Práxis reflexiva e compreensão do currículo: fundamentos da formação docente em um PIBID de História

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
472-496
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
72
jan/mar
Fonte
Resumo
O artigo tem o objetivo de expor ações desenvolvidas no âmbito do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Adota uma metodologia explicativa, na qual um dos autores participou como agente formador no processo em tela e descreve as condições específicas da realização das ações desenvolvidas no programa de iniciação à docência em um campus de uma universidade pública no interior do Ceará, a partir de discussões teóricas, da construção de uma prática formativa que enfoca a práxis reflexiva na formação de docentes para que estes tenham uma postura crítico-reflexiva sobre sua atividade de ensino e sobre o mundo em que estão inseridos. Toma também como referência central a compreensão sobre os aspectos explícitos e ocultos que compõem o currículo e como se portar no sentido de suplantar as limitações que este impõe a um ensino de história que objetive uma formação libertária. O texto conclui que há a necessidade do desenvolvimento de ações que enfatizem e possibilitem a postura crítico-reflexiva dos futuros professores e ações que venham a contribuir para a construção de um novo currículo para o ensino de história que contemple as especificidades sócio-culturais dos espaços educativos e do seu público alvo

El artículo tiene como objetivo exponer las acciones desarrolladas dentro del subproyecto del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) del curso de Historia en la Facultad de Filosofía Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Adopta una metodología explicativa, en la que uno de los autores participó como agente formador del proceso en pantalla y describe las condiciones específicas para la realización de las acciones desarrolladas en el programa de iniciación docente en un campus de una universidad pública del interior de Ceará. , a partir de discusiones teóricas, la construcción de una práctica formativa que se enfoque en la praxis reflexiva en la formación de los docentes para que tengan una postura crítico-reflexiva sobre su actividad docente y sobre el mundo en el que se insertan. También toma como referencia central la comprensión de los aspectos explícitos y ocultos que configuran el currículum y cómo comportarse para superar las limitaciones que impone a una enseñanza de la historia que apunta a una formación libertaria. El texto concluye que es necesario desarrollar acciones que enfaticen y posibiliten la postura crítico-reflexiva de los futuros docentes y acciones que contribuyan a la construcción de un nuevo currículo para la enseñanza de la historia que aborde las especificidades socioculturales de los espacios educativos actividades y su público objetivo.

The article aims to expose actions developed within the subproject of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) of History at the Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. It adopts an explanatory methodology, in which one of the authors participated as a training agent in the process on screen and describes the specific conditions for carrying out the actions developed in the teaching initiation program on a campus of a public university in the interior of Ceará, based on discussions theoretical, the construction of a formative practice that focuses on reflective praxis in the training of teachers so that they have a critical-reflexive stance on their teaching activity and on the world in which they are inserted. It also takes as a central reference the understanding of the explicit and hidden aspects that make up the curriculum and how to behave in order to overcome the limitations that it imposes on a teaching of history that aims at a libertarian formation. The text concludes that there is a need to develop actions that emphasize and enable the critical-reflexive posture of future teachers and actions that will contribute to the construction of a new curriculum for the teaching of history that addresses the socio-cultural specificities of spaces educational activities and its target audience.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Programa de iniciação à docência, Professor reflexivo, Formación docente, Programa de iniciación docente, Profesor reflexivo, Teacher training, Teaching initiation program, Reflective teacher
Citação
LÔBO, Gustavo Adolfo d'Almeida; LIMA, Kátia Regina Rodrigues; PAULA, Alisson Slider do Nascimento de. Práxis reflexiva e compreensão do currículo: fundamentos da formação docente em um PIBID de História. Revista Diálogo Educacional, p. 472-496. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO09. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28149. Acesso em: 2025-02-21