A construção da memória: o trabalho como a “melhor escola” para a criança
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2588
Página(s)/e-location
1242-1265
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
17
4
out./dez.
17
4
out./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
A memória é uma construção social sujeita a frequentes manipulações de ordem ideológica e política. O presente trabalho teve como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o campo da memória, enquanto fenômeno social, para em seguida estender tais reflexões à instituição de memórias oficiais que justificaram a prática do trabalho infantil. Políticas públicas para a criança e para o adolescente pautaram-se em ensiná-los a ser úteis a si e à nação através do trabalho, deixando claro que houve a construção de uma memória oficial do “trabalho como a melhor escola”. Mesmo com o avanço legislativo ao longo dos anos, buscando resguardar o direito das crianças e dos adolescentes à educação, a existência do trabalho infantil ainda é uma realidade. É preciso solidificar a memória de que lugar de criança é na escola.
La memoria es una construcción social sujeta a frecuentes manipulaciones ideológicas y políticas. El presente trabajo tuvo como objetivo presentar algunas reflexiones sobre el campo de la memoria, como fenómeno social, para luego extender estas reflexiones a la institución de memorias oficiales que justificaron la práctica del trabajo infantil. Las políticas públicas para niños y adolescentes se basaron en enseñarles a ser útiles a sí mismos y a la nación a través del trabajo, dejando claro que se construyó una memoria oficial del “trabajo como mejor escuela”. Aún con los avances legislativos a lo largo de los años, buscando proteger el derecho de niños, niñas y adolescentes a la educación, la existencia del trabajo infantil sigue siendo una realidad. Es necesario solidificar la memoria de cuál es el lugar del niño en la escuela.
Memory is a social construction subject to frequent ideological and political manipulations. The present work aimed to present some reflections on the field of memory, as a social phenomenon, and then extend these reflections to the institution of official memories that justified the practice of child labor. Public policies for children and adolescents were based on teaching them to be useful to themselves and the nation through work, making it clear that an official memory of “work as the best school” was built. Even with legislative progress over the years, seeking to protect the right of children and adolescents to education, the existence of child labor is still a reality. It is necessary to solidify the memory of what a child's place is at school.
La memoria es una construcción social sujeta a frecuentes manipulaciones ideológicas y políticas. El presente trabajo tuvo como objetivo presentar algunas reflexiones sobre el campo de la memoria, como fenómeno social, para luego extender estas reflexiones a la institución de memorias oficiales que justificaron la práctica del trabajo infantil. Las políticas públicas para niños y adolescentes se basaron en enseñarles a ser útiles a sí mismos y a la nación a través del trabajo, dejando claro que se construyó una memoria oficial del “trabajo como mejor escuela”. Aún con los avances legislativos a lo largo de los años, buscando proteger el derecho de niños, niñas y adolescentes a la educación, la existencia del trabajo infantil sigue siendo una realidad. Es necesario solidificar la memoria de cuál es el lugar del niño en la escuela.
Memory is a social construction subject to frequent ideological and political manipulations. The present work aimed to present some reflections on the field of memory, as a social phenomenon, and then extend these reflections to the institution of official memories that justified the practice of child labor. Public policies for children and adolescents were based on teaching them to be useful to themselves and the nation through work, making it clear that an official memory of “work as the best school” was built. Even with legislative progress over the years, seeking to protect the right of children and adolescents to education, the existence of child labor is still a reality. It is necessary to solidify the memory of what a child's place is at school.
Descrição
Palavras-chave
Memória, Educação, Trabalho infantil, Memoria, Educación, Trabajo infantil, Memory, Education, Child labor
Citação
OLIVEIRA, Glenda Felix; SANTOS, João Diogenes Ferreira dos. A construção da memória: o trabalho como a “melhor escola” para a criança. Revista HISTEDBR On-line, p. 1242-1265. 2017. https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8645861. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645861. Acesso em: 2024-06-25