Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
2452–2479
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
13
2
jan.
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Coleções
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca das contribuições da Literatura Marginal como ferramenta de desconstrução e ressignificação dos sentidos historicamente estabilizados sobre a noção de marginalidade, entendendo-a como um movimento protagonizado por artistas periféricos que a utilizam como forma de evidenciar e valorizar as manifestações culturais das periferias. Nos servimos da teoria e da metodologia fornecida pela Análise do Discurso francesa, que implica a constituição de um corpus de análise a ser cotejado com o referencial teórico em questão. Tecemos considerações que levantam como este movimento de ressignificação do espaço e do lugar periférico marginalizado, construído no seio de uma dada Formação Discursiva, reflete positivamente na formação das crianças periféricas, que crescerão cada vez mais conscientizados e politizados do seu papel e da sua representatividade.
This article aims to present reflections on the contributions of Marginal Literature as a tool for deconstruction and re-signification of the historically stabilized meanings on the notion of marginality, understanding it as a movement led by peripheral artists who use it as a way to highlight and value the manifestations cultural aspects of the peripheries. We use the theory and methodology provided by the French Discourse Analysis, which implies the constitution of a corpus of analysis to be compared with the theoretical framework in question. We weave considerations that raise how this movement of reframing marginalized space and peripheral place, built within a given Discursive Formation, reflects positively on the formation of peripheral children, who will grow more and more aware and politicized of their role and their representativeness.
This article aims to present reflections on the contributions of Marginal Literature as a tool for deconstruction and re-signification of the historically stabilized meanings on the notion of marginality, understanding it as a movement led by peripheral artists who use it as a way to highlight and value the manifestations cultural aspects of the peripheries. We use the theory and methodology provided by the French Discourse Analysis, which implies the constitution of a corpus of analysis to be compared with the theoretical framework in question. We weave considerations that raise how this movement of reframing marginalized space and peripheral place, built within a given Discursive Formation, reflects positively on the formation of peripheral children, who will grow more and more aware and politicized of their role and their representativeness.
Descrição
Palavras-chave
Marginalidade, Educação informal, Literatura marginal, Marginal Literature, Marginality, Informal education
Citação
SALES, Naiane Castro; ALMEIDA, João Flávio de; PRANDI-GONÇALVES, Maria Beatriz Ribeiro. Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil. Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil. Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2452–2479, jan. 2022. 10.20396/rfe.v13i2.8664008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664008. Acesso em: 2024-05-13