Uma experiência de resolução de problemas com utilização do aplicativo Photomathem um viés colaborativo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
Título do Períodico
Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e213023
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
9
1
Coleções
Resumo
Foi realizado um estudo sobre a inserção do aplicativo Photomath, em um esquema colaborativo entre os alunos, na resolução de problemas para a aprendizagem de funções polinomiais do 2º grau. Com esta proposta metodológica,procurou-se viabilizar uma aprendizagem mais efetiva, gerando uma melhor apropriação dos conteúdos por parte dos alunos. Os problemas são apresentados de forma contextualizada e interdisciplinar, de maneira a motivá-los. A abordagem adotada é empírico-analítica, seguindo uma modalidade depesquisa com estudos teóricos sobre o referido tema. Foram utilizados instrumentos de mensuração sobre a presente proposta, apresentando dados qualitativos e quantitativos. Neste sentido, essa experiência envolveu duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, em uma das quais foi mantido o modo convencional de ensino e na outra optou-se por uma abordagem contemporânea com o uso de recurso tecnológico e com a divisão da turma em pequenos grupos.

A study was carried out on the insertion of the Photomathapplication, in a collaborative scheme among students, in solving problems for the learning of polynomial functions of the 2nd degree. With this methodological proposal, it was sought to enable more effective learning, generating a better appropriation ofthe contents by the students. The problems addressed are presented in a contextualized and interdisciplinary way, to motivate students. The approach adopted is empirical-analytical, following a research modality with theoretical studies on the aforementioned topic. Measurement instruments were used inthe present proposal, presenting qualitative and quantitative data. In this sense, this experience involved two classes inthe third gradeof high school in a public school, in one of which the conventional way of teaching was maintained and in the other, a contemporary approach was chosen with the use of technological resources and with the division class in small groups

Se realizó un estudio sobre laimplementaciónde la aplicación Photomath, en un esquema colaborativo entre estudiantes, en la resolución de problemas para el aprendizaje de funciones polinómicas de segundogrado. Con esta propuesta metodológica se buscófavorecerun aprendizaje más efectivo, generando una mejor apropiación de los contenidos por parte de los estudiantes. Los problemas abordados se presentan de manera contextualizada e interdisciplinaria, con el fin de motivar a los estudiantes. El enfoque adoptado es empírico-analítico, siguiendo una modalidad de investigación con estudios teóricos sobre el tema mencionado. En la presente propuesta se utilizaron instrumentos de medición, presentando datos cualitativos y cuantitativos. En ese sentido, esta experiencia involucró dos clases del tercer año de secundaria en una escuela pública, en una de las cuales se mantuvo la forma convencional de enseñar y en la otra se optó por un enfoque contemporáneo con el uso de recursos tecnológicos ycon la división de la clase en pequeños grupos.
Descrição
Palavras-chave
Problemas, Aprendizagem colaborativa, Tecnologias digitais, Problems, Collaborative learning, Digital technologies, Problemas, Aprendizaje colaborativo, Tecnologías digitales
Citação
TRINDADE, José Mario dos Santos ; BARBOSA, Augusto Cesar de Castro ; CONCORDIDO, Cláudia Ferreira Reis ; COSTA, Marcus Vinicius Tovar. Uma experiência de resolução de problemas com utilização do aplicativo Photomathem um viés colaborativo. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 9, n. 1, p. e213023. 2023. https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2130. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2130. Acesso em: 2024-02-29