Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2023
Autores
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1072-1086
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
78
jul./set.
23
78
jul./set.
Fonte
Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo é o de discutir a fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade, a partir da contribuição de Edgar Morin e a dialogia com a formação de professores. Esta perspectiva defende que Esta perspectiva entende que a humanidade e o conhecimento são eixos indissociáveis, visto possuírem estruturas complexas multidimensionais que se ligam e se religam em uma totalidade (todo-parte-todo). Neste contexto o sujeito cognoscente não é excluído do que conhece, pois também está ligado ao objeto do conhecimento. Para Morin, o paradigma da complexidade rompe com a perspectiva de fragmentação do conhecimento, do mundo e da humanidade, conquanto, aquilo que se "vive", que "vê" e o que se ressignifica são elementos multidimensionais e interdependentes numa relação de totalidade. Nessa diretriz, a dialogia com a formação de professores, além de possível, encampa o compromisso de entender e viver a educação como fenômeno multidimensional que não dissocia os sujeitos de suas formas de intervenção no real.
El objetivo de este artículo es discutir el fundamento epistemológico del paradigma de la complejidad, basado en la contribución de Edgar Morin y el diálogo con la formación docente. Esta perspectiva sostiene que el ser (hombre) y el conocimiento (conocimiento) son elementos inseparables que tienen estructuras multidimensionales complejas que se unen y reconectan holísticamente (física, biológica, cerebral, mental, psicológica, cultural, social), es decir, "sin excluir al que sabe de su propio conocimiento". El objetivo principal de Edgar Morin, al proponer el paradigma de la complejidad, es llamar la atención sobre la necesidad de cambiar la perspectiva de un mundo que "vive" y "ve" lo real de manera fragmentada, disociando las partes del todo como si fueran elementos independientes. En esta guía, el diálogo con la formación de docentes, además de ser posible, abarca el compromiso de comprender y vivir la educación como un fenómeno multidimensional que no disocia a los sujetos de sus formas de intervención en lo real.
The objective of this article is to discuss the epistemological foundation of the paradigm of complexity, based on the contribution of Edgar Morin and the dialogue with teacher education. This perspective argues that being (man) and knowledge (knowledge) are inseparable elements that have complex multidimensional structures that bind and reconnect holistically (physical, biological, cerebral, mental, psychological, cultural, social), that is, "without excluding the one who knows from his own knowledge." The main objective of Edgar Morin, in proposing the paradigm of complexity, is to draw attention to the need to change the perspective of a world that "lives" and "sees" the real in a fragmented way, dissociating the parts of the whole as if they were independent elements. In this guideline, the dialogue with the training of teachers, besides being possible, embraces the commitment to understand and live education as a multidimensional phenomenon that does not dissociate the subjects from their forms of intervention in the real.
El objetivo de este artículo es discutir el fundamento epistemológico del paradigma de la complejidad, basado en la contribución de Edgar Morin y el diálogo con la formación docente. Esta perspectiva sostiene que el ser (hombre) y el conocimiento (conocimiento) son elementos inseparables que tienen estructuras multidimensionales complejas que se unen y reconectan holísticamente (física, biológica, cerebral, mental, psicológica, cultural, social), es decir, "sin excluir al que sabe de su propio conocimiento". El objetivo principal de Edgar Morin, al proponer el paradigma de la complejidad, es llamar la atención sobre la necesidad de cambiar la perspectiva de un mundo que "vive" y "ve" lo real de manera fragmentada, disociando las partes del todo como si fueran elementos independientes. En esta guía, el diálogo con la formación de docentes, además de ser posible, abarca el compromiso de comprender y vivir la educación como un fenómeno multidimensional que no disocia a los sujetos de sus formas de intervención en lo real.
The objective of this article is to discuss the epistemological foundation of the paradigm of complexity, based on the contribution of Edgar Morin and the dialogue with teacher education. This perspective argues that being (man) and knowledge (knowledge) are inseparable elements that have complex multidimensional structures that bind and reconnect holistically (physical, biological, cerebral, mental, psychological, cultural, social), that is, "without excluding the one who knows from his own knowledge." The main objective of Edgar Morin, in proposing the paradigm of complexity, is to draw attention to the need to change the perspective of a world that "lives" and "sees" the real in a fragmented way, dissociating the parts of the whole as if they were independent elements. In this guideline, the dialogue with the training of teachers, besides being possible, embraces the commitment to understand and live education as a multidimensional phenomenon that does not dissociate the subjects from their forms of intervention in the real.
Descrição
Palavras-chave
Paradigma da complexidade, Edgar morin, Formação de professores, Paradigma de la complejidad, Edgar Morin, Formación docente, Paradigm of complexity, Edgar Morin, Teacher training
Citação
LIMA, Paulo Gomes. Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores. Revista Diálogo Educacional, p. 1072-1086. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS07. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30221. Acesso em: 2025-02-21