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Navegando Edubase por ODS "ODS 10. Redução das desigualdades"
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- Item“Apenas um rapaz Latino Americano apoiado por mais de 50 mil manos”: ficções, vozes e lições em Racionais MC’s(2022) OLIVEIRA, Mateus FernandoEmbora a referência do título deste artigo seja à canção “Cap. 4, Vers. 3”, do livro-disco Sobrevivendo no Inferno (1997/2018), é a faixa Jesus Chorou, do álbum Nada Como Um Dia Após O Outro Dia (2002), canção do grupo Racionais Mc’s, o objeto central das reflexões deste trabalho. No Brasil, o rap surge como manifestação popular da periferia, vinculado indiretamente ao movimento negro, bem como o Hip Hop, carregou por muito tempo um estigma social racista, sendo rotulada como “música de bandido”. Ainda que seja alvo de preconceitos, tanto o rap, quanto o grupo Racionais Mc’s conquistaram reconhecimento e ostentam um pódio de representatividade e força. Nesse sentido, o intuito deste trabalho é oferecer um estudo voltado à letra da canção junto aos seus aspectos sonoros e performáticos, a fim de verificar os significados que a canção expressa considerando: elementos ficcionais na letra, as vozes, a performance e o contexto social. Firma-se este trabalho nos estudos de Zumthor (1993), Fernandes (2012), Finnegann (2008) e Wisnik (2019), além das considerações sobre masculinidades marginalizadas, a partir de Emicida (2020), JJ Bola (2020) e Oliveira (2018), de modo a discutir as problemáticas em torno das expressões de masculinidades inerentes à violência e a resistência retratadas na letra da canção, o resultado é o desdobramento da entoação da voz na literatura contemporânea.
- Item“Eu sou indião, eu!”: a presença da subjetividade amazonense no gênero oral “stand-up comedy”(2023) AZEVEDO, Hudson Silva de; SOUZA, Sérgio Augusto Freire deEste trabalho tem como objetivo geral avaliar de que maneira o discurso bem-humorado que compõe o gênero oral “stand-up comedy”, amplamente divulgado por meio das redes sociais, contribui para significar a identidade cultural amazonense. Dessa forma, este escrito promove reflexões acerca da subjetividade que integra a região norte do Brasil, além de evidenciar a maneira como esta vem sendo significada e contatada na contemporaneidade através das plataformas digitais, tal como o YouTube. Para tanto, tomou-se por base os discursos sobre as características do gênero oral stand-up comedy (MINTZ, 1985; DEGANI, 2018); e sobre o processo de formação da identidade cultural amazonense (GONDIM, 2007; BENCHIMOL, 2021). Além disso, a pesquisa está situada no campo da Análise de Discurso Francesa (ADF), logo, ampara-se nos métodos de estudo desenvolvidos por Pêcheux (2008) e utilizados por Orlandi (2015) e Freire (2021). Consequentemente, a pesquisa utilizou como corpus os vídeos de stand-up comedy intitulados “Eu sou indião, eu!” e “Fila de piadas cidade - Manaus”. Obtendo resultados que apontam para a presença de dois discursos – o cosmopolita e o caboclo – que compõem a subjetividade do norte do país, significando e reforçando a identidade cultural amazonense mesmo que em um território digital, revestida do riso provocado pelos stand-ups comedy.
- ItemTempos e ventos da educação comparada [Entrevista](2018) GOMES, Candido AlbertoIn Latin America, economically and culturally introverted, comparative education in the 1980s was like an open window. Several States were not democratic under the Law, which made it to some extent risky, according to theories and methodologies...