A experiência na construção dos saberes docentes: um relato sobre a residência pedagógica
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Vitruvian cogitationes
ISSN
2675-9616
Página(s)/e-location
107-120
Idioma(s)
pt
Fonte
Maringá
4
2
jul.
4
2
jul.
Fonte
Coleções
Resumo
A experiência na escola apresenta papel fundamental na licenciatura por proporcionar momentos de vivência para a percepção da profissão e de exercício das teorias pedagógicas. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de formação docente de duas estudantes de Ciências Biológicas no programa Residência Pedagógica. O público-alvo compreende adolescentes cursando o primeiro ano do ensino médio, com idade entre 14 e 16 anos. Durante o estágio na escola-campo, foram vivenciadas as etapas de ambientação, observação e regência. A partir deste contato na escola e com o aporte teórico, embasado principalmente nas ideias de Vygotsky, foi possível inferir que a maneira como os professores relacionam-se com os alunos e o método pedagógico utilizado, influencia no comportamento destes jovens em sala de aula.
La experiencia en la escuela juega un papel fundamental en la carrera porque brinda momentos de experiencia para la percepción de la profesión y el ejercicio de las teorías pedagógicas. Este artículo tiene como objetivo relatar la experiencia docente de dos estudiantes de Ciencias Biológicas en el programa de Residencia Pedagógica. El público objetivo está compuesto por adolescentes de primer año de secundaria, con edades comprendidas entre los 14 y los 16 años. Durante la pasantía en la escuela de campo se vivieron las etapas de ambientación, observación y conducción. De este contacto en la escuela y con el sustento teórico, basado principalmente en las ideas de Vygotsky, se pudo inferir que la forma en que los docentes se relacionan con los estudiantes y el método pedagógico utilizado influye en el comportamiento de estos jóvenes en el aula.
The experience at school plays a fundamental role in the degree because it provides moments of experience for the perception of the profession and the exercise of pedagogical theories. This article aims to report the teaching experience of two students of Biological Sciences in the Pedagogical Residency program. The target audience comprises teenagers in their first year of high school, aged between 14 and 16 years old. During the internship at the field school, the stages of setting, observation and conducting were experienced. From this contact at school and with the theoretical support, based mainly on Vygotsky's ideas, it was possible to infer that the way teachers relate to students and the pedagogical method used, influences the behavior of these young people in the classroom.
La experiencia en la escuela juega un papel fundamental en la carrera porque brinda momentos de experiencia para la percepción de la profesión y el ejercicio de las teorías pedagógicas. Este artículo tiene como objetivo relatar la experiencia docente de dos estudiantes de Ciencias Biológicas en el programa de Residencia Pedagógica. El público objetivo está compuesto por adolescentes de primer año de secundaria, con edades comprendidas entre los 14 y los 16 años. Durante la pasantía en la escuela de campo se vivieron las etapas de ambientación, observación y conducción. De este contacto en la escuela y con el sustento teórico, basado principalmente en las ideas de Vygotsky, se pudo inferir que la forma en que los docentes se relacionan con los estudiantes y el método pedagógico utilizado influye en el comportamiento de estos jóvenes en el aula.
The experience at school plays a fundamental role in the degree because it provides moments of experience for the perception of the profession and the exercise of pedagogical theories. This article aims to report the teaching experience of two students of Biological Sciences in the Pedagogical Residency program. The target audience comprises teenagers in their first year of high school, aged between 14 and 16 years old. During the internship at the field school, the stages of setting, observation and conducting were experienced. From this contact at school and with the theoretical support, based mainly on Vygotsky's ideas, it was possible to infer that the way teachers relate to students and the pedagogical method used, influences the behavior of these young people in the classroom.
Descrição
Palavras-chave
Estágio, Ensino médio, Formação de professores, Escola pública, Pasantía, Escuela secundaria, Formación de profesores, Escuela pública, Internship, High school, Teacher training, Public school
Citação
PAIVA, Sophia Leitão Pastorello de; RODRIGUES, Naielly Christhiny Paz; OLIVEIRA, Ilkilene Taques Camargo; OLIVEIRA, Graciela da Silva. A experiência na construção dos saberes docentes: um relato sobre a residência pedagógica. Vitruvian cogitationes, p. 107-120. 2023. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69789. Disponível em: https://periodicos.uem.br/vitruvian/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/69789. Acesso em: 2025-02-12