RDBCI - Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
URI Permanente para esta coleção
A RDBCI - Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação é uma publicação quadrimestral vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), tendo como foco divulgar trabalhos da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Publica artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento e resenhas relacionados com a Ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades desta área. Adota em seu processo editorial a avaliação cega por pares, onde os trabalhos são encaminhados para especialistas para análise, atendendo aos critérios de sua política editorial. A revista compreende as áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação, e áreas afins como os da educação, administração, cultura e pesquisa, telecomunicações e informática. A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar que estuda os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber.
Descrição
Navegar
Navegando RDBCI - Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação por Assunto "Academic libraries"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs singularidades do processo de trabalho nas bibliotecas universitárias especializadas em saúde: o serviço de referência em debate(2022-08-01) XAVIER JUNIOR, Gesner Francisco; REIS, Alcenir Soares dosIntrodução: o serviço de referência nas bibliotecas universitárias especializadas em saúde possui determinadas singularidades em razão das características do campo científico do campo das Ciências da Saúde, pela interface entre as práticas de ensino e a pesquisa científica, assim como pelo perfil geral e demandas por informação/evidências confiáveis por acadêmicos, docentes/pesquisadores e profissionais. Objetivo: apresentar e discutir as singularidades do serviço de referência nas bibliotecas universitárias especializadas em saúde, assim como os desafios/potencialidades da atuação bibliotecária nesse contexto. Método: O estudo, de caráter teórico, realizou pesquisa exploratória com pesquisa bibliográfica na literatura nacional e internacional da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação. Resultados: Os resultados obtidos sinalizam que as singularidades do processo de trabalho nas bibliotecas universitárias são determinadas não apenas pelas idiossincrasias do pessoal da saúde, mas, sobretudo, pelo fato de a saúde humana (física e mental) ser o objeto de estudo e prática da área. Conclusão: Conclui-se que apesar dos desafios relacionados à formação bibliotecária no Brasil e do próprio desenvolvimento de competências/habilidades desejáveis e/ou requisitadas para atuação em saúde, tais elementos não se constituem como um óbice intransponível para a prática profissional com excelência. No entanto, o bibliotecário precisa reconhecer que tais variáveis são intervenientes em sua prática profissional e que a busca por aperfeiçoamento/especialização é uma demanda premente.
- ItemAvaliação da sustentabilidade na Biblioteca Central Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia/MG(2018) Souza, Kelma Patrícia; Aguiar, Denise Regina da Costa; Lima, Leonice Domingos dos Santos CintraLibraries are vital to the social, cultural, and environmental development of the communities where they are located. This paper aimed: to investigate sustainable actions adopted by a reference library in the country; to compare those sustainable actions with actions already developed in Biblioteca Central Santa Mônica - BCMON (Santa Mônica Central Library); to propose actions and projects for BCMON, which will possibly provide library users and staff with an all-embracing, participatory, accessible, and environmentally- minded work and study center. The methodology had a qualitative approach, of exploratory nature, by means of bibliographic gathering, by field research (semi-structured interview), by the analysis of the data identified in bibliographic research and by a survey conducted from the websites of the main Brazilian federal university libraries, regarding sustainable actions and the emphasis on sustainability. It is possible to verify that social and economic sustainability is subtly applied, through the access to information, through social and digital inclusion and the return of the investments received, to the society in the offer of products and services. However, the care for the environment and the practice of environmental education are still neglected. The final product was constructed by an initial proposal with some indications to promote sustainability in BCMOM, which will be based on the dialogue in search of environmental awareness and the participation of the whole staff and communities in a voluntary, democratic, and autonomous way.
