O ensino-aprendizagem de línguas adicionais para a construção da autonomia e da agência
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Autores
Título do Períodico
O ensino-aprendizagem de línguas adicionais para a construção da autonomia e da agência
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
2419–2437
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
13
2
jan.
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Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo consiste em apresentar reflexões, de cunho teórico, sobre como a aprendizagem de línguas adicionais (LA), compreendida como um direito de todos, pode contribuir para que o educando tenha mais mobilidade e, consequentemente, possa desenvolver a sua autonomia e a sua agência. O ensino-aprendizagem de LA pode ser considerado um foco em educação bi/multilíngue, vista como a formação do educando em duas ou mais línguas. Tal formação não se limita a aspectos escolares/acadêmicos; vai muito além deles, envolvendo o desenvolvimento do sujeito em sua totalidade, o que implica aspectos sociais, culturais, cognitivos, emocionais, entre outros.
The purpose of this article is to present reflections, from a theoretical point of view, on how the learning of additional languages (AL), seen as a right of all people, can contribute so that the student has more mobility and, therefore, can develop his/her autonomy and his/her agency. The teaching-learning of AL can be considered a focus on bi/multilingual education, seen as the student development in two or more languages. Such development is not restricted to school/academic aspects; it goes far beyond them, involving total student development, which implies social, cultural, cognitive, emotional aspects, among others.
The purpose of this article is to present reflections, from a theoretical point of view, on how the learning of additional languages (AL), seen as a right of all people, can contribute so that the student has more mobility and, therefore, can develop his/her autonomy and his/her agency. The teaching-learning of AL can be considered a focus on bi/multilingual education, seen as the student development in two or more languages. Such development is not restricted to school/academic aspects; it goes far beyond them, involving total student development, which implies social, cultural, cognitive, emotional aspects, among others.
Descrição
Palavras-chave
Línguas adicionais, Autonomia, Agência, Additional languages, Autonomy, Agency
Citação
VIEIRA, Daniela Aparecida. O ensino-aprendizagem de línguas adicionais para a construção da autonomia e da agência. O ensino-aprendizagem de línguas adicionais para a construção da autonomia e da agência. Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2419–2437, jan. 2022. 10.20396/rfe.v13i2.8665767. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665767. Acesso em: 2024-05-13