Educação Física brasileira entre 1980 e 1995: novos olhares sobre a produção do conhecimento

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2020
Título do Períodico
Filosofia e Educação
ISSN
1984-9606
Página(s)/e-location
568–597
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
10
3
set./dez.
Fonte
Resumo
Esta pesquisa bibliográfica refere-se a uma releitura da produção do conhecimento da educação física entre 1980 e 1995. Apresenta como objetivo central: identificar como se deu a produção do conhecimento progressista no campo da educação física entre 1980 a 1995. Em relação aos principais resultados, apontamos que a área da educação física ao realizar a crítica em relação a seu passado positivista e reducionista de ciência, produziu obras clássicas que podem ser classificadas em três grupos em relação aos seus objetivos, são eles: obras de denúncia (Histórica, conjuntura política e etc.), denúncia e exposição de estudo ou experiência e crítica com proposição metodológica de ensino.

This bibliographical research refers to a re-reading of the production of knowledge of physical education between 1980 and 1995. It presents as central objective: to identify how the production of progressive knowledge in the field of physical education occurred between 1980 and 1995. In relation to the main results, we pointed out that the area of physical education, when criticizing its positivist and reductionist past of science, produced classicworks that can be classified into three groups in relation to their objectives: they are works of denunciation (Historical, political conjunctureand etc.), denunciation and exposition of study or experience and criticism with methodological teaching proposition.
Descrição
Palavras-chave
Educação física, Produção do conhecimento, Epistemologia, Physical education, Knowledge production, Epistemology
Citação
FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Educação Física brasileira entre 1980 e 1995: novos olhares sobre a produção do conhecimento. Filosofia e Educação. Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 568–597, jan. 2019. 10.20396/rfe.v10i3.8651719. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651719. Acesso em: 2024-05-13