Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investiga
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível técnico
Data
2023
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
252-278
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
76
jan./mar.
23
76
jan./mar.
Fonte
Coleções
Resumo
O artigo tem como temática a pesquisa com crianças. Apresenta dados de uma investigação realizada entre os anos de 2017 e 2019, a partir da etnografia interacional e observação participante. O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas de letramento em um grupo de estudos bíblicos, da Igreja Evangélica Pentecostal Casa de Oração, situada em uma comunidade rural no interior do Rio Grande do Sul. Neste texto, o foco foi na perspectiva de quem investiga, a fim de identificar os desafios, as possibilidades e as negociações estabelecidas no momento de entrada no campo empírico, a partir das escritas no diário de campo. Dentre os aspectos discutidos no texto, destacam-se as negociações e os ajustes que foram sendo feitos tanto no início, quanto no decorrer das observações; os indícios de rejeição e aceitação da pesquisadora pelas crianças; os movimentos realizados entre teoria e a realidade observada, visando conhecer e compreender o fenômeno investigado e buscando se despir de preconceitos. Aspecto esse que exigiu um exercício constante da pesquisadora, uma vez que, observou-se um choque cultural, causado pelo estranhamento quanto às práticas pentecostais. As falas das crianças permitem compreender como elas pensam, sentem e valorizam alguns aspectos da cultura compartilhada com adultos, no contexto que estão inseridas. Os significados que elas atribuem às palavras, geralmente estão vinculados ao contexto da Igreja Evangélica Pentecostal que elas vivenciam cotidianamente. As crianças demonstram uma postura de evangelizadores, expressando aquilo que vivenciam no grupo de estudos bíblicos.
El artículo tiene como temática la investigación con niños. Presenta datos de una investigación realizada entre los años 2017 y 2019, a partir de la etnografía interaccional y observación participante. El objetivo de la investigación fue analizar las prácticas de Letramento en un grupo de estudios bíblicos, de la Iglesia Evangélica Pentecostal Casa de Oración, situada en una comunidad rural en el interior del Río Grande del Sur. En este texto, el foco fue en la perspectiva de quien investiga, a fin de identificar los desafíos, las posibilidades y las negociaciones establecidas en el momento de entrada en el campo empírico, a partir de las escritas en el diario de campo. Entre los aspectos discutidos en el texto, se destacan las negociaciones y los ajustes que fueron siendo hechos tanto en el inicio, como en el curso de las observaciones; los indicios de rechazo y aceptación de la investigadora por los niños; los movimientos realizados entre teoría y realidad observada, buscando conocer y comprender el fenómeno investigado y buscando desnudarse de prejuicios. Aspecto ese que exigió un ejercicio constante de la investigadora, una vez que, se observó un choque cultural, causado por el extrañamiento en cuanto a las prácticas pentecostales. El habla de los niños les permite comprender cómo piensan, sienten y valoran algunos aspectos de la cultura compartida con los adultos, en el contexto que están insertados. Los significados que ellas atribuyen a las palabras, generalmente están vinculados al contexto de la Iglesia Evangélica Pentecostal que ellas vivencian cotidianamente. Los niños demuestran una postura de evangelizadores, expresando lo que experimentan en el grupo de estudios bíblicos.
This paper, whose theme is research into children, introduces data collected throughout an investigation which used interactional ethnography and participant observation and was carried out from 2017 to 2019. It aimed at analyzing literacy practices conducted by a Bible study group in the Pentecostal Church named Casa da Oração located in a rural community in Rio Grande do Sul (RS) state, Brazil. This text focuses on the researcher’s perspective in order to identify challenges, possibilities and negotiations in the empirical field which were described in field diaries. Some issues discussed by the text are negotiations and adjustments which were conducted throughout the whole observation; children’s clues to the researcher’s acceptance and rejection; and movements between theory and reality to know and understand the phenomenon under investigation with no prejudice. The researcher underwent a cultural shock since the pentecostal practices caused estrangement. Children’s utterances enabled to understand how they think, feel and value some cultural aspects which are shared with adults in their context. Meanings they attribute to words are usually connected to the context of the Pentecostal Church which the children experience in their everyday life. Children have a posture of evangelizers and express what they experience in the Bible study group.
El artículo tiene como temática la investigación con niños. Presenta datos de una investigación realizada entre los años 2017 y 2019, a partir de la etnografía interaccional y observación participante. El objetivo de la investigación fue analizar las prácticas de Letramento en un grupo de estudios bíblicos, de la Iglesia Evangélica Pentecostal Casa de Oración, situada en una comunidad rural en el interior del Río Grande del Sur. En este texto, el foco fue en la perspectiva de quien investiga, a fin de identificar los desafíos, las posibilidades y las negociaciones establecidas en el momento de entrada en el campo empírico, a partir de las escritas en el diario de campo. Entre los aspectos discutidos en el texto, se destacan las negociaciones y los ajustes que fueron siendo hechos tanto en el inicio, como en el curso de las observaciones; los indicios de rechazo y aceptación de la investigadora por los niños; los movimientos realizados entre teoría y realidad observada, buscando conocer y comprender el fenómeno investigado y buscando desnudarse de prejuicios. Aspecto ese que exigió un ejercicio constante de la investigadora, una vez que, se observó un choque cultural, causado por el extrañamiento en cuanto a las prácticas pentecostales. El habla de los niños les permite comprender cómo piensan, sienten y valoran algunos aspectos de la cultura compartida con los adultos, en el contexto que están insertados. Los significados que ellas atribuyen a las palabras, generalmente están vinculados al contexto de la Iglesia Evangélica Pentecostal que ellas vivencian cotidianamente. Los niños demuestran una postura de evangelizadores, expresando lo que experimentan en el grupo de estudios bíblicos.
This paper, whose theme is research into children, introduces data collected throughout an investigation which used interactional ethnography and participant observation and was carried out from 2017 to 2019. It aimed at analyzing literacy practices conducted by a Bible study group in the Pentecostal Church named Casa da Oração located in a rural community in Rio Grande do Sul (RS) state, Brazil. This text focuses on the researcher’s perspective in order to identify challenges, possibilities and negotiations in the empirical field which were described in field diaries. Some issues discussed by the text are negotiations and adjustments which were conducted throughout the whole observation; children’s clues to the researcher’s acceptance and rejection; and movements between theory and reality to know and understand the phenomenon under investigation with no prejudice. The researcher underwent a cultural shock since the pentecostal practices caused estrangement. Children’s utterances enabled to understand how they think, feel and value some cultural aspects which are shared with adults in their context. Meanings they attribute to words are usually connected to the context of the Pentecostal Church which the children experience in their everyday life. Children have a posture of evangelizers and express what they experience in the Bible study group.
Descrição
Palavras-chave
Pesquisa com crianças, Etnografia interacional, Observação participante, Igreja evangélica pentecostal, Investigación con niños, Etnografía interaccional, Observación participante, Iglesia evangélica pentecostal, Research with children, Interactional ethnography, Participant observation, Pentecostal evangelical church
Citação
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; XAVIER, Eneusa Mariza Pinto; ARRIADA, Eduardo. Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investiga. Revista Diálogo Educacional, p. 252-278. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS10. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29813. Acesso em: 2025-02-21