Educação e sustentabilidade: um tema (quase) relevante na Conae 2024

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
491-504
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
41
mai./ago.
Fonte
Resumo
Este artigo discute a importância da temática ambiental na educação, à luz da Conferência Nacional de Educação – Conae/2024, visando a elaboração do Plano Nacional de Educação. Problematizamos a baixa participação de delegados/as na Plenária do Eixo VII, relativo aos compromissos com o desenvolvimento socioambiental sustentável. Há obstáculos na percepção social e política de atuação na sociedade, mesmo diante do reconhecimento da urgência no enfrentamento da crise ambiental, exigindo políticas públicas – em particular, na esfera educacional, na redefinição do modelo de produção capitalista, do nosso padrão societário e da nossa relação com o ambiente natural. Revela-se aí o papel da educação, detentora de um ativo sociopolítico para o futuro PNE, oferecendo ao Estado brasileiro os fundamentos, valores e diretrizes para a próxima década, especialmente sobre o tema delicado e urgente da salvaguarda do ambiente.

Este artículo analiza la importancia de la temática ambien-tal en la educación, a la luz de la Conferencia Nacional de Educación – Conae/2024, con el objetivo de elaborar el Plan Nacional de Educación. Problematizamos la baja participación de delegados/as en el Plenario del Eje Siete, en torno a compromisos con el desarrollo socioambiental sostenible. Hay obstáculos en la percepción social y política de la acción en la sociedad, incluso frente al reconocimiento de la urgencia de enfrentar la crisis ambiental, exigiendo políticas públicas –en particular, en el ámbito educativo, en la redefinición del modelo de producción capitalista, del nuestro estándar social y nuestra relación con el entorno natural. Esto revela el papel de la educación como activo sociopolítico para el futuro PNE, ofreciendo al Estado brasileño las bases, valores y directrices para la próxima década, especialmente en el delicado y urgente tema de la salvaguardia del medio ambiente.

This article discusses the importance of environmental issues in education, in light of the National Conference on Education – Conae/2024 –, aiming at the elaboration of the National Education Plan – PNE. We problematize the low participation of delegates in the Axis Seven Plenary, regarding commitments to a sustainable socio-environmental development. There are obstacles in the social and political perception of action in society, even in the face of recognition of the urgency in dealing with the environmental crisis, requiring public policies – in particular – in the educational sphere, in the redefinition of the capitalist production model, of our societal pattern and of our relationship with the natural environment. This reveals the role of education, which holds a socio-political asset for the future PNE and offers the Brazilian State the foundations, values and guidelines for the next decade, especially on the delicate and urgent issue of safeguard-ing the environment.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Sustentabilidade, Plano nacional de educação, Conferência nacional de educação, Políticas educacionais, Educación, Sostenibilidad, Plan nacional de educación, Conferencia nacional de educación, Políticas educativas, Education, Sustainability, National education plan, National conference on education, Educational policies
Citação
MARQUES, Carlos A.. Educação e sustentabilidade: um tema (quase) relevante na Conae 2024. Retratos da Escola, Brasília, DF, p. 491-504. 2024. https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2062. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2062. Acesso em: 2025-02-07