A influência da Unesco nas estratégias vinculadas à educação básica nos Planos do Mercosul Educacional

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
287-316
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
72
jan/mar
Fonte
Resumo
Este artigo trata da realidade e dos desafios da escolarização de alunos estrangeiros em uma escola do município de São Paulo. Com base na revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e os professores de uma escola que atende migrantes internacionais, discutem-se os limites das políticas públicas educacionais brasileiras em garantir o direto à educação dos migrantes. Os resultados obtidos mostram contradições entre as práticas declaradas pelos entrevistados e as práticas sociais da escola, resultando em dificuldades efetivas dos profissionais em trabalharem com a diversidade cultural que adentra a escola. Evidencia-se, também, a ausência de programas, projetos e ações de inclusão dos migrantes que garantam o direito à educação.

Este artículo aborda la realidad y desafíos de la escolarización de estudiantes extranjeros en una escuela de la ciudad de São Paulo. A partir de la revisión bibliográfica, investigación documental y entrevistas semiestructuradas con el equipo directivo y docentes de una escuela que atiende a migrantes, se discuten los límites de las políticas públicas educativas brasileñas para garantizar el derecho a la educación del migrantes. Los resultados obtenidos muestran contradicciones entre las prácticas declaradas por los entrevistados y las prácticas sociales de la escuela, resultando en dificultades efectivas para los profesionales para trabajar con la diversidad cultural que ingresa a la escuela. También se evidencia la ausencia de programas, proyectos y acciones para la inclusión de los migrantes que garanticen el derecho a la educación, ya sea en el macro campo de las políticas públicas educativas.

This article deals with the reality and challenges of schooling of foreign students in a school in the city of São Paulo. Based on the literature review, documentary research and semi-structured interviews with the management team and teachers of a school that serves international migrants, the limits of Brazilian educational public policies are discussed in guaranteeing the right to education of the migrants. The results obtained show contradictions between the practices declared by the interviewees and the school's social practices, resulting in effective difficulties for professionals in working with the cultural diversity that enter the school. It is also evident the absence of programs, projects and actions for the inclusion of migrants that guarantee the right to education.
Descrição
Palavras-chave
Estudante estrangeiro, Direito à educação, Políticas públicas em educação, Estudiante extranjero, Derecho a la educación, Políticas públicas en educación, Foreign student, Right to education, Public policies in education
Citação
DINIZ JÚNIOR, Carlos Antônio. A influência da Unesco nas estratégias vinculadas à educação básica nos Planos do Mercosul Educacional. Revista Diálogo Educacional, p. 287-316. 2022. http://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO02. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28358. Acesso em: 2025-02-21