Produção científica sobre a prática do Qigong em contexto escolar: uma revisão de escopo
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
ORCID
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
61-79
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
72
jan/mar
22
72
jan/mar
Fonte
Coleções
Resumo
Algumas práticas tradicionais orientais já demonstraram evidências relevantes no que diz respeito ao desenvolvimento de aspectos relacionados ao bem-estar e à saúde de diversas populações. Entretanto, a relação com aspectos educacionais não está clara. O Qigong é uma prática corporal oriental tradicional com efeitos positivos sobre fatores psicológicos, emocionais, afetivos, físicos, fatores estes que podem impactar no desenvolvimento escolar. Apesar de alguns estudos relatarem a prática de Qigong em contexto escolar, não se observa uma sistematização dos achados e sobre quais desfechos a prática pode atuar. Diante disso, o objetivo dessa revisão de escopo é demonstrar o quanto é explorada a prática de Qigong em contexto escolar, de que forma se apresentam as intervenções e quais os principais resultados relacionados a desfechos educacionais. Para tal, foram selecionadas as bases Eric/Thesaurus, PubMed/Mediline, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, Biblioteca Virtual em Saúde/BVS e ASP/Ebsco. Para a identificação dos artigos nas bases de dados, foram elencados os descritores “Schools”; “Schools of Education”; “Education”; “Learning”; “Academic Achievement”; “Academic Education”; “Academic Performance”. Estes foram identificados entre os MeshTerms (Pubmed) e Thesaurus (Eric) e na plataforma Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS. Além dos descritores, para a busca relacionada ao fator de exposição, foram utilizadas as palavras “Qigong”, “Chi Kung” ou “Tai Chi”. A amostra final foi composta por oito estudos que apresentaram resultados de diferentes protocolos de intervenções com Qigong sobre fatores como estresse, atenção, bem-estar, angústia, excesso de uso de computador, depressão, comportamento social e notas de estudantes crianças e adolescentes.
Algunas prácticas tradicionales orientales ya han mostrado evidencia relevante en cuanto al desarrollo de aspectos relacionados con el bienestar y la salud de diferentes poblaciones. Sin embargo, la relación con los aspectos educativos no está clara. Qigong es una práctica corporal oriental tradicional con efectos positivos sobre factores psicológicos, emocionales, afectivos, físicos, factores que pueden afectar el desarrollo escolar. Aunque algunos estudios reportan la práctica del Qigong en contexto escolar, no es posible ver una sistematización de los resultados y sobre qué aspectos puede actuar la práctica. Por tanto, el objetivo de esta revisión de escopo es demostrar cómo se explora la práctica del Qigong en el contexto escolar, cómo se presentan las intervenciones y cuáles son los principales resultados relacionados con los aspectos educativos. Para ello, se seleccionaron las bases de datos Eric / Thesaurus, PubMed / Mediline, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, Virtual Health Library / BVS y ASP / Ebsco. Para identificar los artículos en las bases de datos, se enumeraron los descriptores “Schools”; “Schools of Education”; “Education”; “Learning”; “Academic Achievement”; “Academic Education”; “Academic Performance”. Estos se identificaron entre MeshTerms (Pubmed) y Thesaurus (Eric) y en la plataforma Descriptors in Health Sciences (DeCS) de la BVS. Además de los descriptores, para la búsqueda relacionada con el factor de exposición se utilizaron las palabras “Qigong”, “Chi Kung” o “Tai Chi”. La muestra final estuvo conformada por ocho estudios que presentaron resultados de diferentes protocolos de intervenciones con Qigong, sobre factores como estrés, atención, bienestar, angustia, uso excesivo de computadoras, depresión, comportamiento social y calificaciones de estudiantes niños y adolescentes.
