O arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005): um suporte para a escrita de si

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível tórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
445-461
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
18
2
abr.jun.
Fonte
Resumo
A prática cultural de compor um arquivo pessoal pode ser demarcada a partir do século XVIII, oriunda da relação que o indivíduo moderno estabeleceu com seus documentos e a produção de uma memória de si. Essas ações estenderam-se durante o século XIX e século XX, porém foram impactadas pelas mudanças ocorridas na produção de suportes para tal atividade, nas modificações no setor da comunicação e na expansão da prática da leitura e da escrita. Nascida no início do século XX, a professora Pórcia Guimarães Alves constituiu um vasto arquivo – o qual contém documentos forjados nos espaços públicos em que frequentou e outros produzidos em seu ambiente privado – cuja composição serviu de suporte material para uma escrita de si da docente. Dessa forma, o artigo procurou responder: Qual a escrita de si, dada a ler, que o ordenamento e o conteúdo do arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) proporcionam? O artigo objetivou analisar a escrita de si expressa no arquivo pessoal de Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) e delimitou os objetivos específicos em: descrever alguns aspectos e conteúdo do arquivo da professora; procurar possíveis lógicas oriundas da docente para o ordenamento do material guardado em seu arquivo; e sistematizar seu arquivo pessoal, a fim de buscar a escrita de si nele contido. A pesquisa documental contou com o arcabouço teórico-metodológico de Gomes (2004); e Artières (1998). Os resultados levam a crer que no processo de constituição do arquivo pessoal, a professora elaborava uma representação de si ao mesmo tempo em que constituía sua identidade.

La práctica cultural de componer un archivo personal puede ser demarcada a partir del siglo XVIII, oriunda de la relación que el individuo moderno estableció con sus documentos y la producción de una memoria de sí. Estas acciones se extendieron durante el siglo XIX y el siglo XX, pero fueron impactadas por los cambios ocurridos en la producción de soportes para tal actividad, en las modificaciones en el sector de la comunicación y en la expansión de la práctica de la lectura y la escritura. Nacida a principios del siglo XX, la profesora Pórcia Guimarães Alves constituyó un vasto archivo - conteniendo documentos forjados en los espacios públicos en que frecuentó y otros producidos en su ambiente privado - cuya composición sirvió de soporte material para una escritura de sí de la docente. De esta forma, el artículo buscó responder: Cuál es la escritura de sí, dada a leer, que el ordenamiento y contenido del archivo personal de la profesora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) proporciona? El artículo objetivó analizar la escritura de sí expresada en el archivo personal de Pórcia Guimarães Alves (1917-2005), y delimitó los objetivos específicos en: describir algunos aspectos y contenido del archivo de la profesora; buscar posibles lógicas oriundas de la docente para el ordenamiento del material guardado en su archivo; y sistematizar su archivo personal, buscando la escritura de sí en él contenida. La investigación documental contó con el marco teórico-metodológico de Gomes (2004); y Artières (1998). Los resultados conduce a creer que, en el proceso de constitución del archivo personal, la profesora elaboraba una representación de sí y constituía su identidad.

The cultural practice of composing a personal archive can be demarcated from the eighteenth century, derived from the relationship that the modern individual established with his documents and the production of a memory of himself. These actions extended during the nineteenth and twentieth centuries, but were impacted by changes in the production of media for such activity, changes in the communication sector and the expansion of reading and writing practice. Born in the early twentieth century, Professor Pórcia Guimarães Alves had a vast archive - containing documents forged in the public spaces where she attended and others produced in her private environment - whose composition served as material support for a writing of the teacher. In this way, the article sought to answer: What is the self-writing, given to read, that the ordering and content of the personal archive of Professor Pórcia Guimarães Alves (1917-2005) provides? The article aimed to analyze the self-writing expressed in the personal archive of Pórcia Guimarães Alves (1917-2005), and delimited the specific objectives in: describing some aspects and content of the teacher's file; look for possible logics from the teacher for the ordering of material stored in your file; and systematize his personal archive, seeking the writing of himself contained therein. The documentary research had the theoretical-methodological framework of Gomes (2004); and Artières (1998). The results lead one to believe that, in the process of constitution of the personal archive, the teacher elaborated a representation of itself and constituted its identity.
Descrição
Palavras-chave
História da educação, Pórcia Guimarães Alves (1917-2005), Arquivos pessoais, Escrita de si., Historia de la educación, Pórcia Guimarães Alves (1917-2005), Archivos personales, Escritura de sí., History of education, Pórcia Guimarães Alves (1917-2005), Personal archives, Self-writing.
Citação
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins. O arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005): um suporte para a escrita de si. Revista HISTEDBR On-line, p. 445-461. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652179. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652179. Acesso em: 2024-06-20