Contribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1522-153
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
79
set./dez.
Fonte
Resumo
Este artigo objetivou compreender a percepção discente relativa à respectiva formação em filosofia e à utilização do tablet como meio de apoio nessa formação, com foco delimitado pelos discentes que frequentaram, em 2015, uma turma do 4º ano do ensino secundário superior do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situado na Itália. A metodologia da pesquisa contou com a aplicação de questionários junto ao professor da turma e, na análise, optou-se pela perspectiva descritiva analítica: i) utilizou um questionário composto por dez perguntas abertas; ii) apoiada em Bardin (2011), desenvolveu a análise de conteúdo e a categorização das respostas discentes, considerando o critério da pertinência das diversas respostas para cada pergunta; iii) ainda considerando o critério de pertinência, comparou as diversas respostas discentes com dois parâmetros para o ensino de filosofia, o Decreto Interministerial nº 211 (ITALIA, 2010), que prescreve competências e conhecimentos para o ensino em filosofia no ensino secundário superior italiano e a Programação de área do departamento de professores de filosofia do Liceo (LSSFL, 2014), que prescreve e acompanha didáticas e recursos para o ensino em filosofia no ensino secundário superior do LSSFL; iv) e buscou refletir, brevemente, sobre as categorias analíticas, com o apoio de Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo e Kohan (2013), Moraes e Tomazetti (2014). Os resultados, justificados por pareceres e percentuais, indicaram uma percepção discente fortemente favorável em relação à respectiva formação em filosofia, assim como em relação à utilização do tablet como meio de apoio nessa formação.

Este artículo tuvo como objetivo comprender la percepción de los estudiantes sobre su respectiva formación en filosofía y el uso de la tableta como medio de apoyo en esta formación, con un enfoque delimitado por los estudiantes que asistieron, en 2015, a una clase del 4º año de educación secundaria superior en el Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situado en Italia. La metodología de investigación implicó la aplicación de cuestionarios con el profesor de la clase y, en el análisis, se optó por la perspectiva descriptiva analítica: i) se utilizó un cuestionario compuesto por diez preguntas abiertas; ii) con base en Bardin (2011), se desarrolló el análisis de contenido y la categorización de las respuestas de los estudiantes, considerando el criterio de pertinencia de las diferentes respuestas para cada pregunta; iii) considerando aún el criterio de pertinencia, comparó las diferentes respuestas de los estudiantes con dos parámetros para la enseñanza de la filosofía, el Decreto Interministerial nº 211 (ITALIA, 2010), que prescribe competencias y conocimientos para la enseñanza de la filosofía en la educación secundaria superior italiana y el área de Programación del departamento de profesores de filosofía del Liceo (LSSFL, 2014), que prescribe y monitorea la didáctica y los recursos para la enseñanza de la filosofía en la educación secundaria superior en la LSSFL; iv) y buscó reflexionar brevemente sobre las categorías analíticas, con el apoyo de Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo y Kohan (2013), Moraes y Tomazetti (2014). Los resultados, justificados por vista y porcentajes, indicaron una percepción estudiantil fuertemente favorable en relación a la respectiva formación en filosofía, así como en relación al uso de la tableta como medio de apoyo en esta formación.

This article aimed to understand the students’ perception regarding their respective formation in philosophy and the use of the tablet as a means of support in this formation, with a focus delimited by the students who attended, in 2015, a class of the 4th year of upper secondary /education at the Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situated in Italy. The research methodology involved the application of questionnaires with the class teacher and, in the analysis, the analytical descriptive perspective was chosen: i) it used a questionnaire composed of ten open questions; ii) based on Bardin (2011), it developed the content analysis and the categorization of student responses, considering the criterion of pertinence of the different answers for each question; iii) still considering the pertinence criterion, he compared the different student responses with two parameters for the teaching of philosophy, the Interministerial Decree nº 211 (ITALIA, 2010), which prescribes competences and knowledge for teaching philosophy in Italian upper secondary education and the Liceo philosophy teachers department area Programming (LSSFL, 2014), which prescribes and monitors didactics and resources for teaching philosophy in upper secondary education at the LSSFL; iv) and sought to briefly reflect on the analytical categories, with the support of Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo and Kohan (2013), Moraes and Tomazetti (2014). The results, justified by sight and percentages, indicated a strongly favorable student perception in relation to the respective formation in philosophy, as well as in relation to the use of the tablet as a means of support in this formation.
Descrição
Palavras-chave
Formação em filosofia, Ensino secundário superior italiano, Percepção discente, Ensino de filosofia, Tablet, Formación en filosofía, Educación secundaria superior italiana, Percepción estudiantil, Filosofía de la enseñanza, Tableta, Philosophy training, Italian higher secondary education, Student perception, Teaching philosophy, Tablet
Citação
CARMINATI, Celso João; PACHECO, Leandro Kingeski. Contribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana. Revista Diálogo Educacional, p. 1522-153. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO10. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30462. Acesso em: 2025-02-21