As percepções de docentes sobre o ensino médio integrado projetos em disputa

Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes do ensino básico, técnico e tecnológico sobre o Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo não-experimental descritivo, em que se apresenta o processo de construção, validação e análise de um questionário aplicado virtualmente para uma amostra de 1.077 profissionais vinculados aos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Os resultados obtidos sinalizam a coexistência de projetos societários que perpassam o ideário e concepções diversas a respeito do EMI, refletindo a condição de antagonismo da sociedade em si.

El objetivo de este estudio fue analizar las percepciones de docentes de educación básica, técnica y tecnológica sobre la Enseñanza Media Integrada (EMI). Se trata de un estudio descriptivo, no experimental, transversal, en el que se presenta el proceso de construcción, validación y análisis de un cuestionario aplicado virtualmente a una muestra de 1077 profesionales vinculados a los 38 Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología brasileños. Los resultados obtenidos apuntan a la coexistencia de proyectos societarios que permean las ideas y diferentes concepciones sobre EMI, reflejando la condición de antagonismo de la propia sociedad

The objective of this study was to analyze the perceptions of teachers of basic, technical and technological education about Integrated High School (IHS). This is a cross-sectional, non-experimental, descriptive study in which the process of construction, validation and analysis of a questionnaire applied virtually to a sample of 1077 professionals linked to the 38 Federal Institutes of Education, Science and Technology in Brazil is presented. The results obtained point to the coexistence of societal projects that permeate the ideas and different conceptions about IHS, reflecting the condition of antagonism of society itself. Vocational education. Technical education. Teacher perception. Integrated high school. Escuela secundaria integrada.
Descrição
Palavras-chave
Educação profissional, Ensino técnico, Percepção docente, Ensino médio integrado, Educación professional, Educación técnica, Percepción docente, Integrated high school, Vocational education, Technical education, Teacher perception, Integrated high school, Escuela secundaria integrada
Citação
ARANTES, Ana Kelly; FONTE, Sandra Soares Della; SOARES, Talita Emidio Andrade; SOARES, Denilson Junio Marques. As percepções de docentes sobre o ensino médio integrado projetos em disputa. Revista da FAEEBA, p. 197-213. 2023. https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p197-213. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316/11268. Acesso em: 2024-07-10