Relações de gênero, poder e educação: uma perspectiva pós-estruturalista

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Tipo
Artigos de fluxo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2021
Título do Períodico
Reflexão e Ação
ISSN
1989-9949
Página(s)/e-location
68-83
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Cruz do sul, RS
29
1
jan./abr.
Resumo
Entende-se que a educação institucionalizada se insere em um contexto de emergência de novas identidades culturais e sociais. Assim, o artigo busca compreender como determinados estudantes homossexuais e transexuais se inscrevem subjetivamente em suas relações de gênero vivenciadas nas práticas de escolarização. Com base nos pressupostos epistemológicos do pós-estruturalismo, especialmente Foucault, analisam-se as relações de gênero enquanto relações de poder e relacionam-se os processos de escolarização dos sujeitos com a construção/constituição das identidades de gênero. Constata-se que as representações de gênero são um investimento sobre o corpo, no sentido de uma pretensa educação da mente

It is understood that institutionalized education enters an appearance context of new cultural and social identities. Thus, the article seeks to understand how certain homosexual and transsexual students are subjectively registered in their gender relations experienced in schooling practices. Based on the epistemological assumptions of poststructuralism, especially with Foucault, gender relations are analyzed as power relations and with the subjects schooling processes that are related to the construction/constitution of gender identities. It is found that gender representations are a body investment, in the sense of a long-awaited mind education.

Se entiende que la educación institucionalizada ingresa en un contexto de emergencia de nuevas identidades culturales y sociales. Así, el artículo busca comprender como determinados estudiantes homosexuales y transexuales se inscriben subjetivamente en sus relaciones de género vivenciadas en las prácticas de escolarización. Con base en los presupuestos epistemológicos del posestructuralismo, especialmente Foucault, se analizan las relaciones de género como relaciones de poder y se relacionan los procesos de escolarización de los sujetos con la construcción/constitución de las identidades de género. Se constata que las representaciones de género son una inversión sobre el cuerpo, en el sentido de una ansiada educación de la mente
Descrição
Palavras-chave
Pós-estruturalismo, Relações de gênero, Poder, Educação, Poststructuralism, Gender relations, Power, Education, Posestructuralismo, Relaciones de género, Poder, Educación
Citação
CARRIAS, Eleazar Venancio ; ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de. Relações de gênero, poder e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Reflexão e Ação, Santa Cruz do sul, RS, v. 29, n. 1, p. 68-83, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14436. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14436. Acesso em: 2024-02-29