Pesquisa com o cotidiano: ação, participação e transformação na educação pública
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2021
Título do Períodico
Reflexão e Ação
ISSN
1989-9949
Página(s)/e-location
86-99
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Cruz do sul, RS
29
2
maio/ago.
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maio/ago.
Coleções
Resumo
O presente artigo busca apresentar a Pesquisa com o cotidiano como uma metodologia participativa que, tomando o diálogo como princípio metodológico e epistemológico, balizado pela relação sujeito-sujeito, tem nos permitido compreender o cotidiano como espaçotempo de reivindicação, contestação, reflexão, elaboração da realidade concreta e produção de conhecimento. Tal compreensão atrelada ao legado da educação popular no Brasil e na América Latina nos auxilia a formular possibilidades em busca da garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade a crianças, adolescentes, jovens e adultos das classes populares.
This article seeks to present the Research with the quotidian as a participatory methodology that taking the dialogue as a methodological and epistemological principle, marked by the subject-subject relationship, has allowed us to understand the quotidian as a space-time of claim, contestation, reflection, elaboration of the concrete reality and knowledge production. Such an understanding linked to the legacy of popular education in Brazil and Latin America helps us to formulate possibilities in search of guaranteeing the right to free, quality and public education for children, adolescents, youth and adults of the popular classes
Este artículo busca presentar la Investigación con lo cotidiano como metodología participativa que tomando el diálogo como principio metodológico y epistemológico, marcado por la relación sujeto-sujeto, nos ha permitido entender lo cotidiano como un espacio-tiempo de reivindicación, contestación, reflexión, elaboración de la realidad concreta y producción de conocimiento. Tal entendimiento ligado al legado de la educación popular en Brasil y América Latina nos ayuda a formular posibilidades en la búsqueda de garantizar el derecho a la educación pública, gratuita y de calidad para niños, adolescentes, jóvenes y adultos de las clases populares.
This article seeks to present the Research with the quotidian as a participatory methodology that taking the dialogue as a methodological and epistemological principle, marked by the subject-subject relationship, has allowed us to understand the quotidian as a space-time of claim, contestation, reflection, elaboration of the concrete reality and knowledge production. Such an understanding linked to the legacy of popular education in Brazil and Latin America helps us to formulate possibilities in search of guaranteeing the right to free, quality and public education for children, adolescents, youth and adults of the popular classes
Este artículo busca presentar la Investigación con lo cotidiano como metodología participativa que tomando el diálogo como principio metodológico y epistemológico, marcado por la relación sujeto-sujeto, nos ha permitido entender lo cotidiano como un espacio-tiempo de reivindicación, contestación, reflexión, elaboración de la realidad concreta y producción de conocimiento. Tal entendimiento ligado al legado de la educación popular en Brasil y América Latina nos ayuda a formular posibilidades en la búsqueda de garantizar el derecho a la educación pública, gratuita y de calidad para niños, adolescentes, jóvenes y adultos de las clases populares.
Descrição
Palavras-chave
Pesquisa com o cotidiano, Educação pública, Educação popular, Metodologias, Diálogo com as classes populares, Research with quotidian, Public education, Popular education, Methodologies, Dialogue with the popular classes, Investigación con lo cotidiano, Educacion publica, Educación popular, Metodologías, Diálogo con las clases populares
Citação
ECKHARDT, Fabiana ; SILVA, Fabiano Soares ; MOREIRA, Renato Simões. Pesquisa com o cotidiano: ação, participação e transformação na educação pública. Reflexão e Ação, Santa Cruz do sul, RS, v. 29, n. 2, p. 86-99, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16046. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16046. Acesso em: 2024-02-29