- ItemContribuições da Biblioteconomia e Ciência da Informação para a gestão de bibliotecas universitárias(2020-05-18) AMARAL, Fernanda Vasconcelos; CORRÊA. Elisa Cristina DelfiniA Biblioteconomia e a Ciência da Informação são dois campos que possuem intrínseca relação entre si, principalmente no Brasil. Contudo, apesar das convergências, essas áreas surgiram em períodos históricos diferentes e com objetivos de atender demandas bem específicas. Atualmente, percebe-se que a Biblioteconomia está mais centrada em questões relacionadas com responsabilidade social e democratização da educação, enquanto a Ciência da Informação foca seus esforços em pesquisas relacionadas à compreensão da informação enquanto fenômeno em diferentes contextos. Dentre estes, interessa a este artigo, a informação estratégica e profissional, dentro de organizações. Entre esses dois enfoques, está a biblioteca universitária, que ocupa um papel de destaque tanto na área da educação como na de planejamento estratégico de um país. Por isso, o propósito deste artigo é analisar as contribuições dos dois campos para a gestão de bibliotecas universitárias na atualidade. Por meio da revisão de literatura, conclui-se que as duas áreas fornecem insumos complementares que propiciam aos gestores dessas unidades criarem um ambiente e serviços que atendam de forma mais satisfatória seus usuários. A Biblioteconomia traz contribuições tanto na parte técnica quanto humanística para as bibliotecas universitárias, enquanto a Ciência da Informação contribui com questões relacionadas a instabilidade da sociedade atual, que demanda constantes redefinições dos serviços prestados.
- ItemDesafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias no contexto da pandemia da Covid-19(2022-03-13) SILVESTRE, Flor Maria; CUNHA, Murilo bastos daIntrodução: Assim como outras instituições, as bibliotecas também não estavam preparadas para dar respostas a tudo o que a pandemia da COVID-19 trouxe: isolamento social, trabalho remoto, suspensão de atividades acadêmicas, incertezas sobre a volta ao novo normal etc. Objetivos: Este trabalho analisa informações de seis bibliotecas universitárias do Distrito Federal (Brasil), descrevendo quais foram as primeiras medidas e passos que essas bibliotecas implementaram para seguir vigente na vida dos seus usuários. Métodos: Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental com análise de conteúdo. Resultados e conclusões: Foram identificados os seguintes resultados: (1) Adoção de protocolos e guias para os usuários sobre medidas de segurança, sendo que as bibliotecas publicaram documentos com as medidas de segurança, baseados em informação de instituições internacionais e nacionais; (2) Uso de redes sociais para promoção dos serviços e comunicação com os usuários, sendo que o Instagram apresentou-se como o principal aliado para a difusão dos serviços e para entrar em contato com os usuários.
- ItemFerramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação como suporte ao processo de Gestão do Conhecimento uma análise das ferramentas da BU/UFSC à luz do framework GC@BU(2021-07-01) BEM, Roberta Moraes; ROSSI, TatianaIntrodução: Apesar das tecnologias não serem o aspecto fundamental da Gestão do Conhecimento, sabe-se que elas desempenham papel de grande importância. Objetivo: Neste artigo apresenta-se as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação que apoiam a Gestão do Conhecimento na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: A análise foi realizada a partir da implementação do Framework GC@BU, no seu módulo de infraestrutura de redes e tecnologia, em que foi possível perceber a gama de ferramentas disponíveis e a funcionalidade de cada uma delas. Resultados: Aponta-se as ferramentas que apoiam os processos do ciclo de Gestão do Conhecimento em cada uma das fases: captura/criação; compartilhamento/disseminação; aquisição/aplicação, além do diagnóstico e sugestões de melhorias identificadas na aplicação do GC@BU. Conclusão: O estudo destaca que as ferramentas, em grande maioria, servem a vários processos de Gestão do Conhecimento e que dificilmente sua empregabilidade se encaixa em somente uma das fases do ciclo de Gestão do Conhecimento.
- ItemGreenstone: uso atual na Argentina(2018) FUSHIMI, Marcela; PICHININI, Mariana; SANLLORENTI, Ana María; WILLIMAN, MartínThis paper presents the characteristics and history of the software Greenstone to create and manage digital libraries, initially developed by the University of Waikato, New Zealand in 1997. First, the user community is described at a global level, focusing on the current use that the software has achieved in Argentina: the number of implementations available, their evolution, the type, size and variety of the existing developments, as well as their application to the management of digital repositories of science and technology in the field of scientific, technological and higher education institutions in Argentina. Secondly, the actions carried out after the creation of the National Center for the Promotion of Greenstone in Argentina in 2009 are detailed. Data collected from surveys made it possible to observe that the predominant reasons for choosing this platform were, among others, its ease of installation and configuration, its low level of technological requirements, the general scarcity of human resources dedicated to this activity, and the complexity of the alternative software existing at that time. Throughout these 8 years, both the digital repositories and the systems that support them evolved drastically, modifying the current scenario. In parallel, in 2016 the new major version of Greenstone implemented a complete re-engineering of the software to adapt it to the technologies in use: XML, XSLT, Web-services and Java. As a consequence of this, the local development community poses new challenges for the migration of digital libraries and repositories implemented with previous versions.
