Outros corpos e anfíbias epistemologias: olhares para as possibilidades de pensar o corpo, travessias e cruzamentos entre mundos epistêmicos
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Autores
Título do Períodico
Vitruvian cogitationes
ISSN
2675-9616
Página(s)/e-location
e024019
Idioma(s)
pt
Fonte
Maringá
5
2
out.
5
2
out.
Fonte
Coleções
Resumo
Este ensaio é uma composição de reflexões que apresentam "outras" possibilidades de olhares para o corpo, concepções que envolvem "outros" modos de produção do conhecimento científico e questionamentos que buscam tensionar conceitos hegemônicos e modos deaprender Ciências Biológicas. Partindo de pesquisa anterior, trago compreensões que envolvem as linguagens corporais, as performances das oralituras e diferentes noções de corpo, de cosmopercepções ameríndias, afrodiaspóricas, africanas, dos camposde estudos de gênero, das artes do corpo e minhas experiências com a escuta do corpo como potencialidade de compor olhares pluriepistêmicos, pedagogias decoloniais e contracoloniais. Ao apresentar diferentes maneiras de produção de conhecimento a partir do corpo, questiono se "outras Ciências" não estão se passando e acontecendo à nossa frente, se estamos ou não lendo as grafias que as processam, na perspectiva de incentivar outros modos de escuta, leituras e percepções que ultrapassem fronteiras hierárquicas e segregadoras. Se as diferentes formas de linguagens constituem fronteiras entre "mundos epistêmicos", precisamos reaprender a ler as bibliotecas vivas (corpos) que somos para "transitarmos entre mundos", como anfíbios em submersões, travessias e cruzamentos.
Este ensayo es una composición de reflexiones que presentan "otras" posibilidades de miradas hacia el cuerpo, concepciones que involucran "otros" modos de producción del conocimiento científico y cuestionamientos que buscan tensionar conceptos hegemónicos y formas de aprender Ciencias Biológicas. Partiendo de investigaciones previas, traigo comprensiones que abarcan los lenguajes corporales, las performances das oralituras y diferentes nociones del cuerpo, incluyendo cosmopercepciones amerindias, afrodispóricas, africanas, estudios de género, artes corporales y mis experiencias con la escucha del cuerpo como potencialidades para componer miradas pluriepistémicas, pedagogías decoloniales y contracoloniales. Al presentar diferentes formas de producción de conocimiento desde el cuerpo, cuestiono si "otras Ciencias" no están ocurriendo y sucediendo ante nosotros, si estamos o no leyendo las grafías que las procesan, con la perspectiva de incentivar otros modos de escucha, lecturas y percepciones que trasciendan fronteras jerárquicas y segregadoras. Pues, si las diferentes formas de lenguajes constituyen fronteras entre 'mundos epistémicos', necesitamos reaprender a leer las bibliotecas vivas (cuerpos) que somos para 'transitar entre mundos', como anfibios en inmersiones, travesías y cruces.
This essay is a composition of reflections that present "other" possibilities of perspectives on the body, conceptions that involve "other" modes of scientific knowledge production, and inquiries that seek to challenge hegemonic concepts and ways of learning Biological Sciences. Building on previous research, I bring understandings that involve bodily languages, performances das oralituras, and different notions of the body, including Amerindian, Afro-diasporic, African cosmoperceptions, gender studies fields, body arts, and my experiences with listening to the body as potentialities to compose pluriepistemic views, decolonial and countercolonial pedagogies. By presenting different ways of producing knowledge from the body, I question whether "other Sciences" are not occurring and happening before us, if we are or are not reading the scripts that process them, with the perspective of encouraging other modes of listening, readings, and perceptions that surpass hierarchical and segregating boundaries.Because, if the different forms of languages constitute borders between 'epistemic worlds,' we need to relearn how to read the living libraries (bodies) that we are in order to 'move between worlds,' like amphibians in submersions, crossings, and intersections.
Este ensayo es una composición de reflexiones que presentan "otras" posibilidades de miradas hacia el cuerpo, concepciones que involucran "otros" modos de producción del conocimiento científico y cuestionamientos que buscan tensionar conceptos hegemónicos y formas de aprender Ciencias Biológicas. Partiendo de investigaciones previas, traigo comprensiones que abarcan los lenguajes corporales, las performances das oralituras y diferentes nociones del cuerpo, incluyendo cosmopercepciones amerindias, afrodispóricas, africanas, estudios de género, artes corporales y mis experiencias con la escucha del cuerpo como potencialidades para componer miradas pluriepistémicas, pedagogías decoloniales y contracoloniales. Al presentar diferentes formas de producción de conocimiento desde el cuerpo, cuestiono si "otras Ciencias" no están ocurriendo y sucediendo ante nosotros, si estamos o no leyendo las grafías que las procesan, con la perspectiva de incentivar otros modos de escucha, lecturas y percepciones que trasciendan fronteras jerárquicas y segregadoras. Pues, si las diferentes formas de lenguajes constituyen fronteras entre 'mundos epistémicos', necesitamos reaprender a leer las bibliotecas vivas (cuerpos) que somos para 'transitar entre mundos', como anfibios en inmersiones, travesías y cruces.
This essay is a composition of reflections that present "other" possibilities of perspectives on the body, conceptions that involve "other" modes of scientific knowledge production, and inquiries that seek to challenge hegemonic concepts and ways of learning Biological Sciences. Building on previous research, I bring understandings that involve bodily languages, performances das oralituras, and different notions of the body, including Amerindian, Afro-diasporic, African cosmoperceptions, gender studies fields, body arts, and my experiences with listening to the body as potentialities to compose pluriepistemic views, decolonial and countercolonial pedagogies. By presenting different ways of producing knowledge from the body, I question whether "other Sciences" are not occurring and happening before us, if we are or are not reading the scripts that process them, with the perspective of encouraging other modes of listening, readings, and perceptions that surpass hierarchical and segregating boundaries.Because, if the different forms of languages constitute borders between 'epistemic worlds,' we need to relearn how to read the living libraries (bodies) that we are in order to 'move between worlds,' like amphibians in submersions, crossings, and intersections.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Biologia, Epistemologias Decoloniais, Linguagem Corporal, Oralituras, Enseño Biología, Epistemologías Decoloniales, Lenguaje Corporal, Oralituras, Teaching Biology, Decolonial Epistemologies, Body Language, Oralituras
Citação
MEL, Yan. Outros corpos e anfíbias epistemologias: olhares para as possibilidades de pensar o corpo, travessias e cruzamentos entre mundos epistêmicos. Vitruvian cogitationes, p. e024019. 2024. https://doi.org/10.4025/rvc.e024019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/vitruvian/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/72398. Acesso em: 2025-02-12