Tecnologia e histórias de vida: emancipação freiriana nas disciplinas de inteligência artificial

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
844-860
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
77
abr./jun.
Fonte
Resumo
Tem-se como problema que o uso desmedido de recursos tecnológicos em sentido amplo pode induzir algumas pessoas a se afastarem do convívio social e, com isso, tem-se como pergunta norteadora: como as tecnologias podem contribuir para a emancipação dos sujeitos, a partir de uma educação tecnológica por meio do currículo? Na hipótese, compreende-se que a tecnologia associada à afetividade pode conduzir a um processo de emancipação. Ampara-se este estudo nas concepções de currículo em Sacristán (2000); de tecnologia em Vieira Pinto (2005); história de vida em Bertaux (2010); afetividade em Wallon (1975); e emancipação em Freire (1987). Justifica-se esta pesquisa sob a visão freiriana de tentar se aproximar de como se projeta a formação de profissionais da área de tecnologia, a partir do currículo prescrito (oficial) e, com isso, vislumbrar possíveis direcionamentos na relação sociedade e tecnologia. O objetivo geral é apresentar relações entre os cursos de tecnologia e as discussões sobre aprendizagem por afetividade nas disciplinas de Inteligência Artificial do curso de Sistemas de Informação de dez universidades federais. A metodologia é bibliográfica, baseada em autores que refletem sobre afetividade, bem como exploratória, por fazer uso do currículo. Os resultados indicam ser possível direcionar os assuntos da disciplina de Inteligência Artificial para a afetividade. Como conclusão, tem-se, neste estudo, uma alternativa viável e prática de se pensar uma sociedade equitativa, a partir dos estudos de tecnologia.

El problema es que el uso excesivo de los recursos tecnológicos en un sentido amplio puede inducir a algunas personas a retirarse de la vida social, y con ello, la pregunta guía es: ¿ cómo pueden las tecnologías contribuir a la emancipación de los individuos, desde una educación tecnológica a través del currículo? Se entiende la hipótesis de que la tecnología asociada a la afectividad puede conducir a un proceso de emancipación. Este estudio se basa en las concepciones de currículo de Sacristán (2000), de tecnología de Vieira Pinto (2005); de historia de vida de Bertaux (2010); de afectividad de Wallon (1975), y de emancipación de Freire (1987). Esta investigación se justifica, dentro de la visión freireana, para tratar de acercarse a cómo se diseña una formación de profesionales en el área, desde el currículo prescrito (oficial), y con ello, vislumbrar posibles rumbos en la relación entre sociedad y tecnología. El objetivo general es presentar las relaciones de los cursos de tecnología con las discusiones sobre el aprendizaje a través de la afectividad en las disciplinas de inteligencia artificial del curso de Sistemas de Información de 10 universidades federales. La metodología es bibliográfica de autores que reflexionan sobre la afectividad, así como, exploratoria, para hacer uso del currículo. Los resultados indican que es posible dirigir los temas de la disciplina de la inteligencia artificial a la afectividad. Como conclusión, tenemos en este estudio una alternativa viable y práctica para pensar en una sociedad equitativa, basada en estudios tecnológicos.

The problem is that the excessive use of technological resources in a broad sense can induce some people to withdraw from social life, and with this, the guiding question is: how can technologies contribute to the emancipation of individuals, from a technological education through the curriculum? The hypothesis is that technology associated with affectivity can lead to an emancipation process. This study is based on the concepts of curriculum in Sacristán (2000), technology in Vieira Pinto (2005); life history in Bertaux (2010); affectivity in Wallon (1975), and emancipation in Freire (1987). This research is justified, within the Freirean vision, to try to get closer to how the training of professionals in the area is designed, based on the prescribed (official) curriculum, and thus, to glimpse possible directions in the relationship between society and technology. The general objective is to present relations of technology courses with discussions about learning through affectivity in artificial intelligence courses in the Information Systems course of ten federal universities. The methodology is bibliographic of authors who reflect about affectivity, as well as, exploratory, for making use of the curriculum. The results indicate that it is possible to direct the subjects of artificial intelligence to affectivity. As a conclusion, we have in this study a viable and practical alternative to think about an equitable society, based on technology studies.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologia, História de vida, Afetividade, Currículo, Inteligência artificial, Tecnología, Historia de vida, Afecto, Currículo, Inteligencia artificial, Technology, Life history, Affection, Curriculum, Artificial intelligence
Citação
LISBOA, Edson da Silva Rodrigues; LOPES, Luis Fernando. Tecnologia e histórias de vida: emancipação freiriana nas disciplinas de inteligência artificial. Revista Diálogo Educacional, p. 844-860. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO02. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29201. Acesso em: 2025-02-21