A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Filosofia e Educação
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
23–37
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
14
2
14
2
Coleções
Resumo
No contexto da pandemia, vivemos a incerteza de quando a vida tornará a sua normalidade. Esse momento de incerteza nos impulsiona a reflexão sobre o atual cenário, os desafios e possibilidades dessa nova forma de viver. Pensando nisso, o presente estudo de cunho bibliográfico hermenêutico busca refletir acerca da prática pedagógica e do ensino de filosofia no atual contexto, atendo-se aos seguintes problemas: é possível uma prática pedagógica de qualidade em meio a esse cenário? De que modo o ensino de filosofia pautado na reflexão pode ser possível na modalidade à distância? Para dar conta de tais questões, buscamos nas reflexões de Antunes Neto (2020) e Barreto; Rocha (2020), o diálogo acerca da possibilidade da prática pedagógica em tempos de pandemia, assim como a possibilidade do ensino de filosofia por meio da reflexão presente nos escritos de Trombetta (2013).
In the context of the pandemic, we live in the uncertainty of when life will return to normal. This moment of uncertainty drives us to reflect on the current scenario, the challenges and possibilities of this new way of living. With this in mind, this hermeneutical bibliographic study seeks to reflect on pedagogical practice and philosophy teaching in the current context, focusing on the following problems: is a quality pedagogical practice possible in the midst of this scenario? How can philosophy teaching guided by reflection be possible in the distance modality? To address these issues, we look to the reflections of Antunes Neto (2020) and Barreto; Rocha (2020), the dialogue about the possibility of pedagogical practice in times of pandemic, as well as the possibility of teaching philosophy through the reflection present in the writings of Trombetta (2013).
In the context of the pandemic, we live in the uncertainty of when life will return to normal. This moment of uncertainty drives us to reflect on the current scenario, the challenges and possibilities of this new way of living. With this in mind, this hermeneutical bibliographic study seeks to reflect on pedagogical practice and philosophy teaching in the current context, focusing on the following problems: is a quality pedagogical practice possible in the midst of this scenario? How can philosophy teaching guided by reflection be possible in the distance modality? To address these issues, we look to the reflections of Antunes Neto (2020) and Barreto; Rocha (2020), the dialogue about the possibility of pedagogical practice in times of pandemic, as well as the possibility of teaching philosophy through the reflection present in the writings of Trombetta (2013).
Descrição
Palavras-chave
Educação, Prática pedagógica, Pandemia, Ensino de filosofia, Covid-19, Education, Pedagogical practice, Pandemic, Teaching philosophy, Covid-19
Citação
FÁVERO, Altair Alberto; FARIA, Talia Leite de; CONSALTÉR, Evandro. A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19. Filosofia e Educação. Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 23–37. 2022. 10.20396/rfe.v14i2.8668599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668599. Acesso em: 2024-05-13