Diálogos possíveis entre o pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend e a educação científica
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Título do Períodico
Filosofia e Educação
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
91–118
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
14
3
jan.
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jan.
Coleções
Resumo
A questão dos letramentos e da inovação demonstram-se fundamentais em períodos históricos como o atual, onde as práticas de ensino-aprendizagem tornam-se cada vez mais complexas, que requerem novas abordagens teóricas para compreendermos possibilidades alternativas de ensino. Tendo estas questões em mente, este artigo visa indicar relações possíveis entre o antifundacionismo, o pensamento de Paul Feyerabend e os letramentos científicos. Em um primeiro momento indicaremos questões relativas ao antifundacionismo, e em seguida verificaremos como tal questão se efetiva no pensamento de Feyerabend. Finalizaremos avaliando como esta abordagem pode fundamentar novas práticas educacionais.
The issue of literacies and innovation prove to be fundamental in historical periods such as the current one, where teaching-learning practices become increasingly complex, which call for new theoretical approaches to understand teaching possibilities. Holding these questions in mind, this article aims to indicate possible relationships between anti-foundationalism, Paul Feyerabend's thought and scientific literacy. In a first moment we will indicate issues related to antifoundationalism, then, we verify how this question is effective in Feyerabend's thought. We will conclude by evaluating how this approach can support new education practices.
The issue of literacies and innovation prove to be fundamental in historical periods such as the current one, where teaching-learning practices become increasingly complex, which call for new theoretical approaches to understand teaching possibilities. Holding these questions in mind, this article aims to indicate possible relationships between anti-foundationalism, Paul Feyerabend's thought and scientific literacy. In a first moment we will indicate issues related to antifoundationalism, then, we verify how this question is effective in Feyerabend's thought. We will conclude by evaluating how this approach can support new education practices.
Descrição
Palavras-chave
Epistemologia, Ensino, Alfabetização, Educação, Letramento, Epistemology, Teaching-learning, Scientific literacy
Citação
PINTO, André Luiz; SAAVEDRA FILHO, Nestor Cortez. Diálogos possíveis entre o pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend e a educação científica. Filosofia e Educação. Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 91–118, jan. 2024. 10.20396/rfe.v14i3.8673735. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8673735. Acesso em: 2024-05-13