História da escola no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Autores
ORCID
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
782-810
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
17
3
jul./set.
17
3
jul./set.
Fonte
Coleções
Resumo
O texto discute a experiência com educação escolar gerada no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, efetuando uma análise do percurso da escola neste Movimento Social e uma divisão de sua história em períodos. Para essa periodização tomamos por base a revisão documental, a qual foi analisada em relação ao contexto mais amplo em que se movia o MST, apoiando-se ainda em dados de observações em escolas, encontros de formação e entrevistas. Para caracterizar como a questão escolar se constitui no MST o artigo propõe cinco períodos: “constituição da questão escolar”, visível entre 1979 e 1991; “consolidação da proposta de escola” entre 1992 e 1995; “da escola à educação no MST” é um movimento que ocorre entre 1996 e os anos 2000; “massificação e ‘crise’ da escola” no período 2001 - 2006 e, por fim, entre 2007 a 2016 identificamos uma “retomada das elaborações sobre escola: radicalização na concepção, recuo nas lutas”. O artigo conclui que o MST gesta, em meio a grandes limites e contradições, uma rica experiência de escola na perspectiva da classe trabalhadora, voltada à transformação social, o que inclui a transformação da própria escola. Indica ainda a existência de uma íntima articulação entre o conjunto das lutas deste Movimento e os papéis e objetivos atribuídos à escola, visíveis nos períodos assinalados.
El texto analiza la experiencia con la educación escolar generada en el seno del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST, analizando la trayectoria de la escuela en ese Movimiento Social y dividiendo su historia en períodos. Para esta periodización, tomamos como base la revisión documental, que fue analizada en relación al contexto más amplio en el que operaba el MST, apoyándonos también en datos de observaciones en escuelas, reuniones de capacitación y entrevistas. Para caracterizar cómo se constituye la cuestión escolar en el MST, el artículo propone cinco períodos: “constitución de la cuestión escolar”, visible entre 1979 y 1991; “consolidación de la propuesta escolar” entre 1992 y 1995; “de la escuela a la educación en el MST” es un movimiento ocurrido entre 1996 y la década de 2000; “masificación y ‘crisis’ escolar” en el período 2001 - 2006 y, finalmente, entre 2007 y 2016 identificamos una “reanudación de las elaboraciones sobre la escuela: radicalización en la concepción, retroceso en las luchas”. El artículo concluye que el MST genera, en medio de grandes límites y contradicciones, una rica experiencia escolar desde la perspectiva de la clase trabajadora, orientada a la transformación social, que incluye la transformación de la propia escuela. También indica la existencia de una articulación íntima entre todas las luchas de este Movimiento y los roles y objetivos atribuidos a la escuela, visible en los períodos destacados.
The text discusses the experience with school education generated within the Landless Rural Workers Movement - MST, analyzing the school's trajectory in this Social Movement and dividing its history into periods. For this periodization, we took as a basis the documentary review, which was analyzed in relation to the broader context in which the MST operated, also relying on data from observations in schools, training meetings and interviews. To characterize how the school issue is constituted in the MST, the article proposes five periods: “constitution of the school issue”, visible between 1979 and 1991; “consolidation of the school proposal” between 1992 and 1995; “from school to education in the MST” is a movement that occurred between 1996 and the 2000s; “massification and school ‘crisis’” in the period 2001 - 2006 and, finally, between 2007 and 2016 we identified a “resumption of elaborations on school: radicalization in conception, retreat in struggles”. The article concludes that the MST generates, amid great limits and contradictions, a rich school experience from the perspective of the working class, aimed at social transformation, which includes the transformation of the school itself. It also indicates the existence of an intimate articulation between all the struggles of this Movement and the roles and objectives attributed to the school, visible in the periods highlighted.
El texto analiza la experiencia con la educación escolar generada en el seno del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST, analizando la trayectoria de la escuela en ese Movimiento Social y dividiendo su historia en períodos. Para esta periodización, tomamos como base la revisión documental, que fue analizada en relación al contexto más amplio en el que operaba el MST, apoyándonos también en datos de observaciones en escuelas, reuniones de capacitación y entrevistas. Para caracterizar cómo se constituye la cuestión escolar en el MST, el artículo propone cinco períodos: “constitución de la cuestión escolar”, visible entre 1979 y 1991; “consolidación de la propuesta escolar” entre 1992 y 1995; “de la escuela a la educación en el MST” es un movimiento ocurrido entre 1996 y la década de 2000; “masificación y ‘crisis’ escolar” en el período 2001 - 2006 y, finalmente, entre 2007 y 2016 identificamos una “reanudación de las elaboraciones sobre la escuela: radicalización en la concepción, retroceso en las luchas”. El artículo concluye que el MST genera, en medio de grandes límites y contradicciones, una rica experiencia escolar desde la perspectiva de la clase trabajadora, orientada a la transformación social, que incluye la transformación de la propia escuela. También indica la existencia de una articulación íntima entre todas las luchas de este Movimiento y los roles y objetivos atribuidos a la escuela, visible en los períodos destacados.
The text discusses the experience with school education generated within the Landless Rural Workers Movement - MST, analyzing the school's trajectory in this Social Movement and dividing its history into periods. For this periodization, we took as a basis the documentary review, which was analyzed in relation to the broader context in which the MST operated, also relying on data from observations in schools, training meetings and interviews. To characterize how the school issue is constituted in the MST, the article proposes five periods: “constitution of the school issue”, visible between 1979 and 1991; “consolidation of the school proposal” between 1992 and 1995; “from school to education in the MST” is a movement that occurred between 1996 and the 2000s; “massification and school ‘crisis’” in the period 2001 - 2006 and, finally, between 2007 and 2016 we identified a “resumption of elaborations on school: radicalization in conception, retreat in struggles”. The article concludes that the MST generates, amid great limits and contradictions, a rich school experience from the perspective of the working class, aimed at social transformation, which includes the transformation of the school itself. It also indicates the existence of an intimate articulation between all the struggles of this Movement and the roles and objectives attributed to the school, visible in the periods highlighted.
Descrição
Palavras-chave
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Escola, História, Reforma Agrária, Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra, Escuela, Historia, Reforma agraria, Landless Rural Workers Movement, School, History, Land reform
Citação
DALMAGRO, Sandra Luciana. História da escola no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Revista HISTEDBR On-line, p. 782-810. 2017. https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645847. Acesso em: 2024-06-25