A lógica na construção de perguntas de investigação na produção do conhecimento stricto sensu

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Filosofia e Educação
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
2056–2081
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
13
1
maio
Resumo
Objetivamos elaborar um balanço sobre lógica das perguntas científicas na produção do conhecimento stricto sensu. Tomamos como fontes 100 dissertações e 32 teses escritas por docentes que trabalham em cursos de Educação Física no Estado da Bahia – 1982 a 2018, abordando enquanto objeto a lógica instituída pelas perguntas científicas na referida produção. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como método o materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que 48% das produções têm suas perguntas de investigação construída a partir da lógica formal; 28% apresenta uma lógica dialética na elaboração das perguntas científicas; e 24% não apresentam problema de investigação.

We aim to elaborate a balance on the logic of scientific questions in the production of stricto sensu knowledge. We took as sources 100 dissertations and 32 theses written by teachers who work in Physical Education courses in the State of Bahia - 1982 to 2018, addressing as an object the logic instituted by the scientific questions in the referred production. It is a documentary research, using historical and dialectical materialism as a method. The results show that 48% of the productions have their research questions built from the formal logic; 28% present a dialectical logic in the elaboration of scientific questions; and 24% have no research problem.
Descrição
Palavras-chave
Epistemologia, Lógica, Produção do conhecimento, Educação física, Physical education, Epistemology, Logic, Knowledge production
Citação
VILAS BÔAS JUNIOR, Jaildo; SÁ, Kátia Oliver de; ALVES , Moisés Henrique Zeferino. A lógica na construção de perguntas de investigação na produção do conhecimento stricto sensu. Filosofia e Educação. Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 2056–2081, maio. 2021. 10.20396/rfe.v13i1.8663836. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8663836. Acesso em: 2024-05-13