- ItemO comportamento de busca de pós-graduandos em Engenharia um estudo a partir do modelo de Tom Wilsoni(2021-03-03) ROCHA, Etiene Siqueira; CASARIN, Helen de Castro SilvaIntrodução/Objetivo: Estudo do comportamento informacional de pós-graduandos dos cursos de Engenharia de Produção, Mecânica, Aeroespacial e Naval e Oceânica, que compõem a área da Engenharia III da CAPES, analisando as formas de busca e obtenção de informação utilizadas pelos pós-graduandos e comparando o comportamento informacional dos sujeitos entre as subáreas incluídas no estudo. Metodologia: Os sujeitos da pesquisa foram discentes de 20 programas de pós-graduação com nota igual ou superior a cinco na avaliação da Capes. O instrumento de coleta de dados foi um questionário eletrônico com 15 questões. Utilizou-se o software SPSS para verificação da existência de correlação entre o comportamento de busca ativo, passivo e seleção das fontes de informação. Resultados: Os resultados indicam que os pós-graduandos buscam informação principalmente de forma ativa. Eles apresentam dificuldades na interação com as bases de dados, não costumam elaborar estratégias de busca utilizando palavras-chave e operadores booleanos. As fontes de informação mais utilizadas foram os periódicos científicos, livros, teses e dissertações. A comparação dos resultados entre as quatro áreas não revelou diferença significativa, o que sugere que, apesar das especificidades de cada subárea, os pós-graduandos possuem comportamento informacional semelhante. Conclusão: Concluiu-se que as especificidades da Engenharia têm pouca influência no comportamento informacional dos alunos.
- ItemSegurança da informação em bibliotecas universitárias: a atuação do bibliotecário no planejamento e na implantação de políticas institucionais(2017) LIMA, Juliana Soares; ARAÚJO, Ana Rafaela Sales de; SANTOS, Francisco Edvander Pires; BARBOSA, Luiz Gonzaga Mota; SANTOS, Izabel Lima dosThis study presents a short discussion about the role of the librarian as a mediator at planning, developing and implementing an Information Security Policy in Academic Libraries, by working together with professionals in the field of Information Technology. It also discusses the main virtual threats and some risks that are prone to infect computers in libraries. Based on the current legislation and on some normative documents about information security, it is confirmed the importance of the librarian take part in the main decision-making related to information security, such as planning a consistent Information Security Policy which be able to see the specific needs of Academic Libraries as institutions prone to cyberattacks. The main topics and guidelines to carryout an Information Security Policy are presented based on the results that were obtained through an action research, by visiting libraries to fill in application forms and to compose reports whose content was analyzed. Finally, the study concludes that Information Security Policy must be validated by managers of sectors or departments which the Academic Library is hierarchically subordinate to.
- ItemWebsites em bibliotecas universitárias como instrumentos para a formação de competências em informação(2018) GOMES, Marcos Aurelio; DUMONT, Lígia Maria MoreiraIt aims to identify on the websites of university libraries the practice of education of users through products and services that can be fostered in both traditional and digital/virtual environments with a view to promoting students' information literacy. Research classified as exploratory, established in its drawing two universities: the Universidade Federal de Alagoas and the Universidade Federal de Minas Gerais. Data analysis was performed with a quantitative and qualitative approach. It was adopted as a collection instrument the form, which provided the data collection in 35 libraries of the two institutions. The results provided evidence that the libraries of the two universities are in transition processes when considering the use of digital technology viewpoint to enhance user' education actions to develop information literacy.