Ser professora de escola pública na segunda metade do século XIX: a trajetória de Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) no Norte de Minas Gerais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
e023040
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
23
Fonte
Resumo
Investigamos a formação escolar de Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) nascida em Diamantina/MG, analisamos o processo do seu concurso público para o provimento da vaga da escola mista de Três Barras (Serro/MG) a partir de documentos governamentais e listamos e analisamos as matérias que devia dominar para se tornar professora. Contamos através de documentos encontrados em arquivos públicos (pesquisa bibliográfica e documental) o cotidiano da escola da mestra Chiquinha Leite e os dilemas da profissão docente na segunda metade do século XIX (análise histórico-crítica), em especial com as mudanças econômicas cuja abolição da escravidão de 1888 é um dos exemplos, seguida da Proclamação da República de 1889. Este estudo permite avaliar as características ético-morais necessárias para o exercício do magistério das professoras no “Brasil profundo” do Norte de Minas Gerais.

Investigamos la escolarización de Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) nacida en Diamantina/MG, analizamos el proceso de su concurso público para llenar la vacante de la escuela mixta de Três Barras (Serro/MG) a partir de documentos gubernamentales y enumere y analice las materias que debe dominar para convertirse en maestro. Contamos a través de documentos encontrados en archivos públicos (investigación bibliográfica y documental) la vida cotidiana de la escuela del maestro Chiquinha Leite y los dilemas de la profesión docente en la segunda mitad del siglo XIX (análisis histórico-crítico), especialmente con los cambios económicos cuya abolición de la esclavitud en 1888 es uno de los ejemplos, seguido de la Proclamación de la República de 1889. Este estudio permite evaluar las características ético-morales necesarias para el ejercicio de la profesión docente de los docentes en el “Brasil profundo” del Norte de Minas Gerais.

We investigated the schooling of Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) born in Diamantina/MG, we analyzed the process of her public contest to fill the vacancy of the mixed school of Três Barras (Serro/MG) from government documents and we list and analyze the subjects you should master to become a teacher. We tell through documents found in public archives (bibliographic and documentary research) the daily life of the school of master Chiquinha Leite and the dilemmas of the teaching profession in the second half of the 19th century (historical-critical analysis), especially with the economic changes whose abolition of slavery in 1888 is one of the examples, followed by the Proclamation of the Republic of 1889. This study makes it possible to evaluate the ethical-moral characteristics necessary for the exercise of the teaching profession of teachers in the “deep Brazil” of the North of Minas Gerais.
Descrição
Palavras-chave
História da educação, Instrução pública do século XIX, Prática docente feminina, Historia de la educación, Educación pública del siglo XIX, Práctica docente femenina, History of education, 19th century public instruction, Female teaching practice
Citação
BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. Ser professora de escola pública na segunda metade do século XIX: a trajetória de Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) no Norte de Minas Gerais. Revista HISTEDBR On-line, p. e023040. 2023. https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669953. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8669953. Acesso em: 2024-06-05