As contribuições do grupo de estudo e de pesquisa “História, Sociedade e Educação” dos Campos Gerais-PR: à historiografia regional e brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
e023053
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
23
Fonte
Resumo
O objetivo deste trabalho é socializar os resultados da pesquisa sobre a produção colaborativa do grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, dos Campos Gerais-PR (HISTEDBR Campos Gerais) - grupo composto por professores e por acadêmicos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), sediado na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tendo como parceira a Universidade Rovuma, desde o ano de 2021, o grupo tem buscado expandir seus estudos, pesquisas e atividades, visando compreender a história da educação na região dos Campos Gerais, no Brasil e em Moçambique, por meio da totalidade histórica. O objetivo foi perseguido a partir da análise das teses e das dissertações produzidas pelo grupo, olhando, nestes trabalhos, para seus perfis e para as suas colaborações à história da educação regional e brasileira entre os anos de 1990-2022. Quanto à metodologia, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, apoiado em base documental. A coleta de dados foi realizada por meio da busca no Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lócus do grupo, bem como no cadastro dos currículos dos pesquisadores, na Plataforma Lattes. O trabalho se torna relevante devido à importância do grupo para o levantamento e catalogação das fontes primárias e secundárias das Instituições Escolares de seu âmbito de estudos e, assim, melhor compreendendo a educação regional, brasileira e moçambicana. Os dados coletados pelo grupo são socializados por meio do Centro de Documentação da História da Educação no Paraná (CDHISTEDPR).

El objetivo de este trabajo es compartir los resultados de la investigación sobre la producción colaborativa del Grupo de Investigación Historia, Sociedad y Educación en Brasil, de Campos Gerais-PR (HISTEDBR Campos Gerais) - un grupo compuesto por profesores y estudiantes de pregrado y posgrado Grado (maestría y doctorado), con sede en la Universidad Estatal de Ponta Grossa. Con la Universidad de Rovuma como socio, desde 2021, el grupo busca ampliar sus estudios, investigaciones y actividades, con el objetivo de comprender la historia de la educación en la región de Campos Gerais, en Brasil y Mozambique, a través de la totalidad histórica. El objetivo fue perseguido a partir del análisis de las tesis y disertaciones producidas por el grupo, buscando, en esos trabajos, sus perfiles y sus contribuciones a la historia de la educación regional y brasileña, entre los años 1990-2022. En cuanto a la metodología, se caracteriza por ser una investigación cualitativa, de carácter exploratorio-descriptivo, sustentada en una base documental. La recolección de datos se realizó a través de la búsqueda en la Base de Datos de Tesis y Disertaciones del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Estadual de Ponta Grossa (UEPG), el locus del grupo, así como el registro de los currículos de los investigadores, en la Plataforma Lattes. El trabajo se vuelve relevante debido a la importancia del grupo para el levantamiento y catalogación de fuentes primarias y secundarias de las Instituciones Escolares en su campo de estudio y, así, comprender mejor la educación regional, brasileña y mozambiqueña. Los datos recopilados por el grupo son compartidos a través del Centro de Documentación de Historia de la Educación en Paraná (CDHISTEDPR).

The objective of this work is to share the results of the research on the collaborative production of the Research Group History, Society and Education in Brazil, from Campos Gerais-PR (HISTEDBR Campos Gerais) - a group composed of professors and undergraduate and graduate students. degree (master's and doctorate), based at the State University of Ponta Grossa. With Rovuma University as a partner, since 2021, the group has sought to expand its studies, research and activities, aiming to understand the history of education in the Campos Gerais region, in Brazil and Mozambique, through the historical totality. The objective was pursued from the analysis of the theses and dissertations produced by the group, looking, in these works, at their profiles and at their contributions to the history of regional and Brazilian education between the years 1990-2022. As for the methodology, it is characterized as a qualitative research, of an exploratory-descriptive nature, supported by a documentary basis. Data collection was carried out by searching the Theses and Dissertations Database of the Graduate Program in Education at the State University of Ponta Grossa (UEPG), the group's locus, as well as the registration of the researchers' curricula, on the Lattes Platform. The work becomes relevant due to the importance of the group for the survey and cataloging of primary and secondary sources of the School Institutions in its field of study and, thus, better understanding regional, Brazilian and Mozambican education. The data collected by the group are shared through the History of Education Documentation Center in Paraná (CDHISTEDPR).
Descrição
Palavras-chave
Educação, HISTEDBR Campos Gerais, Grupo de estudos e pesquisas, História da educação, Educación, HISTEDBR Campos Gerais, Grupo de estudio e investigación, Historia de la educación, Education, HISTEDBR Campos Gerais, Study and research group, History of education
Citação
VANTITIA, Felismina João Baptista; GRACINO, Eliza Ribas; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; MANUEL, Amone Alfredo. As contribuições do grupo de estudo e de pesquisa “História, Sociedade e Educação” dos Campos Gerais-PR: à historiografia regional e brasileira. Revista HISTEDBR On-line, p. e023053. 2023. https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8674148. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674148. Acesso em: 2024-06-05