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Navegando Edubase por Assunto "(Auto)biographical research"
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- Item“Não Gostam de Quem Nunca Pisou em Sala de Aula”:Trajetórias de Vida-Formação-Docência(2024) STARLING, Claudia; ARRAZ, Fernando Miranda; JESUS, Silvia Ulisses deEste artigo apresenta discussões que têm como foco o objeto da Didática, considerando as dimensões ético-políticas, contextuais e operacionais do ensinar e do aprender. Objetivamos compreender a ação de planejar o ensino de uma professora dos anos iniciais no seu processo de inserção docente. Os estudos estão baseados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, utilizando os Casos de Ensino e as entrevistas narrativas como dispositivos de pesquisa-formação. Inspiramo-nos no conceito de biogramas para realizar uma análise compreensiva-interpretativa. As análises indicam que a construção de biogramas de Vida-Formação-Docência evidenciaram dimensões como: lugar do ser feminino na docência; direito à universidade pública; formação docente; escolha da profissão; desafios na ação de planejar o ensino no processo de inserção e aprendizagem da docência. Além disso, os biogramas construídos COM a professora representaram movimentos intrínsecos à trajetória docente na perspectiva da pesquisa-formação.
- ItemSocialização de Professores Formadores Iniciantesnarrativas (auto)biográficas(2025) SOARES, Sebastião Kennedy Silva; GUIMARÃES, SelvaEste artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla de doutoramento que visou analisar trajetórias formativas de professores formadores iniciantes no ensino superior. Este trabalho está direcionado aos processos de socialização profissional de professores formadores iniciantes no Ensino Superior como eixo para analisar os desafios e possibilidades durante os primeiros anos de atuação dos formadores no contexto da docência universitária em cursos de licenciatura. O percurso metodológico do estudo foi baseado a partir da abordagem de história de vida (auto)biográfica, pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de campo, com a participação de seis professores formadores em início de carreira em instituições de Ensino Superior na região Norte. O percurso analítico foi elaborado à luz de uma reflexão interpretativo-compreensiva. Os dados sinalizaram que os formadores vivenciaram, nos processos de socialização em início da carreira na docência universitária, sentimentos de angústia, solidão pedagógica e institucional e incertezas, além da falta de informações, choque de realidade, sobrevivência e descobertas da/na docência.