Edubase
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Edubase por ODS "ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA aliança de classes e o nascimento de uma nação em Cerimônia de casamento(2021) SOARES, Marcos César de PaulaEste ensaio traz uma análise do filme Cerimônia de casamento (1978) do cineasta Robert Altman, na qual se procura argumentar que os diálogos estabelecidos no filme entre a história do cinema e a literatura produzem uma reflexão sobre a matéria histórica do momento em que o filme foi produzido. Mais especificamente, procura-se demonstrar que o filme faz uma apanhado crítico sobre o ascenso de ideologias conservadoras a partir de meados dos anos 1970.
- ItemA cidade como suporte artístico: uma observação das obras de xadalu no centro histórico de Porto Alegre(2022) ENDRES, Gisele de Azevedo; CRUZ, Luana Silva da; KERR, Michael AbrantesEste trabalho busca compreender como o artista Xadalu utiliza a rua como suporte artístico ao levar suas obras, que representam povos originários, para o Centro Histórico de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. As obras do artista são fixadas em diversos elementos urbanos. São usados, principalmente, o sticker e o lambe. Inicialmente, é apresentado breve resumo da trajetória de Dione Martins da Luz, nome de registro de Xadalu. Esta etapa da pesquisa tem como consultas fundamentais o livro “XADALU: Movimento Urbano” (ZIMOVSKI; JONER; MARTINS, 2017) e artigo de André Venzon (2018). Em seguida, busca-se compreender como a Cidade apresenta-se e sugere possibilidades enquanto suporte artístico. Para tal, são estudados autores como Raquel Rolnik (1995), Lucrécia Ferrara (2018), Henri-Pierre Jeudy (2005) e Wagner Barja (2011). A metodologia adotada considera que este artigo pode ser definido como uma pesquisa baseada em arte (PBA), o que o torna facilmente adequado à cartografia (DIEDERICHSEN, 2019). Inicia-se com reflexões da cartografia sentimental de Suely Rolnik (2011), tendo em vista a relação afetiva com a pesquisa, e escolhe-se o método cartográfico de Walter Benjamin (1984), a partir de Rita Veloso (2018), que aproxima as constelações benjaminianas do pensamento sobre a Cidade e o urbano. Por fim, são apresentados os registros fotográficos de dois dias distintos pelo centro de Porto Alegre. A partir dessas imagens, é possível analisar a rua como suporte artístico para as obras de Xadalu, que produz a reterritorialização do indígena no espaço urbano através da demarcação de territórios pela arte urbana.
- Item“Apenas um rapaz Latino Americano apoiado por mais de 50 mil manos”: ficções, vozes e lições em Racionais MC’s(2022) OLIVEIRA, Mateus FernandoEmbora a referência do título deste artigo seja à canção “Cap. 4, Vers. 3”, do livro-disco Sobrevivendo no Inferno (1997/2018), é a faixa Jesus Chorou, do álbum Nada Como Um Dia Após O Outro Dia (2002), canção do grupo Racionais Mc’s, o objeto central das reflexões deste trabalho. No Brasil, o rap surge como manifestação popular da periferia, vinculado indiretamente ao movimento negro, bem como o Hip Hop, carregou por muito tempo um estigma social racista, sendo rotulada como “música de bandido”. Ainda que seja alvo de preconceitos, tanto o rap, quanto o grupo Racionais Mc’s conquistaram reconhecimento e ostentam um pódio de representatividade e força. Nesse sentido, o intuito deste trabalho é oferecer um estudo voltado à letra da canção junto aos seus aspectos sonoros e performáticos, a fim de verificar os significados que a canção expressa considerando: elementos ficcionais na letra, as vozes, a performance e o contexto social. Firma-se este trabalho nos estudos de Zumthor (1993), Fernandes (2012), Finnegann (2008) e Wisnik (2019), além das considerações sobre masculinidades marginalizadas, a partir de Emicida (2020), JJ Bola (2020) e Oliveira (2018), de modo a discutir as problemáticas em torno das expressões de masculinidades inerentes à violência e a resistência retratadas na letra da canção, o resultado é o desdobramento da entoação da voz na literatura contemporânea.
- Item“Eu sou indião, eu!”: a presença da subjetividade amazonense no gênero oral “stand-up comedy”(2023) AZEVEDO, Hudson Silva de; SOUZA, Sérgio Augusto Freire deEste trabalho tem como objetivo geral avaliar de que maneira o discurso bem-humorado que compõe o gênero oral “stand-up comedy”, amplamente divulgado por meio das redes sociais, contribui para significar a identidade cultural amazonense. Dessa forma, este escrito promove reflexões acerca da subjetividade que integra a região norte do Brasil, além de evidenciar a maneira como esta vem sendo significada e contatada na contemporaneidade através das plataformas digitais, tal como o YouTube. Para tanto, tomou-se por base os discursos sobre as características do gênero oral stand-up comedy (MINTZ, 1985; DEGANI, 2018); e sobre o processo de formação da identidade cultural amazonense (GONDIM, 2007; BENCHIMOL, 2021). Além disso, a pesquisa está situada no campo da Análise de Discurso Francesa (ADF), logo, ampara-se nos métodos de estudo desenvolvidos por Pêcheux (2008) e utilizados por Orlandi (2015) e Freire (2021). Consequentemente, a pesquisa utilizou como corpus os vídeos de stand-up comedy intitulados “Eu sou indião, eu!” e “Fila de piadas cidade - Manaus”. Obtendo resultados que apontam para a presença de dois discursos – o cosmopolita e o caboclo – que compõem a subjetividade do norte do país, significando e reforçando a identidade cultural amazonense mesmo que em um território digital, revestida do riso provocado pelos stand-ups comedy.
- ItemSob os ossos dos mortos e a condição dos animais não-humanos(2021) SILVA, Luís Cláudio Ferreira; TELES, Marco Antonio HruschkaThe present article aimed to study the presence of sentocentric ethics and abolitionism animal in a literary book. For that, we read some philosophers on this subject, notably Sonia Felipe and Peter Singer. First, we made a brief presentation of the thoughts of some philosophers about animal suffering, bringing to the end of this part the contributions of the philosophers already mentioned. Then, we gave a presentation of the book Drive your plow over the bones of the dead, read by the Polish author Olga Tokarczuk, the 2018 Nobel Prize Winner, a book that was translated in Portuguese by Olga Baginska-Shinzato. In the light of the studied theory, we analyzed the character Dusheiko, protagonist of the novel, to see how her discourses and attitudes dialogue with the abolitionist stance propose by the authors studied. It’s necessaire, at this moment, to talk about the animal issue in the most diverse scientific areas. Within literary studies, however, these discussions needs a more copious critical fortune. The present article is justified, then, insofar as it intends to collaborate with the framework of reflections on this subject. In the clash of speeches and thoughts in the book, we conclude that the thinking of the people can be considered anthropocentric. Janina Dusheiko’s ideological positioning, on the other hand, is determined by sentientism and biocentrism, according to the reflections of the theorists such as Sônia T. Felipe. Dusheiko believes that mistreating animals, making them suffer, is a crime, it means being a speciesist.