Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
102-122
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
72
jan/mar
22
72
jan/mar
Fonte
Coleções
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a tríade conceitual complexidade- transdisciplinaridade-ecoformação por meio da análise de artigos de um dossiê, publicado em 2020, sobre o conceito de complexidade. Além deste, os outros dois conceitos têm pautado o movimento das Escolas Criativas, iniciativa impulsionada por Torre e Zwierewicz (2009a) e mobilizada por núcleos vinculados a diferentes instituições universitárias do Brasil e do exterior, que integram a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Assim, este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que prioriza a abordagem qualitativa, possuindo como aporte teórico contribuições de autores como Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018) e Torre e Zwierewicz (2009b). Entre os resultados, a análise dos artigos possibilitou sua categorização em quatro grupos: i) relação entre autores; ii) as Escolas Criativas e suas especificidades; iii) contribuições da epistemologia da complexidade; iv) e formas de pensar os problemas complexos. Em relação à tríade conceitual, apesar da existência de artigos que não abordam os três conceitos simultaneamente, observou-se que nessa tríade se encontram princípios para a metamorfose da educação, com iniciativas que priorizam a articulação entre conteúdos curriculares e demandas locais e globais, com o objetivo de valorizar vias comprometidas com a solidariedade global a partir de condições localmente criadas.
Este artículo tiene como objetivo discutir la tríada conceptual complejidad-transdisciplinariedad-eco formación a través del análisis de artículos de un dosier, publicado en 2020, sobre el concepto de complejidad. Sumado a esto, los otros dos conceptos han guiado el movimiento de Escuelas Creativas, una iniciativa impulsada por Torre Zwierewicz (2009a) y movilizada por grupos vinculados a diferentes instituciones universitarias en Brasil y en el exterior que forman parte de la Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC). Así, este trabajo es el resultado de una investigación bibliográfica que prioriza el enfoque cualitativo, teniendo como soporte teórico contribuciones de autores como Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018) y Torre y Zwierewicz (2009b). Entre los resultados, el análisis de los artículos permitió su categorización en cuatro grupos: i) relación entre autores; ii) Escuelas creativas y sus especificidades; iii) aportes de la epistemología de la complejidad; iv) y formas de pensar sobre problemas complejos. En cuanto a la tríada conceptual, a pesar de la existencia de artículos que no abordan los tres conceptos simultáneamente, se observó que en esta tríada existen principios para la metamorfosis de la educación, con iniciativas que priorizan la articulación entre los contenidos curriculares y las demandas locales y globales, con el objetivo de valorar caminos comprometidos con la solidaridad global a partir de condiciones creadas localmente.
This article aims to discuss the conceptual triad complexity-transdisciplinarity-eco-training by analyzing articles from a dossier published in 2020 about the concept of complexity. In addition to this concept, the other two concepts have guided the movement of Creative Schools, an initiative promoted by Torre e Zwierewicz (2009a) and mobilized by centers linked to different institutions of higher education in Brazil and abroad that make up the International Network of Creative Schools (RIEC). Thus, this work is the result of bibliographic research that prioritizes the qualitative approach and has theoretical contributions from authors such as Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018), and Torre and Zwierewicz (2009b). Among the results, the analysis of the articles enabled their categorization into four groups: i) relationship between authors; ii) the Creative Schools and their specificities; iii) contributions from complexity epistemology; iv) and ways of thinking about complex problems. Regarding the conceptual triad, despite the existence of articles that do not address the three concepts simultaneously, it was observed that in this triad, we could find principles for educational metamorphosis with initiatives that prioritize the articulation among curriculum content and local and global demands to value ways committed to global solidarity from locally created conditions.
Este artículo tiene como objetivo discutir la tríada conceptual complejidad-transdisciplinariedad-eco formación a través del análisis de artículos de un dosier, publicado en 2020, sobre el concepto de complejidad. Sumado a esto, los otros dos conceptos han guiado el movimiento de Escuelas Creativas, una iniciativa impulsada por Torre Zwierewicz (2009a) y movilizada por grupos vinculados a diferentes instituciones universitarias en Brasil y en el exterior que forman parte de la Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC). Así, este trabajo es el resultado de una investigación bibliográfica que prioriza el enfoque cualitativo, teniendo como soporte teórico contribuciones de autores como Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018) y Torre y Zwierewicz (2009b). Entre los resultados, el análisis de los artículos permitió su categorización en cuatro grupos: i) relación entre autores; ii) Escuelas creativas y sus especificidades; iii) aportes de la epistemología de la complejidad; iv) y formas de pensar sobre problemas complejos. En cuanto a la tríada conceptual, a pesar de la existencia de artículos que no abordan los tres conceptos simultáneamente, se observó que en esta tríada existen principios para la metamorfosis de la educación, con iniciativas que priorizan la articulación entre los contenidos curriculares y las demandas locales y globales, con el objetivo de valorar caminos comprometidos con la solidaridad global a partir de condiciones creadas localmente.
This article aims to discuss the conceptual triad complexity-transdisciplinarity-eco-training by analyzing articles from a dossier published in 2020 about the concept of complexity. In addition to this concept, the other two concepts have guided the movement of Creative Schools, an initiative promoted by Torre e Zwierewicz (2009a) and mobilized by centers linked to different institutions of higher education in Brazil and abroad that make up the International Network of Creative Schools (RIEC). Thus, this work is the result of bibliographic research that prioritizes the qualitative approach and has theoretical contributions from authors such as Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018), and Torre and Zwierewicz (2009b). Among the results, the analysis of the articles enabled their categorization into four groups: i) relationship between authors; ii) the Creative Schools and their specificities; iii) contributions from complexity epistemology; iv) and ways of thinking about complex problems. Regarding the conceptual triad, despite the existence of articles that do not address the three concepts simultaneously, it was observed that in this triad, we could find principles for educational metamorphosis with initiatives that prioritize the articulation among curriculum content and local and global demands to value ways committed to global solidarity from locally created conditions.
Descrição
Palavras-chave
Complexidade, Transdisciplinaridade, Ecoformação, Escolas criativas, Complejidad, Transdisciplinariedad, Ecoformación, Escuelas creativas, Complexity, Transdisciplinarity, Eco-training, Creative schools
Citação
PEDROSO, Daniele Saheb; ZWIEREWICZ, Marlene; HÜLSE, Levi. Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação. Revista Diálogo Educacional, p. 102-122. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28745. Acesso em: 2025-02-21