Que tipo de professor você quer ser? Um olhar crítico da Física na escola e considerações epistemológicas para melhor pensar metodologias
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Autores
Título do Períodico
Vitruvian cogitationes
ISSN
2675-9616
Página(s)/e-location
84-108
Idioma(s)
pt
Fonte
Maringá
5
1
mar.
5
1
mar.
Fonte
Coleções
Resumo
Neste trabalho trazemos uma discussão teórica fundamentada na literatura de epistemologia e ensino de física com o objetivo de se evidenciar características e finalidades do ensino de ciências por vezes negligenciadas no quotidiano de sala de aula. Entre essas, defendemos que promover a atenção sincera do aluno é um fator que deve acompanhar uma aula mais significativa, problematizando o ensino para a testagem que, não apenas resume os conteúdos a ferramentas para se fazer provas, como também não permite uma aproximação do pensamento científico para além de arremedos desconexos de pouco ou nenhum significado ao estudante. Ao final trazemos algumas proposições que podem ajudar o professor a pensar em práticas mais relevantes ao aluno, fugindo de visões metodológicas pragmáticas que subestimam ou mesmo ignoram o papel do professor como agente determinante na constituição de um ambiente efetivamente favorável à aprendizagem.
En este trabajo traemos una discusión teórica basada en la literatura sobre epistemología y enseñanza de la física con el objetivo de resaltar características y propósitos de la enseñanza de las ciencias que a veces son descuidados en la vida cotidiana del aula. Entre ellos, sostenemos que promover la atención sincera del alumno es un factor que debe acompañar una clase más significativa, problematizando la enseñanza para pruebas, que no sólo resume los contenidos como herramientas para la realización de pruebas, sino que tampoco permite una aproximación del pensamiento científico más allá de imitaciones inconexas de poco o ningún significado para el estudiante. Al final, traemos algunas proposiciones que pueden ayudar al docente a pensar prácticas más relevantes para el estudiante, evitando visiones metodológicas pragmáticas que subestiman o incluso ignoran el papel del docente como agente determinante en la creación de un ambiente efectivamente favorable al aprendizaje.
In this work we bring a theoretical discussion based on the literature on epistemology and physics teaching with the aim of highlighting characteristics and purposes of science teaching that are sometimes neglected in everyday classroom life. Among these, we argue that promoting the student's sincere attention is a factor that must accompany a more meaningful class, problematizing teaching for testing, which not only summarizes the contents as tools for taking tests, but also does not allow an approximationof scientific thinking beyond disconnected imitations of little or no meaning to the student. At the end, we bring some propositions that can help the teacher to think about practices that are more relevant to the student, avoiding pragmatic methodological views that underestimate or even ignore the role of the teacher as a determining agent in the creation of an environment effectively favorable to learning.
En este trabajo traemos una discusión teórica basada en la literatura sobre epistemología y enseñanza de la física con el objetivo de resaltar características y propósitos de la enseñanza de las ciencias que a veces son descuidados en la vida cotidiana del aula. Entre ellos, sostenemos que promover la atención sincera del alumno es un factor que debe acompañar una clase más significativa, problematizando la enseñanza para pruebas, que no sólo resume los contenidos como herramientas para la realización de pruebas, sino que tampoco permite una aproximación del pensamiento científico más allá de imitaciones inconexas de poco o ningún significado para el estudiante. Al final, traemos algunas proposiciones que pueden ayudar al docente a pensar prácticas más relevantes para el estudiante, evitando visiones metodológicas pragmáticas que subestiman o incluso ignoran el papel del docente como agente determinante en la creación de un ambiente efectivamente favorable al aprendizaje.
In this work we bring a theoretical discussion based on the literature on epistemology and physics teaching with the aim of highlighting characteristics and purposes of science teaching that are sometimes neglected in everyday classroom life. Among these, we argue that promoting the student's sincere attention is a factor that must accompany a more meaningful class, problematizing teaching for testing, which not only summarizes the contents as tools for taking tests, but also does not allow an approximationof scientific thinking beyond disconnected imitations of little or no meaning to the student. At the end, we bring some propositions that can help the teacher to think about practices that are more relevant to the student, avoiding pragmatic methodological views that underestimate or even ignore the role of the teacher as a determining agent in the creation of an environment effectively favorable to learning.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de física, Metodologias de ensino, Predisposição para a aprendizagem, Enseñanza de física, Metodologías de enseñanza, Predisposición al aprendizaje, Physics teaching, Teaching methodologies, Learning predisposition
Citação
ARTHURY, Luiz. Que tipo de professor você quer ser? Um olhar crítico da Física na escola e considerações epistemológicas para melhor pensar metodologias. Vitruvian cogitationes, p. 84-108. 2024. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.71027. Disponível em: https://periodicos.uem.br/vitruvian/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/71027. Acesso em: 2025-02-12