Edubase
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Edubase por ODS "ODS 4 - Educação de qualidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Física na Educação de Jovens e Adultos pelos Estudos da(s) Corporeidade(s)(2025) CARVALHO, Rosa Malena de Aráujo; COUBE, Roberta JardimExperienciando a práxis pedagógica que se faz pela humanização na docência, coadunada por uma epistemologia que desnaturaliza o viver, reconhecemos os jovens-adultos como sujeitos históricos. Por meio de uma escrita como experiência, com os ecos de diferentes pesquisas e ações acadêmicas que trazem a corporeidade como categoria central de análise, questionamos à forma como a Educação de Jovens e Adultos, modalidade da Educação Básica, vem sendo ofertada e desenvolvida na educação básica; assim como seus professores/as são qualificados, nas formações iniciais, para esse público. Aqui, nosso objetivo central foi verificar a presença do conceito corporeidade no documento concernente à Educação Física no Ensino Médio da EJA do Estado do Rio de Janeiro, no contexto do Novo Ensino Médio. Os resultados reforçam que muito ainda temos a caminhar para desenvolver um currículo escolar ampliado, vinculado a um projeto político-pedagógico que contenha a historicidade da cultura corporal.
- ItemO que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?(2017) COUTINHO, Luciana Gageiro; ANDRADE, Claudia Braga deThis article seeks to reflect on the movement of the occupations of the schools emphasizing the innovation that this experience brings to rethink the schooling of young people, especially in the bonds that can be established between the young people and the school. From the theoretical contributions of psychoanalysis to malaise in culture and ways of dealing with it, we articulate the notion of social bond with occupations, favoring two fundamental axes of analysis: 1) how these new bonds internal and external social contributions contribute to the support of a new school ideal; 2) so this new social configuration present in the context of occupations allows us to think about the relation between transmission of knowledge and desire to know in the school space. Finally, we emphasize that the occupations inaugurate a way of making tie in the school through a new discursive position in which the students can be present as desiring subjects that claim and recreate the school.