Narrativas (auto)biográficas de uma professora da Educação Básica: contribuições do drama para o desenvolvimento docente1
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023017
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
41
1
41
1
Fonte
Coleções
Resumo
Este artigo apresenta resultado de pesquisa de Doutorado e tem como tema a formação docente. Tomamos como
eixo reflexivo oito narrativas, tecidas durante a atuação da professora-pesquisadora em uma escola pública
municipal. A pesquisa narrativa (auto)biográfica foi condutora de toda a investigação e utilizada como fonte de
dados, como recurso literário e como modo de produção de conhecimento. O caminho metodológico foi marcado
pela escrita das próprias experiências vividas, sobre as quais nos debruçamos na tentativa de localizar, nas palavras
da professora, os eventos que se anunciam como dramáticos. Buscamos, ainda, os sinais e os indícios de
aprendizado diante desses eventos, de modo a relacionar tais vivências ao possível desenvolvimento da
personalidade consciente da professora. Assim, ancoramo-nos na teoria histórico-cultural e na noção do drama
vigotskiano, que teve lugar central na produção e na compreensão das narrativas. O paradigma indiciário,
desenvolvido por Carlo Ginzburg, contribuiu para a organização do material empírico a fim de buscarmos os sinais
e os indícios que se revelaram nas narrativas. Dentre os achados da pesquisa, destacamos a compreensão de que o
drama é direcionador do desenvolvimento e que a professora, ao narrar o que vive, expressa as tensões do
cotidiano e de suas condições sociais e culturais em busca de superação, adaptação e possibilidades outras em seu
permanente processo de formação.
This paper presents the results of a Doctoral research and has as its theme the teacher training. Eight narratives were taken as reflective axis, woven during the enactment of the teacher-researcher in a municipal public school. The (auto)biographical narrative research guided the entire investigation and was used as a source of data, as a literary resource and as a way of producing knowledge. The methodological path was marked by the writing of their own lived experiences, which we focus on in an attempt to locate, in the teacher's words, the events that are announced as dramatic. We also sought signs and indications of learning in the face of these events, in order to relate such experiences to the possible development of the teacher’s conscious personality. Thus, we are anchored in the cultural-historical theory and in the Vygotskian notion of drama, which had a main place in the production and understanding of the narratives. The evidential paradigm, developed by Carlo Ginzburg, contributed to the organization of the empirical material to search for the signs and indications that were revealed in the narratives.
This paper presents the results of a Doctoral research and has as its theme the teacher training. Eight narratives were taken as reflective axis, woven during the enactment of the teacher-researcher in a municipal public school. The (auto)biographical narrative research guided the entire investigation and was used as a source of data, as a literary resource and as a way of producing knowledge. The methodological path was marked by the writing of their own lived experiences, which we focus on in an attempt to locate, in the teacher's words, the events that are announced as dramatic. We also sought signs and indications of learning in the face of these events, in order to relate such experiences to the possible development of the teacher’s conscious personality. Thus, we are anchored in the cultural-historical theory and in the Vygotskian notion of drama, which had a main place in the production and understanding of the narratives. The evidential paradigm, developed by Carlo Ginzburg, contributed to the organization of the empirical material to search for the signs and indications that were revealed in the narratives.
Descrição
Palavras-chave
Narrativas (auto)biográficas, Formação docente, Drama, Teoria histórico-cultural, Desenvolvimento
Desenvolvimento., (Auto)biographical narratives, Teacher training, Drama, Cultural-historical theory, Development
Citação
FERRARESE, Elaine da Silveira Ribeiro; FERREIRA, Luciana Haddad; PUCCI, Renata Helena Pin. Narrativas (auto)biográficas de uma professora da Educação Básica: contribuições do drama
para o desenvolvimento docente1. Horizontes, p. e023017. 2023. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1547. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1547. Acesso em: 2024-08-27