Estilos de aprendizagem dos discentes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Meta: Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
52-80
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio de Janeiro, RJ
13
38
jan./mar.
Fonte
Resumo
Este trabalho consiste na avaliação do perfil dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 192 alunos, analisando aspectos socioeconômicos, de formação e autoavaliação no curso e estilos de aprendizagem segundo Kolb. Os dados revelaram predominância do gênero feminino, idade entre 19-21 anos e avaliação como bons alunos, que apresentaram estilo de aprendizagem divergente, seguido do acomodador. Os estilos predominantes encontrados corresponderam às características de um profissional biólogo e professor, que se manifesta como sujeito prático, inovador, questionador, motivador e investigador do ambiente em que vive. Os resultados forneceram dados importantes sobre o perfil de aprendizagem dos discentes e as questões que os norteiam.

Este trabajo consiste en la evaluación del perfil de los estudiantes de un Curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas en la ciudad de Fortaleza-CE. Para ello, se aplicó un cuestionario a 192 estudiantes, analizando aspectos socioeconómicos, formación y autoevaluación en el curso y estilos de aprendizaje según Kolb. Los datos revelan un predominio del género femenino, edad entre 19-21 años y evaluación como buenos estudiantes; presentó un estilo de aprendizaje divergente, seguido de un estilo complaciente. Los estilos predominantes encontrados corresponden a las características de un biólogo profesional y docente, quien se manifiesta como sujeto práctico, innovador, cuestionador, motivador e investigador en el entorno en el que vive. Los resultados proporcionaron datos importantes sobre el perfil de aprendizaje de los estudiantes y las preguntas que los orientan.

This work consists of the evaluation of the profile of students from a Degree Course in Teaching of Biological Sciences in the city of Fortaleza-CE. For such purpose, it was applied a questionnaire to 192 students, analyzing socioeconomic aspects, education and self-evaluation in the course, and Kolb’s learning style. Data reveal a prevalence of females, between 19-21 years old, who self-evaluate as good students; the prevalent learning style was divergent, followed by accommodator. This study revealed that the predominant learning styles correspond to the characteristics of a professional biologist and teacher, who are practical, innovators, questioners, motivators, and investigators of the environment in which they live. It also revealed important data about the learning profile of the students, and the questions that guide them.
Descrição
Palavras-chave
Teoria de Kolb, Ensino Superior, Universidade Pública, Teoría de Kolb, Enseñanza Superior, Universidad Pública, Kolb’s Theory, Superior Education, Public University
Citação
ALMEIDA FILHO, Marcos Adelino; SOUZA, Josiany Costa de; CHAVES, Bruno Edson; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia. Estilos de aprendizagem dos discentes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Meta: Avaliação, p. 52-80. 2021. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i38.2974. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/125. Acesso em: 2024-12-11