Some traditional oriental practices already shown relevant evidence regarding the development of aspects related to well-being and health of different groups. However, the relationship between traditional oriental practices and educational aspects is not clear. Qigong is a traditional oriental body practice with positive effects on psychological, emotional, affective, physical factors, that can impact school development. Although some studies report the practice of Qigong in a school context, there is no systematization of the findings and on which aspects the practice can act. Therefore, the objective of this scope review is to demonstrate how the practice of Qigong is explored in the school context, how the interventions are presented and what are the main results related to educational aspects. Eric/Thesaurus, PubMed/Mediline, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, Virtual Health Library/VHL and ASP/Ebsco databases were selected. To identify the articles in the databases were listed the descriptors “Schools”; “Schools of Education”; “Education”; “Learning”; “Academic Achievement”; “Academic Education”; “Academic Performance”. These descriptors were identified in MeshTerms (Pubmed), Thesaurus (Eric) and in the Health Sciences Descriptors (DeCS - BVS). In addition to the descriptors, for the search related to the exposure factor, the words “Qigong”, “Chi Kung” or “Tai Chi” were used. The final sample consisted of eight studies that presented results from different protocols of interventions with Qigong on factors such as stress, attention, well-being, anguish, excessive computer use, depression, social behavior and grades performance of children and adolescents students.
Algunas prácticas tradicionales orientales ya han mostrado evidencia relevante en cuanto al desarrollo de aspectos relacionados con el bienestar y la salud de diferentes poblaciones. Sin embargo, la relación con los aspectos educativos no está clara. Qigong es una práctica corporal oriental tradicional con efectos positivos sobre factores psicológicos, emocionales, afectivos, físicos, factores que pueden afectar el desarrollo escolar. Aunque algunos estudios reportan la práctica del Qigong en contexto escolar, no es posible ver una sistematización de los resultados y sobre qué aspectos puede actuar la práctica. Por tanto, el objetivo de esta revisión de escopo es demostrar cómo se explora la práctica del Qigong en el contexto escolar, cómo se presentan las intervenciones y cuáles son los principales resultados relacionados con los aspectos educativos. Para ello, se seleccionaron las bases de datos Eric / Thesaurus, PubMed / Mediline, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, Virtual Health Library / BVS y ASP / Ebsco. Para identificar los artículos en las bases de datos, se enumeraron los descriptores “Schools”; “Schools of Education”; “Education”; “Learning”; “Academic Achievement”; “Academic Education”; “Academic Performance”. Estos se identificaron entre MeshTerms (Pubmed) y Thesaurus (Eric) y en la plataforma Descriptors in Health Sciences (DeCS) de la BVS. Además de los descriptores, para la búsqueda relacionada con el factor de exposición se utilizaron las palabras “Qigong”, “Chi Kung” o “Tai Chi”. La muestra final estuvo conformada por ocho estudios que presentaron resultados de diferentes protocolos de intervenciones con Qigong, sobre factores como estrés, atención, bienestar, angustia, uso excesivo de computadoras, depresión, comportamiento social y calificaciones de estudiantes niños y adolescentes.
Some traditional oriental practices already shown relevant evidence regarding the development of aspects related to well-being and health of different groups. However, the relationship between traditional oriental practices and educational aspects is not clear. Qigong is a traditional oriental body practice with positive effects on psychological, emotional, affective, physical factors, that can impact school development. Although some studies report the practice of Qigong in a school context, there is no systematization of the findings and on which aspects the practice can act. Therefore, the objective of this scope review is to demonstrate how the practice of Qigong is explored in the school context, how the interventions are presented and what are the main results related to educational aspects. Eric/Thesaurus, PubMed/Mediline, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, Virtual Health Library/VHL and ASP/Ebsco databases were selected. To identify the articles in the databases were listed the descriptors “Schools”; “Schools of Education”; “Education”; “Learning”; “Academic Achievement”; “Academic Education”; “Academic Performance”. These descriptors were identified in MeshTerms (Pubmed), Thesaurus (Eric) and in the Health Sciences Descriptors (DeCS - BVS). In addition to the descriptors, for the search related to the exposure factor, the words “Qigong”, “Chi Kung” or “Tai Chi” were used. The final sample consisted of eight studies that presented results from different protocols of interventions with Qigong on factors such as stress, attention, well-being, anguish, excessive computer use, depression, social behavior and grades performance of children and adolescents students.
Descrição
Palavras-chave
Práticas corporais, Educação, Escolares, Desempenho escolar, Prácticas corporales, Educación, Escolares, Rendimiento escolar, Body practices, Education, Schoolchildren, School performance
Citação
GASPAROTTO, Guilherme da Silva; NAVARRO, Rodrigo Tramutolo. Produção científica sobre a prática do Qigong em contexto escolar: uma revisão de escopo. Revista Diálogo Educacional, p. 61-79. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS03. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28720. Acesso em: 2025-02-21