Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
2452–2479
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
13
2
jan.
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca das contribuições da Literatura Marginal como ferramenta de desconstrução e ressignificação dos sentidos historicamente estabilizados sobre a noção de marginalidade, entendendo-a como um movimento protagonizado por artistas periféricos que a utilizam como forma de evidenciar e valorizar as manifestações culturais das periferias. Nos servimos da teoria e da metodologia fornecida pela Análise do Discurso francesa, que implica a constituição de um corpus de análise a ser cotejado com o referencial teórico em questão. Tecemos considerações que levantam como este movimento de ressignificação do espaço e do lugar periférico marginalizado, construído no seio de uma dada Formação Discursiva, reflete positivamente na formação das crianças periféricas, que crescerão cada vez mais conscientizados e politizados do seu papel e da sua representatividade.

This article aims to present reflections on the contributions of Marginal Literature as a tool for deconstruction and re-signification of the historically stabilized meanings on the notion of marginality, understanding it as a movement led by peripheral artists who use it as a way to highlight and value the manifestations cultural aspects of the peripheries. We use the theory and methodology provided by the French Discourse Analysis, which implies the constitution of a corpus of analysis to be compared with the theoretical framework in question. We weave considerations that raise how this movement of reframing marginalized space and peripheral place, built within a given Discursive Formation, reflects positively on the formation of peripheral children, who will grow more and more aware and politicized of their role and their representativeness.
Descrição
Palavras-chave
Marginalidade, Educação informal, Literatura marginal, Marginal Literature, Marginality, Informal education
Citação
SALES, Naiane Castro; ALMEIDA, João Flávio de; PRANDI-GONÇALVES, Maria Beatriz Ribeiro. Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil. Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil. Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2452–2479, jan. 2022. 10.20396/rfe.v13i2.8664008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664008. Acesso em: 2024-05-13