Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1182-1201
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
78
jul./set.
23
78
jul./set.
Fonte
Coleções
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento docente na qualidade da educação no ensino médio, considerando a influência local. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da técnica do Fator de Componentes Principais (FCP), da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e da Regressão Ponderada Geograficamente (RPG). Os resultados indicam que o conhecimento docente é fundamental para a qualidade da educação, uma vez que o professor é o responsável por transmitir o conhecimento aos alunos, podendo influenciar positivamente ou negativamente o processo educativo. Assim como, não se pode deixar de tratar das mudanças podem ocorrer com a implementação da Lei nº 13.415/17. Conclui-se que é necessário entender as contrarreformas para dar voz aqueles que são participes do processo e tem outras perspectivas sobre a legislação proposta.
Este artículo tiene como objetivo presentar la importancia del conocimiento docente en la calidad de la educación en la educación secundaria, considerando la influencia local. Para ello, se realizó una investigación cuantitativa, utilizando la técnica del Factor de Componentes Principales (PCF), Análisis Exploratorio de Datos Espaciales (AEDE) y Regresión Geográficamente Ponderada (RGP). Los resultados indican que la conocimiento del maestro es fundamental para la calidad de la educación, ya que el docente es el responsable de transmitir conocimientos a los estudiantes, lo que puede influir positiva o negativamente en el proceso educativo. Asimismo, no se puede dejar de abordar los cambios que pueden ocurrir con la implementación de la Ley N° 13.415/17. Se concluye que es necesario comprender las contrarreformas para dar voz a quienes son partícipes del proceso y tienen otras perspectivas sobre la legislación propuesta.
This article aims to present the importance of the teacher's knowledge in the quality of education in secondary education, considering the local influence. For this, a quantitative research was carried out, using the Principal Component Factor (PCF) technique, Exploratory Spatial Data Analysis (ESDA) and Geographically Weighted Regression (GWR). The results indicate that teaching knowledge is fundamental for the quality of education, since the teacher is responsible for transmitting knowledge to students, which can positively or negatively influence the educational process. Likewise, one cannot fail to address the changes that may occur with the implementation of Law Nº 13.415/17. It is concluded that it is necessary to understand the counter-reforms to give voice to those who are participants in the process and have other perspectives on the proposed legislation.
Este artículo tiene como objetivo presentar la importancia del conocimiento docente en la calidad de la educación en la educación secundaria, considerando la influencia local. Para ello, se realizó una investigación cuantitativa, utilizando la técnica del Factor de Componentes Principales (PCF), Análisis Exploratorio de Datos Espaciales (AEDE) y Regresión Geográficamente Ponderada (RGP). Los resultados indican que la conocimiento del maestro es fundamental para la calidad de la educación, ya que el docente es el responsable de transmitir conocimientos a los estudiantes, lo que puede influir positiva o negativamente en el proceso educativo. Asimismo, no se puede dejar de abordar los cambios que pueden ocurrir con la implementación de la Ley N° 13.415/17. Se concluye que es necesario comprender las contrarreformas para dar voz a quienes son partícipes del proceso y tienen otras perspectivas sobre la legislación propuesta.
This article aims to present the importance of the teacher's knowledge in the quality of education in secondary education, considering the local influence. For this, a quantitative research was carried out, using the Principal Component Factor (PCF) technique, Exploratory Spatial Data Analysis (ESDA) and Geographically Weighted Regression (GWR). The results indicate that teaching knowledge is fundamental for the quality of education, since the teacher is responsible for transmitting knowledge to students, which can positively or negatively influence the educational process. Likewise, one cannot fail to address the changes that may occur with the implementation of Law Nº 13.415/17. It is concluded that it is necessary to understand the counter-reforms to give voice to those who are participants in the process and have other perspectives on the proposed legislation.
Descrição
Palavras-chave
Qualidade da educação, Formação docente, Regressão ponderada geograficamente, Calidad de la educación, Formación docente, Regresión ponderada geográficamente, Quality of education, Teacher training, Geographically weighted regression
Citação
LARA, Ângela Mara de Barros; BRAMBILLA, Marcos Aurélio. Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio. Revista Diálogo Educacional, p. 1182-1201. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS14. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30316. Acesso em: 2025-02-21