Laicismo, liberdade religiosa e educação no Brasil na perspectiva do apostolado positivista (1880-1930)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
963-979
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
18
4
out./dez.
Fonte
Resumo
Neste artigo, discutimos sobre o papel do Apostolado Positivista do Brasil nos encaminhamentos acerca do laicismo na Primeira República. A questão religiosa ocupou parte dos debates desde o Império, mobilizando políticos, intelectuais e homens de negócios. Esse tema tem sido objeto de muitos autores, entre eles Cunha (2013, 2017), Saviani (2007) e Junqueira (2002). A tentativa de tornar o Ensino Religioso facultativo nas escolas foi uma longa trajetória marcada por contradição, avanços, recuos, conflitos e conciliações. Nesse cenário, é importante compreender as formas assumidas pelo religioso no Brasil, merecendo ser revisitado e analisado dentro da peculiaridade brasileira. No começo da República, o campo religioso ficava cada vez mais complexo. Os positivistas reconheciam a Igreja Católica, porém, não desejavam submeter-se aos seus representantes.

En este artículo discutimos el papel del Apostolado Positivista de Brasil en los encaminamientos acerca del laicismo frente a la hegemonía del catolicismo en la Primera República. La cuestión religiosa ocupó gran parte de los debates desde el Imperio, movilizando políticos, intelectuales y hombres de negocios. Este tema ha sido objeto de muchos autores, entre ellos Cunha (2013, 2017), Saviani (2007) y Junqueira (2002). El intento de hacer la Enseñanza Religiosa facultativa en las escuelas fue una larga trayectoria marcada por contradicción, avances, retrocesos, conflictos y conciliaciones. En este escenario es importante comprender las formas asumidas por el religioso en Brasil, mereciendo ser revisitado y analizado, dentro de la peculiaridad brasileña. En el comienzo de la República el campo religioso quedaba cada vez más complejo. Los positivistas reconocían a la Iglesia Católica, pero no deseaban someterse ni a ella, ni a sus representantes.

In this article we discuss the role of the Positivist Apostolate of Brazil in the referrals about secularism in the face of the hegemony of Catholicism in the First Republic. The religious question has occupied much of the debates since the Empire, mobilizing politicians, intellectuals and businessmen. This topic has been the subject of many authors, among them Cunha (2013, 2017), Saviani (2007) and Junqueira (2002). The attempt to make Religious Education facultative in schools was a long trajectory marked by contradiction, advances, retreats, conflicts and conciliations. In this scenario it is important to understand the forms assumed by the religious in Brazil, deserving to be revisited and analyzed, within the Brazilian peculiarity. At the beginning of the Republic the religious field became increasingly complex. The positivists recognized the Catholic Church, but they did not wish to submit to it, nor to their representatives.
Descrição
Palavras-chave
Laicidade, Educação, Positivismo, Liberdade religiosa, Laicidad, Educación, Positivismo, Libertad religiosa, Laicity, Education, Positivism, Religious freedom
Citação
SILVA, João Carlos da. Laicismo, liberdade religiosa e educação no Brasil na perspectiva do apostolado positivista (1880-1930). Revista HISTEDBR On-line, p. 963-979. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653196. Acesso em: 2024-06-20