A modernidade e o projeto de formação humana Comeniano
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
448-468
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
17
2
abr./jun.
17
2
abr./jun.
Fonte
Coleções
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de formação humana comeniano expressa na sua obra-prima A Didáctica Magna. A primeira parte do texto constitui-se num panorama histórico do contexto social vivenciado pelo pensador durante os séculos XVI e XVII, no que diz respeito aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Em seguida, apresentamos a concepção de homem, educação e infância em Coménio e sua ligação com o projeto social almejado pelo mesmo, portanto, evidenciando as influências filosóficas, políticas e econômicas que marcaram o período de transição entre a Idade Média e a Modernidade. Por fim, apresentamos as nossas considerações finais e salientamos a importância de pensarmos a infância como uma categoria social vista sob os diversos aspectos sociais (econômico, político, cultural e social).
Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto comeniano de formación humana expresado en su obra maestra A Didáctica Magna. La primera parte del texto constituye un panorama histórico del contexto social vivido por el pensador durante los siglos XVI y XVII, en lo que respecta a los aspectos sociales, políticos, económicos y culturales. A continuación, presentamos la concepción del hombre, la educación y la infancia en Coménio y su conexión con el proyecto social buscado por él, destacando así las influencias filosóficas, políticas y económicas que marcaron el período de transición entre la Edad Media y la Modernidad. Finalmente, presentamos nuestras consideraciones finales y destacamos la importancia de pensar la infancia como una categoría social vista desde diferentes aspectos sociales (económico, político, cultural y social).
This work aims to present the Comenian human formation project expressed in his masterpiece A Didáctica Magna. The first part of the text constitutes a historical overview of the social context experienced by the thinker during the 16th and 17th centuries, with regard to social, political, economic and cultural aspects. Next, we present the conception of man, education and childhood in Coménio and its connection with the social project sought by him, therefore, highlighting the philosophical, political and economic influences that marked the transition period between the Middle Ages and Modernity. Finally, we present our final considerations and highlight the importance of thinking about childhood as a social category seen from different social aspects (economic, political, cultural and social).
Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto comeniano de formación humana expresado en su obra maestra A Didáctica Magna. La primera parte del texto constituye un panorama histórico del contexto social vivido por el pensador durante los siglos XVI y XVII, en lo que respecta a los aspectos sociales, políticos, económicos y culturales. A continuación, presentamos la concepción del hombre, la educación y la infancia en Coménio y su conexión con el proyecto social buscado por él, destacando así las influencias filosóficas, políticas y económicas que marcaron el período de transición entre la Edad Media y la Modernidad. Finalmente, presentamos nuestras consideraciones finales y destacamos la importancia de pensar la infancia como una categoría social vista desde diferentes aspectos sociales (económico, político, cultural y social).
This work aims to present the Comenian human formation project expressed in his masterpiece A Didáctica Magna. The first part of the text constitutes a historical overview of the social context experienced by the thinker during the 16th and 17th centuries, with regard to social, political, economic and cultural aspects. Next, we present the conception of man, education and childhood in Coménio and its connection with the social project sought by him, therefore, highlighting the philosophical, political and economic influences that marked the transition period between the Middle Ages and Modernity. Finally, we present our final considerations and highlight the importance of thinking about childhood as a social category seen from different social aspects (economic, political, cultural and social).
Descrição
Palavras-chave
Educação, Modernidade, Coménio, Formação humana, Educación, Modernidad, Comenio, formación humana, Education, Modernity, Comenius, Human formation
Citação
OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; LUCENA, Carlos Alberto; NETTO, Mario Borges. A modernidade e o projeto de formação humana Comeniano. Revista HISTEDBR On-line, p. 448-468. 2017. https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650441. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650441. Acesso em: 2024-06-25