.
Este texto tiene como objetivo analizar el proceso de escolarización en el contexto de la colonización planificada del oeste paranaense, que resultó en la creación de la Escuela Luterana Concordia, de Marechal Cândido Rondon, en el año 1955. Se trata de un estudio histórico y documental, que se integra en la historia de las instituciones educativas y, se propone investigar la historia de la implantación, el desarrollo y la consolidación de una de las primeras instituciones escolares confesionales de la región oeste de Paraná. Los datos fueron analizados siguiendo los procedimientos propuestos por Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) cuya metodología relaciona las especificidades de las instituciones educativas con el movimiento más general de la sociedad. Se utilizaron las siguientes fuentes para llevar a cabo la investigación: Libro-Atas de la Escuela Luterana Concordia y El Colegio Rui Barbosa; Libro-Atas de la Iglesia Luterana del Mariscal Cándido Rondon; Actas del Ayuntamiento de Toledo (1959-1960); Actas de la Municipalidad de Marechal Cándido Rondon (1961-1969); Leyes Municipales y Minutos del Libro de Examen Final. La escuela reflejó, en los primeros años de funcionamiento, las distinciones sociales establecidas en el contexto general, de las que pasó a formar parte y diseñó estas mismas distinciones. Sus supuestos de una educación moral no se apartaban de las políticas educativas vigentes en el país y de las demandas educativas de los grupos gobernantes de la sociedad marecal Cândido Rondón.
This text aims to analyze the schooling process in the context of colonization of Western Paraná, which resulted in the creation of Concordia Lutheran School, from Marechal Cândido Rondon, in the year of 1955. It is a historical and documentary study which is integrated in the history of educational institutions, and the proposal is to investigate the history of the implantation, development and consolidation of one of the first denominational school institutions from region Western of Paraná. The data were analyzed following the procedures proposed by Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) whose methodology relates the specificities of educational institutions to the more general movement of society. The following sources were used to carry out the research: Book-Atas of the Concordia Lutheran School and Rui Barbosa Evangelical Junior High School; Book-Atas of the Evangelical Lutheran Church of Brazil; Minutes of the Toledo City Hall (1959-1960); Minutes of the Municipality of Marechal Cândido Rondon (1961-1969); Municipal laws and Final Exam Minutes Book. The school reflected, in the first years of operation, the social distinctions established in the general context, of which it became part and designed these same distinctions. His assumptions of a moral education did not depart from the educational policies in force in the country and from the educational demands of the ruling groups of the society of Marechal Cândido Rondon.
Este texto tiene como objetivo analizar el proceso de escolarización en el contexto de la colonización planificada del oeste paranaense, que resultó en la creación de la Escuela Luterana Concordia, de Marechal Cândido Rondon, en el año 1955. Se trata de un estudio histórico y documental, que se integra en la historia de las instituciones educativas y, se propone investigar la historia de la implantación, el desarrollo y la consolidación de una de las primeras instituciones escolares confesionales de la región oeste de Paraná. Los datos fueron analizados siguiendo los procedimientos propuestos por Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) cuya metodología relaciona las especificidades de las instituciones educativas con el movimiento más general de la sociedad. Se utilizaron las siguientes fuentes para llevar a cabo la investigación: Libro-Atas de la Escuela Luterana Concordia y El Colegio Rui Barbosa; Libro-Atas de la Iglesia Luterana del Mariscal Cándido Rondon; Actas del Ayuntamiento de Toledo (1959-1960); Actas de la Municipalidad de Marechal Cándido Rondon (1961-1969); Leyes Municipales y Minutos del Libro de Examen Final. La escuela reflejó, en los primeros años de funcionamiento, las distinciones sociales establecidas en el contexto general, de las que pasó a formar parte y diseñó estas mismas distinciones. Sus supuestos de una educación moral no se apartaban de las políticas educativas vigentes en el país y de las demandas educativas de los grupos gobernantes de la sociedad marecal Cândido Rondón.
This text aims to analyze the schooling process in the context of colonization of Western Paraná, which resulted in the creation of Concordia Lutheran School, from Marechal Cândido Rondon, in the year of 1955. It is a historical and documentary study which is integrated in the history of educational institutions, and the proposal is to investigate the history of the implantation, development and consolidation of one of the first denominational school institutions from region Western of Paraná. The data were analyzed following the procedures proposed by Paolo Nosella e Ester Buffa (2009) whose methodology relates the specificities of educational institutions to the more general movement of society. The following sources were used to carry out the research: Book-Atas of the Concordia Lutheran School and Rui Barbosa Evangelical Junior High School; Book-Atas of the Evangelical Lutheran Church of Brazil; Minutes of the Toledo City Hall (1959-1960); Minutes of the Municipality of Marechal Cândido Rondon (1961-1969); Municipal laws and Final Exam Minutes Book. The school reflected, in the first years of operation, the social distinctions established in the general context, of which it became part and designed these same distinctions. His assumptions of a moral education did not depart from the educational policies in force in the country and from the educational demands of the ruling groups of the society of Marechal Cândido Rondon.
Descrição
Palavras-chave
História da Educação, Instituições escolares, Oeste paranaense, Escola luterana concórdia, Historia de la Educación, Instituciones Escolares, Oeste de Paraná, Escuela Luterana Concordia, History of Education, School Institutions, Western Paraná, Lutheran School Concordia
Citação
ANDRADE, Rodrigo Pinto de; TOLEDO, Cézar Alencar Arnaut de. A implantação da Escola Luterana Concórdia (1955-1969) no contexto da colonização do oeste paranaense. Revista Diálogo Educacional, p. 528-549. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS02. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28909. Acesso em: 2025-02-21