Ensino comum nacional: princípios históricos e políticos

Resumo
Este artigo apresenta um estudo no qual a problemática situa-se no contexto da Educação contemporânea (2015-2018) e visa responder o que seria o ensino comum nacional, seus aspectos históricos e políticos, tendo como fonte primária o documento Base Nacional Comum Curricular-BNCC, homologado pelo Ministério da Educação no período de 2017-2018. Destacamos o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, alicerçado a categorias centrais que o fundamentam. O documento apresenta um encaminhamento do sujeito para a autorregulação do aprendizado, para o ideário de cidadania, empreendedorismo, protagonismo e a um projeto de vida que expressam indicadores liberais revivificados na ideologia neoliberal. O conceito de conhecimento situa-se no desenvolvimento de competências e habilidades, em que o mundo do trabalho torna-se um eixo norteador geral para o documento e a concepção de Educação-Ensino a ser institucionalizada pela escola visa compor o modelo de exigências globais e de mundialização do capital. Desta maneira, adjacentes as constantes reestruturações do capital, a educação escolar situa-se em meio às contradições e disputas sociais em que pese termos como equidade e meritocracia. É fundamental que o movimento coletivo dos profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem na escola, reinterpretem os documentos legais para que possam compor um movimento crítico, contudo, há a necessidade do desenvolvimento do ensino enquanto conhecimento universal na perspectiva histórica e crítica, como materialização da ação transformadora dos sujeitos enquanto práxis dentro da sociedade, considerando o arrazoado científico produzido pelas instituições de pesquisa em educação que tangenciam de forma contra-hegemônica.

Esta investigación presenta un estudio en el que se ubica el problema en el contexto de la Educación contemporánea (2015-2018) y pretende dar respuesta a lo que sería la educación común nacional, sus aspectos históricos y políticos, teniendo como fuente primaria la Base Nacional Común Curricular-BNCC, la cual fue homologado por el Ministerio de la Educación (2017-2018). Destacamos el materialismo histórico y dialéctico como presupuesto teórico y metodológico conectado con las categorías centrales que fundamentan. Presenta un encaminar del sujeto para la autorregulación del aprendizaje, para el ideario de la ciudadanía, emprendimiento, protagonismo y un proyecto de vida lo que expresan indicadores revivificados de la ideología neoliberal. El concepto de conocimiento ubicase al desenvolvimiento de las competencias y habilidades, lo cual el mundo del trabajo quedase un eje norteado general para la BNCC. La concepción de Educación-Enseñanza va a ser institucionalizada por la escuela, la cual visa componer el modelo de exigencias globales, de este modo, adyacentes a las constantes reestructuraciones del capital, la educación institucional ubicase al medio de las contradicciones y peleas sociales de lo cual pese tenernos como equidad y meritocracia. Es fundamental que los profesionales envueltos con el proceso de enseñanza y aprendizaje reinterpreten los documentos legales para que puedan componer un movimiento crítico, y más, existe la necesidad del desenvolvimiento de la enseñanza mientras conocimiento universal en la perspectiva histórica y crítica como materialización de la acción transformadora de los sujetos mientras praxis dentro de la sociedad, considerando el razonado científico producido por las instituciones de investigación educacional que están tangente de modo contra hegemónico.

This article presents a study in which the problem is located in the context of contemporary Education (2015-2018) and aims to answer what would be the national common education, its historical and political aspects, this work presents a study based on documental analysis and literature review on a contemporary education context having as a primary source the National Curricular Common Base, ratified by the Ministry of Education in 2017-2018. We highlight historical materialism and dialectic as a theoretical and methodological assumption, rooted on central categories that base them. It presents to the subject a way to self regulation the learning, to citizenship ideas, entrepreneurship, protagonism and a life project that expresses liberal indicators revived in the neoliberal ideology. The knowledge concept is based on habilities and competence development, in which the world of work is a general guideline to the document and to the Teaching-Learning conception to be institutionalized by the school that aims at creating a model of global demandings and capital globalization. Thus, adjoing the continuous capital restructures school education is surrounded by contradictions and social contests in which terms such as equity and meritocracy are important. It is essencial that the collective effort of professionals involved into the teaching/learning process read and understand constantly the legal documents aiming at composing a critical movement. However there is some necessity of developing a teaching process based on a global knowledge into a critical and historical perspective as a materialization of subject trasnforming action as a praxis inside the society, considering the scientific knowledge produced by the reserch institutions in education that tangential to an against hegemonic way.
Descrição
Palavras-chave
Estado neoliberal, Educação-ensino, Escola-ensino-conhecimento, Estado neoliberal, Educación-enseñanza, Escuela-enseñanza-conocimiento, Neoliberal state, Education-teaching, School teaching-knowledge
Citação
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SILVA, Renata Lopes da; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NADAL, Maria Domenica Christiano; GARCIA, Regiane Hartmann. Ensino comum nacional: princípios históricos e políticos. Revista HISTEDBR On-line, p. e023017. 2023. https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668717. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8668717. Acesso em: 2024-06-05