Discursos de cidadania na educação em Ciências e Biologia presentes e silenciados na BNCC: qual cidadania queremos na América Latina?

Resumo
Neste artigo analisamos os pressupostos para a formação cidadã que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui e seus impactos no Ensino de Ciências, em especial de Biologia. Esta análise de discurso enquadra-se na segunda fase do macroprojeto internacional “Educação em biologia e construção da cidadania: uma perspectiva latino-americana”. Discutimos a evolução histórica e política da BNCC, destacando a influência de diferentes governos e grupos empresariais na sua formulação, bem como a importância das universidades participarem ativamente na construção de futuras propostas curriculares e de formação docente. Embora identifiquemos referências à cidadania na BNCC, destacamos o silêncio de perspectivas críticas em sua formulação, bem como a presença de significados e discursos hegemônicos que limitam a concepção de cidadania a um único modelo, excluindo e silenciando outras formas de cidadania presente na sociedade brasileira.

En el presente artículo analizamos los presupuestos sobre formación en ciudadanía que tienen la Base Nacional Común Curricular (BNCC) Brasilera y su impacto en la enseñanza de las ciencias, particularmente la biología. Este análisis del discurso se enmarca dentro de la tercera fase del macroproyecto internacional "Educación en biología y construcción de ciudadanías: una perspectiva latinoamericana". Discutimos la evolución histórica y política de la BNCC, subrayando la influencia de distintos gobiernos y grupos empresariales en su formulación, así como la importancia de que las universidades participen activamente en la construcción de las futuras propuestas curriculares y respectivamente en su formación docente. A pesar de que identificamos referencias a la ciudadanía dentro de la BNCC, señalamos el silencio de perspectivas críticas en su formulación, así como la presencia de sentidos y discursos hegemónicos que limita la concepción de ciudadanía a un único modelo, excluyendo y silenciando otras formas de ciudadanías presentes en la sociedad brasileña.

In this article we analyze the assumptionson citizenship educationthat the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) has and its impact on the teaching of sciences, particularly biology. This discourse analysis is framed within the secondphase of the international macroproject "Education in biology and construction of citizenship: a Latin American perspective." We discuss the historical and political evolution of the BNCC, highlighting the influence of different governments and business groups in its formulation, as well as the importance of universities actively participating in the construction of future curricular proposals and respectively in their teacher training. Although we identify references to citizenship within the BNCC, we point out the silence ofcritical perspectives in its formulation, as well as the presence of hegemonic meanings and discourses that limit the conception of citizenship to a single model, excluding and silencing other forms of citizenships present in Brazilian society.
Descrição
Palavras-chave
Cidadania, Ensino de ciências, Currículo, BNCC, Análise do discurso, Ciudadanía, Enseñanza de las ciencias, Currículo, BNCC, Análisis del discurso, Citizenship, Science teaching, Curriculum, BNCC, Discourse analysis
Citação
JANNING, Daniel Prim; MORAVSKI, Barbara Vieira de Souza; CAURIO, Michel Soares; POLANCO-ZULETA, Mara Karidy; MARIN, Yonier Alexander Orozco; SOUZA, Janaina Alves de; CASSIANI, Suzani. Discursos de cidadania na educação em Ciências e Biologia presentes e silenciados na BNCC: qual cidadania queremos na América Latina?. Vitruvian cogitationes, p. e024003. 2024. https://doi.org/10.4025/rvc.e024003. Disponível em: https://periodicos.uem.br/vitruvian/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/72387. Acesso em: 2025-02-12