A construção e difusão do conhecimento por meio de contos africanos: a tradição oral sobre a cosmologia Iorubá

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
e020024
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
20
Fonte
Resumo
Esta produção faz uma breve reflexão sobre a forma de construção e difusão de conhecimento a partir de práticas orais da cultura africana por meio dos contos e lendas repassados entre as gerações. O tema escolhido para a observação, investigação e construção teórica foi a cosmologia, a forma de encarar o surgimento do universo, fazendo um paralelo da ciência formal com a cultura africana. Faz, de forma introdutória, uma análise comparativa da difusão do conhecimento da ciência formal e os dos contos africanos, acerca do assunto, tendo as distintas visões, sem com isso legitimar ou hierarquizar nenhuma das possibilidades observadas. Trata-se de duas formas de representação do conhecimento, o cânone científico formal da concepção do universo e a maneira lúdica, e não menos importante, que a tradição africana concebe a criação do mundo e dos seres humanos. A construção e o emprego do conceito de oralitura sobre o tema é uma das conquistas do texto, trazendo também consigo e em consequência, a dimensão das africanidades incrustadas no processo de difusão de saberes e conhecimento.

Esta producción hace una breve reflexión sobre la forma de construcción y difusión del conocimiento a partir de las prácticas orales de la cultura africana a través de los cuentos y leyendas transmitidas entre generaciones. El tema elegido para la observación, la investigación y la construcción teórica fue la cosmología, la forma de enfrentar el surgimiento del universo, haciendo un paralelo entre la ciencia formal y la cultura africana. Introduce, de manera introductoria, un análisis comparativo de la difusión del conocimiento de la ciencia formal y de los cuentos africanos, sobre el tema, teniendo los diferentes puntos de vista, sin legitimar ni jerarquizar ninguna de las posibilidades observadas. Estas son dos formas de representación del conocimiento, el canon científico formal de la concepción del universo y la forma lúdica, y no menos importante, de que la tradición africana concibe la creación del mundo y de los seres humanos. La construcción y el uso del concepto de lectura oral sobre el tema es uno de los logros del texto, que también trae consigo y, en consecuencia, la dimensión de las africanidades incrustadas en el proceso de difusión del conocimiento.

This production makes a brief reflection on the form of construction and diffusion of knowledge from oral practices of African culture through the tales and legends passed on between generations. The theme chosen for observation, research and theoretical construction was cosmology, the way of facing the emergence of the universe, making a parallel between formal science and African culture. It introduces, in an introductory way, a comparative analysis of the diffusion of knowledge of formal science and those of African tales, on the subject, having the different views, without legitimizing or hierarchizing any of the possibilities observed. These are two forms of knowledge representation, the formal scientific canon of the conception of the universe and the playful way, and not least, that the African tradition conceives the creation of the world and of human beings. The construction and use of the concept of oral reading on the theme is one of the achievements of the text, also bringing with it and consequently the dimension of Africanities embedded in the process of spreading knowledge and knowledge.
Descrição
Palavras-chave
Africanidades, Conhecimento, Cosmologia, Oralitura, Africanidades, Conocimiento, Cosmologia, Oralitura, Africanities, Knowledge, Cosmology, Oralitura
Citação
SANTOS FILHO, Eudaldo Francisco; ALVES, Janaina Bastos. A construção e difusão do conhecimento por meio de contos africanos: a tradição oral sobre a cosmologia Iorubá. Revista HISTEDBR On-line, p. e020024. 2020. https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653745. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653745. Acesso em: 2024-06-14