Contribuições da perspectiva crítico-emancipadora para o ensino de Física no contexto camponês

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
e023032
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
23
Fonte
Resumo
A Educação do Campo é um paradigma educacional contra-hegemônico construído com a população camponesa, em oposição à Educação Rural. Nesse contexto de disputa, o objetivo deste trabalho é identificar, em nível teórico, contribuições da Educação Crítico-Emancipadora para o ensino de Física na Educação do Campo. A Educação Crítico-Emancipadora se fundamenta no materialismo histórico-dialético e concebe a realidade como dialética, dinâmica e contraditória. Ela procura superar tanto a perspectiva da racionalidade-técnica com a epistemologia da prática por meio da epistemologia da práxis, sendo alguns de seus princípios o trabalho, a relação teoria e prática e a emancipação. O método adotado neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Como resultado, pode-se apontar que o ensino de Física na Educação do Campo na perspectiva crítico-emancipadora considera o trabalho camponês como princípio educativo; promove o saber e o conhecimento sólido da Física para os sujeitos do campo e reconhece a dimensão política do ensino de Física nas escolas do campo.

La Educación Rural es un paradigma educativo contrahegemónico construido con la población campesina, en oposición a la Educación Rural. En este contexto de disputa, el objetivo de este trabajo es identificar, a nivel teórico, aportes de la Educación Crítico-Emancipadora a la enseñanza de la Física en la Educación Rural. La Educación Crítico-Emancipadora se basa en el materialismo histórico-dialéctico y concibe la realidad como dialéctica, dinámica y contradictoria. Busca superar tanto la perspectiva técnico-racional como la epistemología de la práctica a través de la epistemología de la praxis, siendo algunos de sus principios el trabajo, la relación entre teoría y práctica y la emancipación. El método adoptado en este trabajo fue la investigación bibliográfica. Como resultado, se puede señalar que la enseñanza de la Física en la Educación Rural desde la perspectiva crítico-emancipadora considera el trabajo campesino como un principio educativo; promueve el conocimiento y solidez de la Física para sujetos rurales y reconoce la dimensión política de la enseñanza de la Física en las escuelas rurales.

Countryside Education is a counter-hegemonic educational paradigm built with the rural population, in opposition to Rural Education. In this context of dispute, the objective of this work is to discuss and reflect on how Physics teaching can take place from a critical-emancipating perspective. Critical-Emancipatory Education is based on historical-dialectical materialism and conceives reality as dialectical, dynamic and contradictory. It seeks to overcome both the technical-rationality perspective and the epistemology of practice through the epistemology of praxis, with some of its principles being work, the relationship between theory and practice and emancipation. The method adopted was bibliographic research. As a result, Physics teaching in Rural Education from the critical-emancipating perspective considers peasant work as an educational principle; promotes Physics know and solid knowledge for rural workers and recognizes the political dimension of Physics teaching in rural schools.
Descrição
Palavras-chave
Educação no campo, Formação de professores, Epistemologia da práxis perspectiva crítico-emancipadora, Educación en el campo, Formación de profesores, Epistemología de la praxis Perspectiva crítico-emancipadora, Education in the countryside, Teacher training, Epistemology of praxis Critical-emancipating perspective
Citação
SILVA, Alexandre Leite dos Santos. Contribuições da perspectiva crítico-emancipadora para o ensino de Física no contexto camponês. Revista HISTEDBR On-line, p. e023032. 2023. https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670063. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8670063. Acesso em: 2024-06-05